Entenda o impacto da tecnologia no engajamento de equipes

Descubra como inovações digitais estão revolucionando a dinâmica e motivação no ambiente de trabalho. Leia agora!

Como estreitar a relação entre as pessoas e a empresa? Uma das respostas para essa pergunta é a tecnologia. Afinal, a era digital transformou radicalmente o cenário corporativo, colocando em evidência o impacto da tecnologia no engajamento de equipes.

À medida que mergulhamos neste artigo, exploraremos como ferramentas inovadoras e plataformas digitais não apenas facilitam a comunicação e colaboração em ambientes de trabalho, mas também elevam a motivação e o comprometimento dos funcionários. Leia a seguir!

Qual é a relação entre engajamento e os colaboradores?

Pessoas são recrutadas para desempenharem variados papéis e se comunicarem uns com os outros, o que frequentemente inclui a interação direta com clientes — sejam do tipo B2B (empresa para empresa) ou B2C (empresa para consumidor) — com o objetivo de assisti-los e estabelecer uma ligação.

Em muitos casos, essa interação ocorre entre colegas de trabalho, para juntos, superarem obstáculos e cumprirem demandas específicas, mas, em essência, é fundamental que saibam atuar coletivamente.

Antes de adentrarmos na discussão sobre o engajamento de equipes, é importante refletir sobre o engajamento individual de cada um com a empresa. Mas, afinal, o que o caracteriza?

Existem várias maneiras de interpretá-lo, tendendo todas para a noção de satisfação. Um gestor competente é capaz de perceber o nível de engajamento de seus funcionários e identificar aqueles que se mostram desvinculados da empresa ou da equipe.

Há organizações que defendem a ideia de que não é necessário que um funcionário ame seu trabalho ou se sinta como parte de uma família, mas sim que cumpra suas funções e contribua para o time, visto que é remunerado para isso. Essa visão, contudo, reflete diretamente os valores intrínsecos da empresa.

A principal expectativa em relação aos colaboradores é que assumam responsabilidades, dedicando-se a levá-las adiante com ideias, ações e empenho. Essa é a postura que todo líder deseja observar em seus colaboradores, especialmente quando atuam em equipe.

O engajamento da equipe se manifesta quando o líder percebe que todos estão alinhados e em busca de uma maior sinergia. Isso pode ser alcançado de diversas maneiras, que exploraremos mais adiante, porém, o aspecto crucial é a coesão do grupo.

Qual a importância do engajamento dos colaboradores?

Segundo relatório da Gallup, com dados coletados entre abril de 2022 a março de 2023 em 160 países, 77% dos trabalhadores sentem-se desengajados e 51% deles procuram um novo emprego.

Nesse sentido, nota-se a necessidade de incentivar o envolvimento dos colaboradores. Isso ajuda a mantê-los na empresa, reduzindo a rotatividade, além de aumentar sua produtividade.

Ter um time comprometido é crucial tanto para o empregador quanto para os funcionários. À medida que o individualismo diminui e o senso de equipe se fortalece, todos se desenvolvem de maneira mais significativa.

Frequentemente, motivar a equipe vai além de oferecer bons salários ou flexibilidade de horários. Afinal, o engajamento envolve aspectos mais emocionais e humanos. Ao saber como inspirar e dedicar atenção individual, ele pode surgir de forma espontânea.

Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, aponta como o ambiente de trabalho desempenha um papel crucial nesse processo.

“É preciso criar uma cultura corporativa que coloca as pessoas em primeiro lugar, em que a saúde mental e física, a satisfação no trabalho e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional sejam prioridades. Para alcançar essa cultura de bem-estar, é fundamental consolidar e fortalecer o RH, pois, independentemente das mudanças e tendências que surgirem, gerir pessoas resume-se em extrair o melhor delas por meio do cuidado”, defende.

É essencial investir no bem-estar organizacional, mas também é importante realizar ações que ofereçam aos colaboradores experiências enriquecedoras e únicas em suas carreiras. Sentir-se valorizado no local de trabalho pode elevar a performance do grupo, tornando-o mais eficiente e, consequentemente, trazendo vastos benefícios para a empresa.

Quais as vantagens de engajar os colaboradores?

A relação entre engajamento e os colaboradores é fundamental para o sucesso e a saúde organizacional de qualquer empresa. Ela refere-se ao nível de entusiasmo, dedicação e conexão emocional que os funcionários têm com o seu trabalho e com a organização.

Os benefícios são vastos para ambas as partes, veja a seguir alguns deles:

Retenção de talentos

O comprometimento facilita a redução significativa da rotatividade de funcionários. Isso estabelece uma relação de confiança, com os colaboradores vendo oportunidades de crescimento dentro da organização, e a empresa reconhecendo o valor de seus empregados.

Ganhos financeiros

A fidelização dos colaboradores frequentemente resulta em um retorno financeiro mais robusto e eficaz, beneficiando o crescimento mútuo no ambiente competitivo do mercado.

