5 livros sobre ESG para entender mais sobre a temática

Confira as recomendações literárias que aprofundam seu conhecimento em práticas sustentáveis, de responsabilidade social e de governança corporativa. Leia o artigo completo!

Conforme um pesquisa no site do Pacto Global, espera-se que até 2025, 57% dos ativos em fundos mútuos na Europa estejam alocados naqueles que aplicam critérios ESG, totalizando US$ 8,9 trilhões, comparado a 15,1% no término do ano anterior. Por isso, mostra-se cada vez mais necessário aprofundar o conhecimento sobre o tema e como implementá-lo na sua organização. Para ajudar você nessa missão, separamos uma lista de livros sobre ESG que podem inspirar ou aprimorar às técnicas na sua empresa. Confira a seguir!

1. O poder transformador do ESG: como alinhar lucro e propósito

Explore como transformar sua empresa na melhor do planeta e na mais benéfica para ele. Este livro procura criar valor sustentável para todos os interessados, respondendo à crescente demanda por responsabilidade social e ambiental por parte das empresas.

Inspirada em duas décadas e meia de carreira, a líder empresarial Paula Harraca introduz os 7 Cs da competitividade consciente: causa, cultura organizacional, colaboradores, clientes, capital, comunidade e competitividade estratégica.

Esses são os pilares que guiam líderes de qualquer setor ou indústria que buscam entregar resultados e permanecer pertinentes.

Com ele, você poderá se aprofundar em insights sobre como incorporar essa filosofia de forma prática e efetiva em seu empreendimento para prosperar e sobressair-se ante os desafios futuros.

2.  Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança corporativa

“Introdução ao ESG” visa familiarizar o leitor com a multifacetada temática. Apresenta conceitos e diretrizes úteis para estudantes e profissionais nas áreas de Direito, Administração, Comunicação Social, além de empreendedores.

Distribuído em sete capítulos, o autor aborda a evolução histórica e os fundamentos do ESG. Detalha cada componente da sigla, as práticas recomendáveis sob a ótica do marketing social e alertando para os riscos do “greenwashing”.

Embora não pretenda ser uma exploração exaustiva do tema, já que se propõe como uma introdução, o livro busca estimular a curiosidade e a reflexão do leitor sobre nossas responsabilidades e ações necessárias para fazer do mundo um lugar melhor.

3. Fundamentos do ESG: geração de valor para os negócios e para o mundo

Qual é a função das corporações no capitalismo moderno? Será que elas têm responsabilidades que transcendem o compromisso com seus acionistas? De que forma as empresas podem legitimamente buscar o lucro?

Questões como essas têm sido analisadas por economistas e advogados por décadas e, recentemente, as respostas estão evoluindo significativamente.

Este livro discute como as empresas podem conciliar objetivos econômicos com responsabilidades sociais, mostrando que é possível — e necessário — gerar lucro através da adoção dessas práticas.

Através de teorias e, mais importantemente, práticas, fica evidente que a incorporação autêntica de práticas relacionadas a ESG é crucial para a longevidade e sucesso de qualquer empresa.

4. Vamos falar de ESG? Provocações de um pioneiro em sustentabilidade empresarial

Desde que ganharam voz através de influentes figuras do setor financeiro, os indicadores de ESG deixaram de ser notas de rodapé nos relatórios de grandes empresas – quando efetivamente apareciam – para se tornarem pontos de foco para CEOs, CFOs e membros de conselhos.

Seja pela renovação de sua imagem, pelas duras lições de uma era marcada por pandemias ou pelo impulso das novas gerações que entram no mercado de trabalho e consumo, o debate é amplo e necessário.

A verdade é que a sustentabilidade no mundo corporativo nunca foi tão valorizada quanto agora. E quem melhor para ponderar sobre esta evolução do que aqueles que, durante anos a fio, foram precursores solitários dessa discussão?

Ricardo Voltolini está entre essas pioneiras vozes. Como um observador perspicaz da transição desde a negligência de lideranças até a corrida para se adaptar ao conceito em voga, ele tem compartilhado suas visões, reflexões e questionamentos por meio de artigos e deste livro.

5. ESG investing: um novo paradigma de investimentos?

A governança focada em aspectos ambientais, sociais e corporativos promove a adoção de práticas de negócios sustentáveis e integradas ao cotidiano empresarial.

Iniciativas como mercados financeiros desenvolvidos em torno de títulos sustentáveis, empreendimentos voltados para o impacto social e uma variedade de novas métricas para avaliar os impactos socioeconômicos de investimentos sustentáveis são parte deste conjunto inovador de estratégias e ferramentas de gestão.

Este livro, elaborado por especialistas do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, detalha esses mecanismos e avaliações. Além disso, apresenta estudos de caso reais de empreendimentos sustentáveis bem-sucedidos.

Com foco particular na região Amazônica, a obra aborda como os esforços de inclusão social e econômica se alinham aos desafios de inovação para um aproveitamento mais eficiente da biodiversidade, destacando importância desta área para o futuro da humanidade.

Quer aprofundar ainda mais seu conhecimento e saber como o RH pode contribuir para transformar as empresas? No webinar “O papel do RH na implementação de práticas de ESG”, você vai acessar um conteúdo completo liderado por especialistas de mercado. Confira aqui!

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.