Futuro das habilidades: estudo aponta como será o emprego em 2030

Confira as competências que estarão em alta nos próximos anos

Já parou para imaginar quais capacidades serão necessárias para sua área de atuação daqui dois, cinco ou dez anos? Para verificar o futuro das habilidades e os empregos que estarão em alta em 2030, a Nesta, fundação global de inovação, em parceria com Oxford Martin School e a Person, empresa educação, promoveram o estudo “Future Skills”.

Realizado nos Estados Unidos e no Reino Unido, o relatório analisou tendências como a urbanização, o aumento da desigualdade, a incerteza política, as mudanças tecnológicas, a globalização e a sustentabilidade ambiental, que são consideradas detentoras do poder de influenciar o futuro das habilidades e do emprego em 2030.

Resultados do estudo

De acordo com o levantamento, atualmente, um a cada cinco trabalhadores estão em ocupações que irão reduzir até 2030, representando 9% da força de trabalho. Um a cada dez profissionais atuam em áreas que, provavelmente, crescerão (18%), e sete a cada dez pessoas estão em empregos onde há incerteza sobre o futuro (71%).

futuro das habilidades

O relatório reforça que os empregos e suas habilidades não são definidas “em pedra”. Sendo assim, elas podem ser redesenhadas para unir competências exclusivamente humanas com os ganhos de produtividade da tecnologia para aumentar a demanda por empregos. E cita o exemplo: sabemos que, eventualmente, os robôs poderão construir pontes e diagnosticar doenças. Mas os humanos manterão a capacidade única de projetar uma ponte e cuidar de uma criança doente. A maneira como equilibramos essas habilidades com a produtividade tecnológica irá mapear o curso de nossa força de trabalho.

Top skills – Visão Global

De acordo com a visão global do estudo, as 20 principais habilidades e conhecimentos associados às ocupações em ascensão são:

  1. Estratégias de aprendizado
  2. Psicologia
  3. Instruindo
  4. Percepção Social
  5. Sociologia e Antropologia
  6. Educação e treinamento
  7. Coordenação
  8. Originalidade
  9. Fluência de ideias
  10. Aprendizado ativo
  11. Terapia e Aconselhamento
  12. Filosofia e Teologia
  13. Transmitir informações de maneira eficaz
  14. Orientação de serviço
  15. Escuta ativa
  16. Solução complexa de problemas
  17. Expressão Oral
  18. Comunicações e Mídia
  19. Clareza de Fala
  20. Julgamento e Tomada de Decisão

Top skills – gestores

Quando visualizamos as habilidades que estarão em alta para o grupo “Ocupações de Gestão”, temos novas competências e outras mudam de ordem.

  1. Fluência de ideias
  2. Avaliação de sistemas
  3. Educação e treinamento
  4. Capacidade de instruir
  5. Originalidade
  6. Gestão de Recursos Humanos
  7. Estratégias de aprendizado
  8. Análise de sistemas
  9. Escrita
  10. Compreensão escrita
  11. Compreensão de leitura
  12. Sociologia e antropologia
  13. Expressão
  14. Ciência
  15. Memorização
  16. Compreensão oral
  17. Programação
  18. Terapia e aconselhamento
  19. Escuta ativa
  20. Filosofia e teologia

Agora que você conhece o futuro das habilidades, confira mais tendências relacionadas à área de gestão de pessoas no ebook “6 perspectivas de RH para 2019”. Nele, executivos de grandes empresas brasileiras falam sobre temas que estão impactando a gestão do capital humano. Quero ler o material.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.