Liderar pelo exemplo: 5 maneiras de implementar na sua empresa

Especialista conta como gestores podem inspirar suas equipes, promovendo influência positiva e impulsionando o sucesso organizacional.

A liderança é um fator fundamental na gestão de pessoas, pois é por meio dela que os líderes influenciam, motivam e orientam suas equipes. Embora existam várias abordagens e estilos de liderança, um princípio fundamental permanece inalterado: liderar pelo exemplo.

Neste artigo, Adriano Lima, Global CHRO da Minerva Foods, explora o poder da liderança pelo exemplo na gestão de pessoas e como essa abordagem pode transformar equipes, impulsionando o sucesso organizacional. Confira a seguir!

A influência exemplar como ferramenta de liderança

A liderança pelo exemplo envolve agir em conformidade com os valores e padrões que se espera dos outros. É uma forma poderosa de influência, pois demonstra autenticidade, integridade e comprometimento com os princípios estabelecidos.

Nesse sentido, ao liderar inspirando por meio do comportamento, cria-se um cenário de confiança e respeito. Isso permite estabelecer um ambiente em que os colaboradores se sentem motivados a seguir as orientações de seus líderes.

De acordo com Adriano, um dos grandes desafios para qualquer pessoa hoje em dia é ser líder de si mesmo. “Um bom gestor é aquele que equilibra todas as dimensões da sua vida, mantendo um desempenho linear e sendo capaz de inspirar”.

O avanço da transformação digital na gestão de pessoas

A transformação digital está redefinindo a forma como o RH gerencia pessoas. Essa revolução tecnológica trouxe consigo uma série de ferramentas e soluções inovadoras que impactam todo o setor, inclusive os líderes.

Exemplo disso, destaca Adriano, é uma maior capacidade de análise e utilização de dados. “As empresas podem coletar e analisar informações sobre seus colaboradores, como desempenho, engajamento e histórico profissional, de forma mais abrangente e detalhada”.

Esses dados são fundamentais para tomar decisões embasadas, identificar talentos, descobrir lacunas de habilidades e implementar ações de desenvolvimento individualizado. Como consequência, os gestores atuam de forma mais assertiva na orientação para resultados.

Liderar pelo exemplo: 5 maneiras para inspirar os colaboradores

Veja 5 dicas de como engajar os colaboradores por meio do exemplo:

1- Seja íntegro e coerente

Gestores que lideram pelo exemplo são consistentes em suas ações e palavras, alinhando suas atitudes com os valores da organização. Isso cria uma cultura de integridade, em que os colaboradores se sentem seguros e confiantes em seguir os exemplos positivos estabelecidos por seus líderes.

2 – Saiba modelar os comportamentos desejáveis

Ao liderar pelo exemplo, tem-se a oportunidade de modelar os comportamentos desejáveis em suas equipes. Caso se espere que os colaboradores sejam pontuais, comprometidos e colaborativos, deve-se demonstrar essas qualidades em seu próprio trabalho diário. Através da observação, os membros da equipe são influenciados e motivados a adotar esses comportamentos.

3 – Inspire motive a sua equipe

Seja a fonte de inspiração e motivação para seus colaboradores. Ao testemunhar um gestor engajado, apaixonado e dedicado, os membros da equipe sentem-se incentivados a alcançar seu melhor desempenho. Esse tipo de liderança cria um ambiente estimulante, onde o trabalho em equipe e o crescimento individual são valorizados.

4 – Desenvolva os talentos dos seus colaboradores

Líderes focados em serem exemplos estão comprometidos com o desenvolvimento de talentos em suas equipes. Eles compartilham conhecimento, orientam e capacitam os colaboradores, encorajando-os a se tornarem líderes em potencial.

Dessa forma, ao investir no crescimento das pessoas ao seu redor, é possível promover uma cultura de aprendizado contínuo e progresso organizacional.

5 – Saiba resolver conflitos e gerir crises

Em momentos de conflito, a liderança tem um papel primordial na gestão da crise. Por isso, é fundamental manter a calma, agir com empatia e tomar decisões assertivas como um guia para a equipe. Essa abordagem tranquilizadora ajuda a reduzir o estresse, a melhorar a resolução de problemas e a fortalecer a coesão da equipe em momentos desafiadores.

Fica claro que liderar pelo exemplo é uma abordagem poderosa na gestão de pessoas. Afinal, agindo em conformidade com os valores e comportamentos desejáveis, os gestores estabelecem um padrão de excelência e inspiram seus colaboradores a segui-los.

Como consequência, essa forma de liderança fortalece a cultura organizacional, estimula a motivação, o desenvolvimento de talentos e a resolução de conflitos. Sendo assim, ao adotar essa abordagem, os líderes se tornam agentes de mudança positiva, impulsionando o sucesso e o crescimento sustentável de suas equipes e organizações como um todo.

Quer tornar as atividades de atrair, selecionar, treinar, desenvolver e reter talentos mais fáceis e assertivas? Com as soluções para gestão de talentos da LG lugar de gente, você consegue. Clique aqui e saiba como as nossas ferramentas podem contribuir com a sua empresa.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.