6 benefícios da integração de sistemas de RH para a sua empresa

Desvende como tecnologia pode transformar o RH da sua empresa. Leia o artigo completo para impulsionar sua gestão de talentos!

À medida que a tecnologia avança, muitos procedimentos empresariais são realizados por meio de sistemas informatizados. Eles apresentam uma ampla gama de funcionalidades, mas partilham um objetivo comum: simplificar atividades operacionais e diminuir a dependência de processos manuais. Por isso, a integração de sistemas de RH mostra-se como caminho para revolucionar esse setor.

No entanto, diante da variedade de sistemas disponíveis, surge o desafio de integrar essas diversas fontes de informação. É esse o foco deste artigo: você aprenderá sobre a relevância desse avanço e como essa prática pode melhorar o dia a dia organizacional.

O que é integração de sistemas de RH?

A integração de sistemas de RH refere-se ao processo de conectar e sincronizar diferentes sistemas de software e ferramentas tecnológicas usadas na gestão de capital humano de uma organização.

O objetivo é criar um fluxo contínuo e automatizado de dados entre várias funções de RH, como:

  • Recrutamento e seleção;
  • Administração de salários e benefícios;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Avaliação de desempenho;
  • Gestão de folha de pagamento, entre outras.

Integrar esses sistemas permite que a informação seja compartilhada e acessada de maneira eficiente e precisa, eliminando redundâncias, minimizando erros manuais e otimizando processos.

Isso facilita a tomada de decisão baseada em dados, melhora a eficiência operacional e proporciona uma melhor experiência tanto para a equipe de RH quanto para os funcionários.

Quais softwares de RH podem ser integrados?

Diversos softwares de RH podem ser integrados para criar um sistema de gestão de recursos humanos mais coeso e eficiente.

Essa integração visa otimizar processos, melhorar a análise de dados e a tomada de decisões, além de proporcionar uma experiência mais fluida para gestores e funcionários. Entre os softwares que podem ser integrados, incluem-se:

Gestão de recrutamento e seleção

Essas plataformas otimizam o processo de contratação, desde a divulgação de vagas até a seleção final de candidatos. Permitem a gestão eficiente de anúncios de emprego, recebimento de candidaturas, filtragem inicial de currículos, e acompanhamento de entrevistas e testes.

Integrá-las pode facilitar a identificação de lacunas de competências dentro da organização e alinhar estratégias de recrutamento com as necessidades de desenvolvimento interno.

Sistemas de folha de pagamento

Esses softwares são cruciais para o processamento correto e eficiente da compensação dos funcionários. Eles calculam salários, impostos, contribuições previdenciárias, e outros descontos, além de gerar relatórios fiscais e de remuneração.

A exemplo disso, a integração com sistemas de ponto e gestão de benefícios é vital para assegurar a precisão dos pagamentos e a conformidade com as leis fiscais e trabalhistas.

Admissão digital

O sistema de admissão digital transforma o processo de incorporação de novos colaboradores em uma experiência eficiente e agradável, eliminando a papelada e automatizando as tarefas administrativas.

Sua integração com os sistemas de recrutamento e seleção, onboarding e folha de pagamento cria um fluxo contínuo de dados, que não apenas acelera todo o processo de contratação e integração, mas também garante uma maior precisão na gestão de informações.

Gestão de benefícios

Ferramentas de gestão de benefícios simplificam a administração de programas oferecidos aos empregados. Elas permitem que as empresas personalizem pacotes, gerenciem inscrições, e monitorem a utilização desses programas.

A integração com sistemas de folha de pagamento, por exemplo, assegura que as informações sobre benefícios estejam alinhadas com os dados de compensação e pessoais dos funcionários.

Gestão de desempenho

Softwares de gestão de desempenho facilitam a avaliação contínua dos funcionários, incluindo a definição de metas, avaliações de desempenho, e feedback.

Eles são essenciais para identificar e recompensar o desempenho de alta qualidade, bem como para identificar necessidades de treinamento.

A exemplo disso, a integração com LMS e ferramentas de desenvolvimento de carreira ajuda a alinhar objetivos de desempenho com oportunidades de aprendizado e crescimento.

Gestão de aprendizado e desenvolvimento (LMS)

Plataformas que suportam a implementação e o acompanhamento de programas de treinamento e desenvolvimento profissional, oferecendo cursos on-line, trilhas de aprendizagem e avaliações de conhecimento.

Gestão de ponto

Softwares que monitoram as horas trabalhadas, ausências, férias e licenças, ajudando na programação de turnos e na conformidade com as regulamentações sobre horas extras.

Análise de RH e business intelligence

Ferramentas de BI e análise de dados de RH ajudam na interpretação de grandes volumes de dados para insights sobre a força de trabalho, como tendências de contratação, rotatividade, e satisfação dos funcionários.

Integradas com outros sistemas de RH, permitem análises aprofundadas que suportam a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados.

Plataformas de engajamento dos funcionários

Soluções que promovem a comunicação interna, coleta de feedback, reconhecimento e outras iniciativas para melhorar o engajamento e a satisfação dos funcionários.

Integrar esses diversos softwares em um ecossistema de RH unificado melhora a eficiência operacional e enriquece a gestão de talentos. Afinal, o planejamento de recursos humanos é otimizado, melhorando a experiência geral do funcionário.

