Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

O papel da gestão de pessoas na Black Friday: veja como a área contribui com o sucesso da ação

Especialistas falam sobre a importância do RH no engajamento dos colaboradores e compartilham dicas para as empresas terem êxito em temporadas de alta demanda. Confira!

Você já se questionou sobre qual o papel da gestão de pessoas na Black Friday? A ação é um dos eventos mais aguardados do ano para consumidores ávidos por promoções e descontos. No entanto, para as empresas, essa data também representa um desafio significativo, já que impacta colaboradores de várias áreas e todos precisam estar alinhados em busca de um objetivo comum.

Mesmo em um cenário como este, não podemos esquecer que o verdadeiro motor por trás de qualquer operação de sucesso são as pessoas. Por isso, a LG lugar de gente promoveu o webinar Black Friday de sucesso: como o RH contribui em períodos de alta demanda, e neste artigo exploraremos a relação entre a gestão de pessoas e um ótimo desempenho na ação.

A gestão de pessoas na preparação para Black Friday

A organização para a Black Friday é um momento crucial para as empresas, pois é quando elas precisam estar mais bem preparadas para atender a uma demanda intensa.

Nesse contexto, segundo Elaine Braz, Gerente de Modelo de Gestão do Magazine Luiza, a gestão de pessoas exerce um papel fundamental. “Para que a equipe possa alcançar os resultados esperados pela empresa, é preciso alinhamento das expectativas e treinamento adequado das pessoas para esse processo”, destaca.

De acordo Elaine, o RH exerce algumas funções primordiais para o sucesso da campanha de Black Friday. Acompanhe algumas delas:

  • Liderar o processo de recrutamento para o período de alta demanda;
  • Selecionar candidatos qualificados;
  • Garantir treinamentos aliados com o procedimento da empresa;
  • Fortalecer um clima organizacional positivo;
  • Identificar gargalos e problemas à medida que surgem e implementar soluções imediatas.

Em resumo, a preparação para a Black Friday depende significativamente de uma gestão de pessoas eficaz, que garanta que a equipe esteja treinada, motivada e pronta para enfrentar os desafios dessa data crítica.

Escale a equipe de forma inteligente

A escalabilidade é um dos principais desafios da Black Friday, e a gestão de pessoas é a responsável pelo gerenciamento da capacidade da equipe. A seguir, listamos algumas dicas para que você garanta uma contratação inteligente e que dê resultado. Acompanhe:

Contrate trabalhadores temporários ou freelancers

Durante a Black Friday, a demanda aumenta consideravelmente, e muitas empresas enfrentam picos de trabalho que sua equipe permanente não consegue cobrir sozinha. É aqui que a contratação de trabalhadores temporários ou freelancers se torna uma estratégia vital.

O RH deve liderar o processo de recrutamento e seleção desses profissionais, buscando indivíduos com as habilidades necessárias para atender à demanda sazonal.

De acordo com Ícaro Sena, VP de Operações na LG lugar de gente, ao contratar temporários ou freelancers, é fundamental que a equipe de RH estabeleça contratos claros e específicos, definindo prazos, tarefas e remuneração de maneira transparente.

“Isso proporciona segurança tanto para a empresa quanto para os contratados, evitando mal-entendidos e problemas jurídicos”, reforça Ícaro.

Investir em recrutamento e seleção significa otimizar processos do RH, ter maior assertividade nas contratações e diminuir o turnover das empresas, tudo isso reduzindo custos. Para garantir uma contratação mais simples e eficiente, é importante contar com a ferramenta certa. Com o Gen.te Atrai – Recrutamento e Seleção, você encontra o candidato ideal sem deixar de atender as exigências legais, as regras e os controles da organização. E com o Gen.te Contrata – Admissão Digital, sua empresa consegue simplificar e acelerar o processo de admissão dos novos colaboradores.

Defina metas e expectativas

Definir metas e expectativas claras é essencial para garantir que todos os membros da equipe, incluindo os temporários, estejam alinhados com os objetivos da empresa durante a Black Friday.

Nesse sentido, conforme reitera Elaine, a gestão de pessoas desempenha um papel central na comunicação eficaz dessas metas, garantindo que todos compreendam o que é esperado deles em termos de desempenho, qualidade e produtividade.

“É preciso estabelecer metas realistas e mensuráveis para que os colaboradores possam acompanhar seu próprio progresso e saibam quando estão atingindo o sucesso”, aponta.

Por fim, crie um ambiente de trabalho em que as expectativas sejam comunicadas de forma positiva, motivando os funcionários a se superarem.

Monitore de forma contínua o desempenho da equipe

A gestão de pessoas não se resume apenas à contratação, mas também à supervisão contínua do desempenho da equipe.

Adriano Moura, Diretor Comercial da LG lugar de gente, destaca que durante a Black Friday, é vital que a equipe de RH implemente sistemas de monitoramento eficazes para garantir que todas as operações estejam em conformidade com as metas e expectativas estabelecidas.

