Compartilhe

Como melhorar os resultados na gestão do capital humano?

Para o especialista em desenvolvimento de pessoas, José Hipólito, o RH precisa de bons processos e ferramentas

Nos dias atuais, a dinâmica de negócio demanda respostas rápidas das organizações e uma grande capacidade de adaptação, que só é possível por meio da atuação de seus profissionais. O que exige uma atenção especial à gestão do capital humano. De acordo com José Hipólito, pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA) e sócio da empresa Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, atrair, desenvolver, engajar e reter talentos qualificados, autônomos no exercício de seu trabalho e antenados ao que acontece dentro e fora da companhia, podem ser considerados elementos decisivos na obtenção de bons resultados.

Fato esse que vem sendo constatado por diversos estudos. Um deles é o “Global Fluency: How better communication improves business performance”, realizado em 2017 pela EF Education First em parceria com a Longitude, empresa de consultoria. A pesquisa, que contou com participação de 500 executivos de negócios e recursos humanos de 17 países, revela que as companhias que mais investem no desenvolvimento de seus colaboradores estão propensas a crescer 5% a mais no ano em comparação com suas concorrentes.

melhorar os resultados gestão do capital humano

Segundo José Hipólito, para alcançar bons resultados, o RH precisa ter foco e estar instrumentalizado com bons processos e ferramentas. “Na minha visão o principal desafio consiste em realmente internalizar os critérios e soluções de gestão de pessoas e atuar em seu amadurecimento gradual e contínuo, em um mundo em que a atenção das pessoas e dos gestores se encontra bastante dividida com outras prioridades ou ações emergenciais. Para isso, é importante introduzir alguns ‘rituais’ que convidem para a gestão do capital humano. Por exemplo, criar o hábito de dar feedback, avaliar o desempenho, dialogar sobre o desenvolvimento dos talentos, entre outros, até que as práticas se incorporem à cultura da organização”, comenta.

Apoio da tecnologia

José Hipólito, pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA) e sócio da empresa Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

O especialista afirma que as soluções de RH auxiliam as empresas nesse processo. “Cada vez mais precisamos de informações de maneira rápida e segura, que podem ser conseguidas por meio da tecnologia, para a tomada de decisão. Ter uma solução que concentre os dados sobre as pessoas, que organize e permita acesso rápido aos critérios, que balize sua gestão e que facilite o diálogo entre gestores e profissionais sobre sua contribuição e desenvolvimento são aspectos críticos para o sucesso na gestão do capital humano. Hoje, inclusive, as ferramentas nos permitem irmos além, peneirando dados e subsidiando a gestão com informações que possivelmente não teríamos sem o emprego de tecnologia. Essa é, por exemplo, a proposta do People Analytics”, finaliza José Hipólito.

Gostou do tema? A gestão do capital humano também exige a preparação para a sucessão dos colaboradores. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira o ebook “Sucessão: como ir da teoria à prática”.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.