Inteligência Artificial e o impacto na produtividade da gestão de pessoas

Veja porquê Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, aconselha o RH a investir em novas tecnologias como a Inteligência Artificial

Cada vez mais, o gestor de RH é questionado sobre informações e números de sua área, dados importantes para aumentar a produtividade da gestão de pessoas e direcionar investimentos no capital humano, impactando, assim, no crescimento da organização.

Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente,  respostas para perguntas como “quais as competências dos funcionários que ficam mais tempo na companhia?”, “qual a projeção de contratação para os próximos três anos?” e “quais são os treinamentos com mais rentabilidade?” podem determinar o nível de maturidade da empresa no uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e People Analytics.

Como impulsionar a produtividade da gestão de pessoas?

Vamos fazer um teste? Leia novamente as três perguntas acima e, para cada uma delas, assinale uma das opções abaixo:

A) Essas informações são subjetivas demais, é impossível chegar nesse nível de precisão;

B) É possível levantar esses dados em alguns meses, mas será necessário envolver toda a equipe para apurar tais informações;

C) No mesmo dia, será disponibilizado um dashboard para explorar essas análises e informações.

Se você assinalou as opções A e B, precisa conhecer o potencial das novas ferramentas aplicadas à gestão de pessoas e seus benefícios. O Presidente comenta que combinar o uso de IA, Machine Learning e People Analytics tende a reduzir muito as decisões baseadas somente em “feeling”, geralmente subjetivas.

Outro resultado é dar mais agilidade à gestão de pessoas, principalmente, no que tange à entrega de análises e insights que podem impactar os rumos do negócio através de melhores (e no tempo adequado) decisões sobre pessoas.

“Acredito que essas novas tecnologias vão fechar alguns postos de trabalho e criar muitos outros, que exigirão conhecimento e competências diferenciadas, tanto do RH quanto dos demais líderes e colaboradores”, avalia Felipe.

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

Felipe explica que Inteligência Artificial é o ramo da ciência da computação que elabora sistemas com a capacidade de raciocinar, mapear, tomar decisões e resolver problemas de forma “inteligente”.

Ou seja, soluções que conseguem aprender com dados externos e com o comportamento do próprio usuário e aumentar a capacidade de decisão do ser humano. “Por meio de ‘Machine Learning’, que é o aprendizado adquirido pela máquina, a tecnologia evoluiu para o reconhecimento de padrões que estão presentes em Analytics, robôs e outras aplicações”, comenta ele.

Sobre como tudo isso se aplicaria ao dia a dia da gestão de pessoas, o especialista, primeiro, exemplifica a automatização de tarefas corriqueiras com o uso de chatbots. “A solicitação de férias pode ser feita via WhatsApp diretamente com um ‘robô’, que responde de forma instantânea ao colaborador e já executa os procedimentos na folha de pagamento respeitando todas as políticas da empresa”, esclarece Felipe.

Tenha uma visão do futuro

Segundo o Presidente, outra opção é identificar a IA nas soluções de Analytics, que por meio da avaliação de dados históricos, conseguem prever comportamentos e tendências ou fazer análises preditivas, indicando o que “irá acontecer”, ou até mesmo “prescritivas”, que respondem à pergunta “como fazer acontecer?”.

Com o uso dessas novas tecnologias os resultados para a gestão de pessoas são claros: mais produtividade, agilidade e redução de custos para as empresas. Assim, as companhias podem direcionar seus profissionais para funções mais estratégicas, nas quais o tempo e os recursos serão mais bem utilizados.

Felipe ressalta ainda a melhora na diversidade no ambiente de trabalho e o desenvolvimento da meritocracia de forma mais “científica”, baseada em fatos e dados. “Afinal, a ideia sempre foi que as pessoas fossem avaliadas pelo resultado que produzem e não por quem conhecem ou se relacionam, não é verdade? Por tudo isso, vejo um grande potencial nessas tecnologias e aconselho as companhias a darem o primeiro passo nessa direção o quanto antes, pois é um caminho sem volta”, finaliza.

Matéria publicada em 22/05/2018 e atualizada em 13/04/2021.

Quer tornar sua gestão de pessoas mais produtiva? Clique aqui e conheça a Suíte Gen.te nuvem, um conjunto de soluções que auxiliam o RH durante todo o ciclo do colaborador na empresa. Junte-se aos mais de 1.000 clientes da LG que estão embarcando na transformação digital.

Rômulo Santos

Rômulo Santos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.