Como a mobilidade pode tirar o feedback contínuo do papel?

Data 23/07/2018
feedback contínuo

Quando um projeto é encerrado, o anseio da maioria dos colaboradores é saber se seu desempenho foi satisfatório, se sua performance foi destaque ou se existem pontos a serem melhorados. Mas se por um lado a demanda dos funcionários é por feedback contínuo e mais rápido, por outro, os líderes enfrentam a dificuldade de ter que conciliar essa atividade com as demais demandas e urgências do dia a dia.

Muitas vezes, nessa busca por equilibrar as funções, o feedback acaba sendo deixado de lado. Isso porque é comum que uma ação, quando incorporada à rotina, seja vista como menos importante dentro dos demais projetos e acabe sendo despriorizada. Nesse contexto, a mobilidade vem despontando como uma alternativa para otimizar essa atividade e dar mais transparência ao processo de avaliação de desempenho. Afinal, se são muitos os envolvidos em uma tarefa, por que apenas o gestor deve avaliar o colaborador?

feedback contínuo

Para o Vice-presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, ao incorporar um software ao processo de feedback, RH, líderes e liderados ficam resguardados, pois a solução permite mapear atividades de desenvolvimento e apoia o registro e a gestão do conhecimento na organização. “Utilizar o app de feedback é importante para gerar engajamento e apoiar a transformação cultural e digital, além de gerar informações muito ricas para ações através de People Analitycs”, argumenta ele.

Mais colaboração, menos centralização

Pensando nesse cenário, a LG lugar de gente lançou o aplicativo Feedback Gen.te, uma solução que promove a cultura de feedback contínuo e eleva a gestão de desempenho a um novo nível. Com ela, é possível por exemplo dar e receber feedbacks individuais e coletivos em tempo real. Isso significa que líderes, pares, liderados, e até mesmo o cliente, podem participar deixando sua colaboração. Veja um exemplo prático:

4 - Enviar feedback contínuo

Com o aplicativo, também é possível acompanhar as atividades sugeridas para desenvolvimento de algum gap. Ao realizar as tarefas propostas, tanto o funcionário que recebeu o feedback, quanto o que indicou recebem pontos dentro da ferramenta, através da gamificação. Assim, de forma lúdica e divertida, os colaboradores podem parabenizar outros colegas pelo reconhecimento recebido. Também podem sinalizar se estão de acordo com o feedback. Isso ajuda a reforçar e qualificar o feedback recebido.

Como o Feedback Gen.te pode ajudar sua empresa a aplicar o feedback contínuo? Felipe Azevedo destaca pelo menos cinco benefícios que o aplicativo proporciona para o dia a dia de colaboradores, gestores e RH. Confira:

  • Ajuda o colaborador a ter uma compreensão mais clara de suas oportunidades de desenvolvimento, uma vez que recebe avaliações de colegas de toda a organização;
  • Ajuda a manter as metas individuais e de negócios alinhadas através das informações em tempo real sobre desempenho;
  • Promove o aprendizado contínuo através do feedback dado entre os colegas;
  • Possibilita implantar ações corretivas com maior agilidade, isso porque o profissional visualiza imediatamente os resultados de seu desempenho;
  • Cria um ambiente de trabalho positivo, no qual todos ajudam uns aos outros a se desenvolverem.

Se interessou pelo aplicativo? Quer saber mais sobre como ele funciona na prática? Clique aqui e baixe o material explicativo.