Como o ponto digital pode tornar melhor as rotinas do seu RH

Mais ágil e menos burocrático, solução impacta positivamente a experiência do colaborador, economiza tempo dos gestores e reduz custos para a organização

O controle de ponto de uma empresa é tão relevante quanto sua folha de pagamento. Mais do que isso, ambos estão diretamente ligados e qualquer falha é capaz de desencadear um efeito cascata que pode gerar impactos ao caixa da companhia e autuações trabalhistas. Diante disso, a adoção do ponto digital tem agregado segurança ao sistema, além de poupar tempo do RH e melhorar a experiência do colaborador.

ponto digital

É o que afirma o Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto. “O uso do ponto digital sem dúvida impacta na satisfação dos colaboradores. E, com a redução de custo e tempo gasto com esse controle, a aplicação tem benefícios também para a empresa”.

De acordo com Marcello, a incorporação da tecnologia nas rotinas de gestão de pessoas é um reforço que não deve ser ignorado. Para ele, cada negócio tem seus obstáculos assim como também há uma solução adequada a cada necessidade.

Ponto digital: fácil e flexível

Um dos gargalos do método tradicional de controle de ponto está no fato de que o colaborador precisa do contato direto com um aparelho estático presente na empresa para registrar sua entrada e sua saída. Seja por meio de uma catraca ou de uma máquina de ponto eletrônico, esse modelo tem limitações que podem gerar, por exemplo, filas. Contudo, mesmo com esses gaps, o registro das horas de entrada e saída dos funcionários deve receber atenção, visto a responsabilidade prevista no Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Além dos fatores citados acima, desde a Portaria nº 373, de 2011, é permitida a celebração de jornadas flexíveis por meio de acordos entre organização e colaborador. A flexibilização de horários permitida pela Portaria poderia ser um desafio, mas a possibilidade de registro remoto do ponto digital por aplicativo auxilia a empresa a fazer esse controle.

Dando como exemplo os recursos mobile, ele aponta alguns desafios comuns às empresas que podem ser sanados com a tecnologia. “É possível fazer o controle de ponto pela definição de um raio de alcance na localização da empresa. Também há a possibilidade do registro off-line, ou seja, quando o colaborador está em um lugar sem conexão de rede, o ponto é batido e posteriormente transmitido ao se conectar à internet. Há ainda a opção de ponto por foto, através do qual o colaborador que vai participar de um evento pode tirar uma foto e bater seu ponto assim. De acordo com a necessidade da empresa, existem diversas funcionalidades”, ressalta.

Integrado e desburocratizado

Fundamental na rotina da gestão organizacional, o controle de ponto é uma das prioridades em cerca de 95% dos clientes da LG lugar de gente, conforme estima o Diretor de Produtos da companhia.

Embora a adoção de ferramentas mobile esteja diretamente ligada às políticas da empresa, Marcello esclarece como o recurso de ponto digital pode tornar o trabalho do RH mais integrado e menos burocrático. Mais do que isso, associado ao armazenamento em nuvem, como o da Suíte Gen.te nuvem, essas soluções tornam-se acessíveis a todos os colaboradores em qualquer lugar e permanecem constantemente atualizadas.

“O mais usado realmente é o batimento do ponto, pois todo funcionário usa várias vezes por dia. Mas temos outras tarefas que são mensais ou quinzenais, como o fechamento do ponto, a emissão do cartão, dentre outras. Então, além do ponto em si, também é possível distribuir essas facilidades para seus líderes e suas equipes”, completa.

ponto digital

Para Marcello Porto essa é uma evolução natural. “Antes, havia um cartão que era perfurado por uma máquina, depois foram criadas as catracas, veio o uso da impressão digital, as máquinas de ponto eletrônico e agora usamos o smartwatch. A tecnologia tem ajudado a superar esse desafio permitindo novas formas de identificar esses dados. Em breve, é provável que ao entrar na indústria seja feito o reconhecimento facial do funcionário permitindo saber que ele entrou. Isso pode se tornar ainda mais fácil”, finaliza.

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leticia.almeida

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