Isso pode incluir o uso de métricas-chave, avaliações de desempenho regulares e feedback construtivo.

“Ao monitorar de perto o desempenho da equipe, o RH pode identificar possíveis problemas ou áreas de melhoria em tempo hábil, permitindo a implementação de ações corretivas antes que causem impactos significativos no resultado”, reforça o diretor.

Com o Gen.te Acompanha – OKRs, você consegue definir e monitorar os objetivos e resultados da sua companhia de maneira clara e simples. Clique aqui e saiba mais sobre a nossa solução!

Incentive a equipe

Incentivar os colaboradores é uma estratégia essencial para manter a motivação e o comprometimento durante a Black Friday.

Sendo assim, de acordo com Elaine, a gestão de pessoas desempenha um papel vital ao criar um ambiente de trabalho que valoriza e reconhece os esforços dos colaboradores.

Por isso, implemente programas de recompensas e reconhecimento que incentivem o desempenho excepcional e o trabalho em equipe.

A gerente do Magazine Luiza reforça também a importância de celebrar os marcos e conquistas, destacando a função de que cada membro da equipe desempenha no sucesso da empresa durante esse período.

Além disso, promova uma comunicação aberta e transparente, encorajando os funcionários a compartilharem feedback e sugestões para melhorias. Ao incentivar a equipe de forma positiva, a gestão de pessoas cria um ambiente onde todos estão motivados a dar o melhor de si, mesmo sob pressão.

Em resumo, com uma gestão de pessoas eficaz, sua empresa estará bem equipada para lidar com os altos e baixos da Black Friday com agilidade e eficiência.

Mantenha a qualidade e a experiência do cliente

A Black Friday não se trata apenas de lidar com grandes volumes de vendas, mas também de manter a qualidade do serviço e a experiência do cliente.

Nesse sentido, o RH desempenha uma função primordial nesse aspecto, uma vez que através de uma gestão de equipe focada na experiência do cliente e na qualidade do atendimento, o sucesso a campanha torna-se mais próximo.

Veja a seguir algumas dicas de como manter aliados esses dois fatores primordiais:

Desenvolva padrões de atendimento ao cliente, mesmo sob pressão

Manter a qualidade do atendimento ao cliente durante a Black Friday é essencial para uma experiência positiva do cliente.

Sendo assim, a gestão de pessoas tem responsabilidade na definição e comunicação de padrões de atendimento que devem ser mantidos, mesmo sob pressão. É importante estabelecer diretrizes claras para a equipe, abordando questões como tempo de resposta, resolução de problemas e comunicação eficaz.

Dessa forma, segundo Elaine, é necessário treinar os colaboradores para lidar com situações de alto estresse, mantendo a calma e o profissionalismo. “Afinal, não se pode perder de vista que é essencial para garantir que os clientes tenham uma experiência satisfatória, independentemente do volume de trabalho”, destaca.

Incentive a empatia dentro da equipe para que os clientes se sintam valorizados

A empatia é uma qualidade fundamental para um atendimento ao cliente excepcional, e a gestão de pessoas desempenha um papel central em promovê-la na equipe.

Durante a Black Friday, os colaboradores podem estar sob pressão, mas é essencial que a equipe compreenda e se conecte com as necessidades e preocupações dos clientes. Por isso, o RH deve incentivar a empatia, promovendo uma cultura de compreensão e solidariedade.

Ao valorizar e treinar os funcionários nessa habilidade, a empresa pode garantir que os clientes se sintam verdadeiramente compreendidos, independentemente das circunstâncias.

Isso pode incluir prêmios, bônus, elogios públicos ou outras formas de reconhecimento que demonstrem apreço pelo trabalho árduo e pela dedicação dos colaboradores.

Estabeleça uma cultura de pertencimento

Uma cultura de pertencimento é fundamental para manter a moral da equipe alta e a motivação durante a Black Friday.

Sendo assim, a gestão de pessoas desempenha um papel essencial na criação de um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e parte integrante de uma equipe unida.

Isso pode ser alcançado por meio de atividades de “team building”, comunicação aberta e uma liderança que demonstre cuidado e interesse genuíno pelos membros da equipe.

“Quando os funcionários se sentem conectados e parte de algo maior, estão mais propensos a se esforçar para manter a qualidade do serviço ao cliente, independentemente da pressão sazonal da Black Friday”, pontua Adriano.

Por fim, fica claro que a gestão de pessoas tem papel fundamental no sucesso da Black Friday. Preparação, escalabilidade inteligente e a manutenção da qualidade são os pilares, ajudando a aliviar as dores da pressão sazonal e a garantir uma experiência positiva para o cliente.

A Black November já começou com tudo na LG lugar de gente! Digitalizar a jornada do colaborador da sua empresa nunca foi tão fácil, clique aqui e confira nossas condições especiais por tempo limitado.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.