Folha de pagamento e o desempenho da área de RH

Data 27/12/2019
folha de pagamento wiz

Chega o final do mês e o tão esperado momento de receber o salário, porém, quando o colaborador vai verificar a folha de pagamento, há um erro no desconto de um benefício ou nos cálculos de horas extras.

Além de causar frustração no funcionário, a situação também gera retrabalho para o RH, que precisará rever todo o processo. Se sua empresa ainda possui processos manuais para gerenciar o pagamento, provavelmente já passou por isso. Para mudar esse cenário, você pode contar com o apoio da tecnologia.

Para evitar os erros, otimizar o tempo da equipe de gestão de pessoas e aumentar a satisfação dos empregados, a Wiz, empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado, optou pela solução Gen.te Recebe – Folha de Pagamento da LG lugar de gente para apoiar na rotina de pagamentos da companhia.

Gisele nascimento, Coordenadora de Operações Pessoas da Wiz

Gisele nascimento, Coordenadora de Operações Pessoas da Wiz, relata que antes de contar com a solução da LG, a folha da empresa era terceirizada e isso criava vários desafios para a equipe. “A gente não tinha um sistema de controle interno. As informações não eram precisas e isso gerava muitos prejuízos financeiros para a companhia”, explica.

Ela destaca que, por não ter controle sobre a folha de pagamento, o RH perdia muito tempo com retrabalho. “Tínhamos que conferir tudo manualmente. Falando dos meus clientes internos, que são os funcionários, outra grande dificuldade era ter que mandar o contracheque por e-mail todo mês. Como tudo era feito à mão, havia muitos erros. Por exemplo, tivemos diversos casos em que os colaboradores faziam um cancelamento de algum benefício e o terceirizado não processava, então vinha cobrando novamente, causando insatisfação interna”.

A busca por uma solução

Gisele conta que em 2018, a área de RH fez benchmarking para conhecer soluções em folha de pagamento, na busca por referências e recomendações, e encontrou a LG lugar de gente. “No final do ano, quando adquirimos a Wiz Business Process Outsourcing (BPO), decidimos seguir com as negociações para internalizar a folha de pagamento começando por essa empresa, com 750 funcionários. De todas as ferramentas que nos foram apresentadas, a LG foi a que mais tendeu nossas necessidades com relação a custo-benefício”, argumenta ela.

Após as adequações para a implantação, veio a migração do sistema, do serviço terceirizado para a internalização do processo. “Tínhamos o prazo de dois meses para migrar, com a possibilidade de estender. Mas durante o processo fomos bem assessorados com um suporte impecável. Assim, conseguimos internalizar a folha em 45 dias, sem mexer no headcount, ou seja, não contratei ninguém a mais para isso”.

Apesar de ser um processo complexo e, normalmente, demorado, as equipes estavam empenhadas em fazer a migração o mais rápido possível. Sobre isso, Gisele também conta que: “Durante minha carreira, já participei de cinco processos de migração de folha e eu nunca tive um atendimento tão presente como o da LG, nem mesmo quando tinha consultores dentro da empresa. Então eu, meu time e nossos gestores estamos satisfeitos com essa relação que estamos construindo”, conta.

folha de pagamento

Impactos positivos para todos

Ela também enfatiza os benefícios da automação da folha de pagamento. “Conseguimos ter respostas muito mais rápidas dos nossos processos, tudo é feito dentro da solução, não precisa fazer mais nada manual. Hoje, posso afirmar que o sistema trabalha para mim. Antes, eu e meu time trabalhávamos para o sistema. Otimizamos nosso tempo e minha equipe não precisa mais fazer horas extras, porque temos uma ferramenta que nos atende do jeito que a gente precisa”, destaca.

Time de RH da Wiz

A coordenadora fala sobre os impactos positivos que a solução trouxe para o dia a dia da empresa. “Hoje, eu tenho 750 funcionários satisfeitos, porque eles têm as informações que precisam em tempo real no aplicativo. Além disso, tenho um time que consegue trabalhar e ter autossuficiência no que está fazendo. É uma ferramenta em nuvem, na qual as informações podem ser acessadas rapidamente de qualquer lugar. Agora, posso proporcionar que minha equipe faça home office, que antes não podia. São coisas que me fazem ganhar tempo e qualidade de vida para meu time e para todos os colaboradores”.

Relacionamento entre a Wiz e a LG lugar de gente

Gisele ressalta a importância de contar com um fornecedor de tecnologia para RH que ofereça uma verdadeira parceria e comenta a experiência com a LG. “Após o processo de implantação, fomos apresentados às pessoas que vão nos apoiar no atendimento e suporte. É muito interessante ver que não é apenas a conquista de mais um cliente e sim a construção de uma relação. Isso nos dá segurança para poder trabalhar, pois sabemos que temos um porto seguro do outro lado”, afirma.

Ao falar sobre o relacionamento com a LG, a coordenadora enaltece a disposição da empresa para contribuir com a superação dos desafios. “Eu não vejo a relação entre a Wiz e a LG como uma relação de cliente e fornecedor e sim como uma parceria. Na LG, eu tenho pessoas que querem que as coisas deem certo aqui. Posso afirmar que a LG é a facilitadora da vida do meu time. Para mim e para minha equipe, a LG representa liberdade. Hoje, somos livres e temos autonomia no que fazemos”, finaliza Gisele.

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