5 ferramentas de RH para os gestores usarem

Data 06/11/2018
ferramentas de rh para gestores

Quando o assunto é desenvolvimento de equipes, líderes e a área de Recursos Humanos devem atuar lado a lado, com responsabilidades compartilhadas para alcançar os resultados que uma organização almeja. O que nem sempre foi praxe para a gestão do capital humano, já que tarefas como recrutar, aprovar férias, treinar e gerenciar desempenho ficavam sob responsabilidade total do RH, com baixo envolvimento da liderança.

Com a transformação digital a todo vapor, esse cenário tem mudado. Segundo Danilo Porto, Head de Coaching da Crescimentum, para muitas companhias, o momento é de olhar para os fluxos de processos atuais e enxergá-los de uma maneira menos burocrática. “Nesse primeiro passo, naturalmente, a responsabilização por contratar, identificar potencial e desenvolver pessoas já ficará mais segmentada”, afirma Danilo.

Ferramentas de RH para autonomia de líderes

Danilo comenta que, como o líder precisará organizar as atividades de gestão de pessoas e outras prioridades, a automatização é fundamental. “Por exemplo, o gestor não pode ter que lidar com muitas informações para tomar uma decisão. Ele precisa de dados concisos e precisos, para que possa ser responsável pelas novas atribuições de uma maneira ágil”, complementa o Head de Coaching.

ferramentas de rh para gestores

Nesse sentido, Ricardo Villares, Gerente Comercial HCM da LG lugar de gente, acredita que, através da tecnologia certa, o RH consegue contribuir não só com inteligência para tomada de decisão e automação dos processos, mas também promover uma boa experiência e aumentar o engajamento do gestor.

Para isso, Ricardo propõe 5 ferramentas de RH para serem usadas pelos gestores:

1- Autoatendimento

Esse é um canal de autoatendimento inteligente, em versão mobile e desktop, que engloba, em uma única tela, os principais serviços de gestão de pessoas disponíveis para o líder e com comunicação direta com o RH. “Solicitação de movimentações, acompanhamento de processos seletivos, aprovação de férias e tratamento de ponto eletrônico são algumas das tarefas que podem ser acessadas através desse sistema e, a cada ação, o RH é automaticamente informado”, explica Ricardo Villares.

Veja mais dessa ferramenta aqui.

2- Workflow

Quem deve ser notificado quando o colaborador solicitar férias? Além do líder, o RH também precisará aprovar a solicitação? Uma movimentação de pessoal deve obedecer a quais definições? E que tal todos esses processos sem papel ou intervenções manuais? “Para criar processos de trabalho seguindo regras específicas, o workflow, seja ele parametrizável ou customizado, é a ferramenta ideal”, afirma o gerente da LG.

Para conhecer o Gen.te Flui – Workflow, clique aqui.

3- Aplicativo de entrevista por vídeo

Segundo Ricardo Villares, o aplicativo de entrevista por vídeo é um recurso essencial para os processos seletivos conduzidos por líderes e RH para otimizar tempo e recursos. Com ele, não é necessário conciliar agendas para encontros presenciais: o gestor pode avaliar a entrevista assim que tiver disponibilidade, o que traz mais agilidade à contratação.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o aplicativo.

4- Aplicativo de feedback

A cultura do feedback contínuo está se consolidando dentro do processo de avaliação de desempenho, com retornos orgânicos, fluidos e em tempo real. O Gerente Comercial HCM da LG lugar de gente explica que, dentro do aplicativo, o gestor pode dar feedback para um colaborador ou grupo de pessoas e também solicitar a opinião dos profissionais sobre determinado assunto ou sobre sua liderança. “Os profissionais podem trocar feedbacks entre eles também. E o conteúdo pode ser público, privado ou ficar visível somente para o gestor da pessoa. Uma forma de deixar o feedback mais dinâmico e ainda assim registrar o repasse.”, complementa Ricardo.

Conheça detalhes dessa solução.

5- People Analytics

Conforme mencionado por Danillo Porto, a organização dos dados sobre pessoas, de forma prática, vai incentivar que os líderes peguem para si algumas tarefas que antes eram do RH. Segundo Ricardo Villares, o gestor fica mais confortável para tomar decisões quando se usa o People Analytics, uma ferramenta que se conecta com todas as outras plataformas de RH e traz dados reais sobre diversas perspectivas.

Clique aqui e leia mais sobre o Gen.te Pensa – Analytics.

Gostou do assunto e quer se aprofundar no tema? Então, assista ao webinar “O novo DNA do RH: ferramentas para autonomia de líderes”, apresentação na qual Ricardo Villares mostra como funciona cada uma dessas tecnologias de RH para gestores.