Aumento da produtividade

A motivação dos funcionários em relação à empresa eleva tanto o desempenho individual quanto o coletivo. O engajamento leva a um maior esforço e dedicação.

Melhora no clima organizacional

Melhorar o ambiente de trabalho pode estimular o engajamento dos colaboradores, e por sua vez, colaboradores comprometidos transformam positivamente o ambiente. Essa mudança beneficia o relacionamento interpessoal na empresa, criando um ciclo virtuoso.

6 maneiras de usar a tecnologia como aliada no engajamento dos colaboradores

A era digital abre um leque de oportunidades para estimular o engajamento de nossos colaboradores. Tornar a atuação de cada um mais eficaz por meio da automação de processos pode ser um divisor de águas.

Dar autonomia aos membros da equipe é essencial para mantê-los motivados e preparados para enfrentar os desafios cotidianos. A capacidade de fazer escolhas e trilhar caminhos próprios é o que define um profissional. A tecnologia promove essa autonomia, que por sua vez, fomenta o engajamento nas atividades que o colaborador considera suas.

Há uma vasta gama de sistemas, plataformas, softwares, aplicativos e ERPs disponíveis que podem otimizar a gestão de dados, facilitar o planejamento estratégico, e reforçar processos contábeis, administrativos, financeiros, comerciais e operacionais da empresa. Acompanhe a seguir como usar ao seu favor:

1. Comunicação eficiente

No coração de qualquer equipe engajada, está a comunicação clara e eficiente. Ferramentas como plataformas de mensagens instantâneas, softwares de videoconferência e sistemas de gestão de projetos on-line permitem trocas rápidas e claras de informações.

Isso reduz mal-entendidos e constrói uma cultura de transparência e abertura. Afinal, a tecnologia facilita a comunicação em tempo real, independentemente da localização geográfica dos membros da equipe, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo.

2. Exemplos de sucesso

Utilizar plataformas digitais para compartilhar histórias e exemplos de sucesso dentro da organização serve como uma poderosa ferramenta de motivação.

Nesse sentido, sistemas internos de gestão do conhecimento ou redes sociais corporativas podem ser usados para destacar realizações de equipes e indivíduos, demonstrando o impacto positivo de seu trabalho.

Isso não apenas celebra o sucesso, mas também incentiva outros colaboradores a contribuírem com suas melhores performances, sabendo que seus esforços serão reconhecidos e valorizados.

3. Treinamento

A tecnologia revoluciona a maneira como o treinamento e o desenvolvimento profissional são realizados, tornando-os mais acessíveis e personalizados.

A exemplo disso, plataformas de e-learning e cursos on-line permitem que os colaboradores aprimorem suas habilidades no próprio ritmo e conforme sua disponibilidade, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.

Além disso, gamificação e realidade virtual podem tornar o treinamento mais interativo e envolvente, aumentando a retenção de conhecimento e incentivando a participação ativa.

4. Gestão de desempenho

Softwares de gestão de desempenho facilitam o acompanhamento de objetivos, feedback contínuo e avaliações mais objetivas e frequentes.

Isso ajuda na definição clara de expectativas e na identificação de áreas para desenvolvimento profissional, alinhando os esforços dos colaboradores com as metas da organização.

A tecnologia aqui atua como um facilitador para conversas significativas sobre progresso e crescimento entre gestores e suas equipes.

5. Automatização de processos

A automatização de tarefas rotineiras e processos operacionais através de softwares especializados libera os colaboradores para se concentrarem em trabalho mais estratégico e criativo, que exige um toque humano.

Isso não só aumenta a eficiência operacional, mas também eleva o nível de satisfação no trabalho, ao reduzir a carga de tarefas monótonas e permitir que os colaboradores usem e desenvolvam suas habilidades em atividades mais significativas e gratificantes.

6. Carreira e sucessão

Ferramentas tecnológicas podem ajudar no planejamento de carreira e sucessão, oferecendo visões claras de trajetórias de carreira possíveis dentro da organização e os meios para alcançá-las.

Sistemas de gestão de talentos permitem que os colaboradores identifiquem habilidades necessárias para avançar em suas carreiras e acessar treinamentos para desenvolvê-las.

Isso demonstra o compromisso da organização com o crescimento de seus colaboradores, fomentando um ambiente de trabalho onde o desenvolvimento pessoal e profissional é valorizado e incentivado.

Utilize a tecnologia para engajar seus colaboradores com a LG lugar de gente

Ao longo do texto, ficou evidente que mobilizar os colaboradores representa um desafio considerável, exigindo cuidado e sensibilidade. Contudo, se o departamento de RH dispõe de tecnologias especializadas para essa finalidade, que otimizam procedimentos e minimizam desperdícios, é possível alcançar resultados notavelmente positivos.

Com os mais de 20 módulos presentes na Suíte Gen.te nuvem, desde folha de pagamento, eSocial, benefícios, recrutamento, treinamento, feedback, além de incorporar gamificação, people analytics, inteligência artificial, chatbots, mobilidade, até outros recursos, a LG lugar de gente tem as soluções ideais para engajar o seu time.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.