Afinal, uma integração bem-sucedida requer uma estratégia cuidadosa, considerando a compatibilidade dos sistemas, a segurança dos dados e a facilidade de uso para os usuários finais.

6 melhorias promovidas pela integração de sistemas de RH

A integração de sistemas de RH refere-se ao processo de unificar diversos sistemas e softwares usados na gestão de recursos humanos em uma única plataforma integrada.

Essa prática permite que informações de diferentes áreas, como recrutamento, folha de pagamento, gestão de benefícios, avaliação de desempenho, e treinamento e desenvolvimento, sejam compartilhadas e acessadas de maneira fluida e eficiente.

Ao integrar esses sistemas, as empresas podem melhorar a comunicação interna, otimizar processos, e tomar decisões baseadas em dados mais completos e precisos.

Nesse sentido, a escolha de uma ferramenta que ofereça uma integração completa das soluções de RH é crucial para maximizar a eficiência e eficácia da gestão de recursos humanos.

Muitas plataformas no mercado prometem uma solução abrangente, mas na prática, suas integrações são limitadas, criando silos de informação e complicando processos que deveriam ser simplificados.

Portanto, investir em uma solução que realmente integre todas as necessidades de RH é fundamental para as organizações que buscam agilidade, precisão e uma gestão de talentos efetiva. Confira a seguir as vantagens desse processo:

1. Eficiência operacional

Reduz o tempo e o esforço necessários para gerenciar dados de RH manualmente, automatizando processos como entrada de dados, atualizações de informações dos funcionários e cálculo de folha de pagamento.

Confira o episódio 71° podcast Pra Gente, “Automatização do RH em 2024: estratégias para eficiência e lucratividade”. Ouça o episódio completo e saiba como as iniciativas de automação de processos de RH podem ser apresentados ao C-level como estratégias para a companhia.

2. Acesso a informações centralizadas

Permite que os gestores e a equipe de RH acessem informações atualizadas e consistentes sobre os funcionários em um único lugar, facilitando a gestão de talentos e o planejamento estratégico.

3. Melhoria na tomada de decisão

Com dados integrados, os gestores podem fazer análises mais profundas sobre a força de trabalho, como identificar tendências, avaliar a eficácia dos programas de treinamento e melhorar a estratégia de recrutamento, resultando em decisões mais informadas.

A urgência do uso dessas informações pelos departamentos pessoais é comprovada pela pesquisa promovida pela Infojobs, de 2002.

O levantamento, realizado em maio de 2022, contou com a participação de 520 profissionais e alertou para o fato de que quase metade (48,1%) das empresas já utilizam tecnologia para analisar os indicadores de RH.

Ajuda a garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas e regulamentos de privacidade de dados. A integração de sistemas facilita o acompanhamento das mudanças nas leis e a implementação de práticas de conformidade.

Ou seja, com o parceiro ideal, a automação pode ajudar a garantir que a organização esteja em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas, evitando penalidades e multas. As soluções da LG lugar de gente são totalmente adequadas à legislação e ao eSocial.

5. Melhoria na experiência do funcionário

Oferece aos funcionários um acesso mais fácil e transparente às suas informações pessoais, benefícios, histórico de desempenho e oportunidades de treinamento, o que pode aumentar o engajamento e a satisfação no trabalho.

Não por coincidência, em grandes organizações, em 2022, o número médio de aplicativos de RH aumentou em 47% de acordo com a pesquisa Businesses at Work. Afinal, isso possibilita maior autonomia para o colaborador, tendo uma relação direta com seu grau de satisfação.

6. Redução de erros

A automatização e sincronização de dados entre sistemas diferentes reduz o risco de erros humanos, dados duplicados ou desatualizados, melhorando a precisão das informações de RH.

Fica claro como a integração de sistemas de RH facilita uma gestão mais estratégica e eficaz dos recursos humanos, otimizando operações, melhorando a qualidade dos dados e contribuindo para uma melhor experiência tanto para a equipe de RH quanto para os funcionários.

Uliana Prado, Diretora de Gente e Cultura da Tahto, reforça essa vantagem. “Toda a tarefa de rotina fica com a tecnologia, reduzindo o nível de erros e classificando melhor o colaborador. Isso permite um RH que seja mais colaborativo para o negócio”.

Do recrutamento ao desligamento: a Suíte Gen.te da LG lugar de gente é o único sistema de RH totalmente integrado

Ao buscar um sistema de RH que ofereça uma solução verdadeiramente integrada, abrangendo desde o recrutamento até o desligamento, a Suíte Gen.te da LG Lugar de gente se destaca como a escolha ideal.

Projetada para atender às complexidades e desafios do ciclo de vida completo do colaborador, esta suíte proporciona uma plataforma unificada que simplifica e otimiza todos os processos de gestão de recursos humanos.

Desde o primeiro ponto de contato no recrutamento, passando pela seleção, integração, gestão de desempenho, desenvolvimento, até a gestão de saída, a nossa solução oferece ferramentas poderosas para cada etapa.

Clique aqui e saiba mais sobre como transformar a gestão do capital humano da sua empresa!

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.