Feedback contínuo: o que é e por que adotá-lo na sua estratégia de pessoas?

Descubra como a avaliação de desempenho vem evoluindo nos últimos anos e como o feedback é parte importante desse processo.

Uma das grandes preocupações da área de RH sempre foi provar seu valor e tangibilizar em números o retorno do investimento feito em pessoas. Dessa necessidade, surgiu a avaliação de resultados, de desempenho e, mais recentemente, o feedback contínuo. Juntas essas práticas se complementam, embora possuam objetivos distintos. Você sabe diferenciá-las?

O que é o feedback contínuo?

O feedback contínuo é um processo de comunicação regular que envolve a troca constante de informações e avaliações. Em vez de esperar por avaliações anuais ou ocasiões específicas, ele ocorre ao longo do tempo, permitindo que você ajuste seu curso e melhore constantemente.

Como explica o Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, enquanto a avaliação de resultados e de desempenho, que ocorrem em determinadas épocas do ano, são instrumentos de gestão, o feedback contínuo oferece a possibilidade de uma relação mais “horizontal” entre liderança e liderado.

“Isso acontece ao simplificarmos e transformarmos em rotina a conversa sobre o que foi bem-feito e merece ser reconhecido e o que pode ser desenvolvido ou melhorado”, complementa Felipe.

A importância do feedback contínuo

Sua importância reside na capacidade de proporcionar insights regulares e relevantes para o aprimoramento constante. Em vez de depender de avaliações esporádicas, o feedback contínuo cria um canal de comunicação aberto e constante, permitindo que indivíduos e organizações identifiquem áreas de melhoria de forma oportuna.

No ambiente de trabalho, esse método é um elemento-chave para o crescimento profissional. Ele fornece orientação valiosa para os funcionários, ajudando-os a aprimorar suas habilidades e competências. Além disso, contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos.

Para o Educador Executivo Alexandre Prates, praticando o feedback de forma menos formal, o desempenho pode ser percebido no dia a dia.

“O resultado acontece uma vez por mês, uma vez por semestre, uma vez por ano, dependendo de o quanto a empresa avalia essa métrica. Mas o desempenho acontece diariamente, afinal todos os dias estou visitando clientes, estou lidando com a minha equipe e desempenhando alguma função. Como o desempenho é diário, o feedback também tem a necessidade de ser mais constante”, pontua o educador.

Resultado x desempenho

Alexandre reforça que muitas empresas confundiam a avaliação de resultado com a de desempenho. “Imagine que as empresas, há 15 e 20 anos, eram baseadas unicamente por resultados. Isso significa que elas olhavam apenas a última linha, ou seja, deu lucro ou não deu. Mais recentemente as companhias começaram a dar mais importância aos atributos por trás dos resultados. Com isso, cai um pouco a formalidade do feedback, o que não quer dizer que as empresas não possam ter os seus modelos formais”, destaca.

Para Fabrizio Ortiz, trainer da Crescimentum, o fato de não rotular as pessoas com notas dá maior tranquilidade para trabalhar o desenvolvimento e a colaboração. E tira o foco da competição por números melhores do que os dos colegas e da politicagem para garantir índices maiores.

“Retirar o uso das notas para desenvolver o desempenho exige maiores habilidades de liderança e comunicação dos líderes, assim como há uma necessidade de maior capacitação em feedback e liderança”, destaca.

Fabrizio acompanha de perto companhias que investem no feedback contínuo e garante que é possível observar um aumento exponencial na colaboração. “Maior proximidade e uso frequente de feedbacks pode gerar grande aumento de produtividade, inovação e resultados, por consequência”, reforça ele.

4 maneiras de implementar o feedback contínuo

1. Estabeleça um ambiente de confiança:

Crie um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para compartilhar e receber feedback construtivo e honesto.

2. Seja específico e construtivo:

Ao fornecer feedback, seja claro e específico sobre as áreas que precisam de melhoria, e ofereça sugestões construtivas para o aprimoramento.

3. Estabeleça metas de desenvolvimento:

Use o feedback para definir metas claras de desenvolvimento pessoal ou profissional e monitore o progresso ao longo do tempo.

4. Promova uma cultura de aprendizado:

Encoraje a cultura de aprendizado contínuo, em que o feedback é visto como uma oportunidade de crescimento e não como crítica negativa.

Conte com ferramentas de feedbacks

A tecnologia chegou para facilitar e otimizar processos, inclusive o de feedback. Afinal, com a promoção de uma cultura de feedback contínuo é elevar a gestão de desempenho a um novo nível.

Com isso, uma nova forma de abordagem da gestão de desempenho vem ganhando força nas organizações e preenche uma lacuna antiga: o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e em ciclos rápidos.

Para atender esse cenário, a LG lugar de gente oferece o Feedback Gen.te que proporciona feedback orgânico, fluido e em tempo real, tornando o processo de avaliação de desempenho mais estimulante para o colaborador, ao mesmo tempo em que traz resultados concretos para a empresa.

Quer conhecer o aplicativo? Mesmo que sua empresa ainda não possua o Feedback Gen.te, é possível interagir com o aplicativo. Clique aqui e conheça algumas das funcionalidades do aplicativo.

Pauta publicada dia 02/07/2018 e atualizada 04/10/2023

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.