Que lições de liderança um engenheiro deixa para o RH?

Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s, conta como saiu do ramo da Ciência da Computação para a área de gestão de pessoas e dá dicas para líderes.

Eleito em 2017 o RH mais admirado do Brasil, em premiação promovida pelo Grupo Gestão RH, Marcelo Nóbrega coleciona algumas histórias de superação que o levaram até o cargo de Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s. Em entrevista à LG lugar de gente, ele conta como surgiu a paixão por gestão de pessoas e deixa lições de liderança para aqueles que desejam desenvolver o potencial de suas equipes.

Vale mencionar que antes de chegar ao McDonald’s em 2014, Marcelo se especializou em Ciências da Computação, Finanças e Engenharia de Produção e passou boa parte de sua trajetória como executivo de recursos humanos em empresas multinacionais nos segmentos de Petróleo e Gás, de Bens de Consumo e de Serviços de Transporte Aéreo. Também ocupou cargos de gestão em TI, Compras, Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente.

Marcelo Nobrega_ Lições de liderança
Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s

Toda essa bagagem em outras áreas o levou a assumir um grande desafio: a diretoria de RH da petroleira argentina YPF, que começou suas operações no Brasil em 1997. “Na época, o presidente da empresa estava procurando alguém para o departamento de gestão de pessoas e me convidou para assumir essa função devido à minha experiência em transformação de negócio. Ele não queria um profissional tradicional de RH, mas alguém que tivesse visão do todo”, comenta o diretor de RH do McDonald’s.

Essa experiência somada aos grandes projetos que Marcelo participou, geralmente voltados para a transformação de estratégia e da cultura corporativa no Brasil, na América Latina e nos EUA, no contexto de aquisições, fusões, spin-offs e startups, o levou a grandes aprendizados. Confira alguns deles:

Conte com bons profissionais

Durante sua experiência na petroleira, Marcelo acabou assumindo também os departamentos de sistemas, compras, saúde, segurança e meio ambiente. “Nesse período, meu grande aprendizado foi: ‘preciso ter gente boa na minha equipe, pois nunca conseguirei conhecer profundamente todas essas áreas’. Em dois anos, passamos de zero para três mil pessoas na companhia e a constar na lista das 300 maiores empresas no Brasil. Foi um período profissional bastante recompensador”, ressalta.

Trabalhe em equipe

Em 2017, Marcello recebeu o título de “O RH mais admirado do Brasil”, conquista que ele atribui ao seu time. “Eu preciso afirmar que esse reconhecimento foi fruto de um trabalho que inclui minha equipe e todos aqueles que trabalham no McDonald´s. A empresa tem diversas ações bem interessantes que podem explicar isso. Mas algo que se destaca é a vocação da companhia para a geração de oportunidades de primeiro emprego. Somos um dos maiores empregadores do país, principalmente, de jovens”, completa.

Estabeleça metas audaciosas

Para Marcelo, as pessoas gostam de ser desafiadas, mas é importante deixar bem claro que o fim não justifica os meios. “Não é alcançar os resultados de negócio a qualquer preço. É preciso ser ético, respeitoso, colaborativo e contribuir para o progresso da empresa e da sociedade como um todo”, reforça o diretor.

Ele ressalta ainda que é fundamental comunicar bem os objetivos, ser transparente, estabelecer metas intermediárias, não mudar a regra do jogo e dar feedback frequentemente. “Além de mostrar a direção, também é papel do líder prover os recursos e treinamentos necessários e ajudar os colaboradores a superar os obstáculos que serão encontrados. Por fim, deve-se reconhecer e recompensar quando o resultado desejado é alcançado”, pontua Marcelo.

Desenvolva seus colaboradores

Outra dica do diretor de RH do McDonald´s é que a liderança deve promover o aprendizado constante através da criação de planos de desenvolvimento individuais (PDIs) para cada membro do time. “Nesse plano, deve estar refletido o objetivo profissional deles, a trajetória para se chegar lá e as experiências e aprendizados que devem ocorrer. Aloque as pessoas em funções em que elas poderão brilhar, ou seja, nos quais seus pontos fortes serão valorizados”, finaliza Marcelo.

Quer conhecer outras lições de liderança? Não deixe de ler o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”. Clique aqui para baixar gratuitamente.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.