Orçamento de pessoal na prática: como superar os desafios?

Data 19/02/2018
orçamento de pessoal

Organizar o orçamento de pessoal de uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário estimar os gastos com o capital humano analisando diversas variáveis, dentre elas o salário, os benefícios e os encargos sociais, e garantir que o planejamento atenda às necessidades do negócio.

E os desafios não param por aí. Na hora de elaborar o planejamento orçamentário, uma das maiores dificuldades das companhias é reunir as informações, que ficam espalhadas em diferentes setores. Sem falar que, muitas vezes, é preciso utilizar 2 ou mais ferramentas no processo, além de executar a compilação manual dos dados.

Esses são alguns cenários comuns enfrentados pelas organizações brasileiras, que tornam a atividade de planejar e elaborar o orçamento de pessoal vulnerável, dificulta a confiabilidade e a precisão dos cálculos gerados e afeta o controle de custos da empresa, de forma geral.

orçamento de pessoal

Em companhias com muitos colaboradores, o processo se torna ainda mais complexo para o RH. Com mais de 7 mil colaboradores, a VLI, empresa que oferece soluções logísticas, possui o desafio de minimizar o trabalho operacional e aumentar a segurança nos resultados dos cálculos com o orçamento de pessoal da companhia. Afinal, esse número tem grande representação nos custos fixos da organização.

De acordo com Eduardo Marques, Analista de RH da VLI, o processo era oneroso e sujeito a erros, devido a quantidade de dados que eram gerados, consolidados e importados manualmente. Ele relata que também não era possível realizar a análise mensal dos gastos com pessoal, o que comprometia a eficácia do controle de custos da companhia.

A empresa conseguiu reverter a situação investindo em tecnologia para o orçamento de pessoal. Para falar sobre como a VLI tem superado seus desafios, a LG lugar de gente convidou o Gerente de Remuneração e Benefícios da VLI, Marcos Matheus; o Analista de RH da VLI, Eduardo Marques; e o Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto, para o webinar “O desafio de transformar o orçamento de pessoal da VLI”. O evento on-line e gratuito acontecerá no dia 2 de março às 10h30 (horário de Brasília).