Programa de estágio: por que investir em jovens talentos?

Contratação de estudantes pode ser uma forma de “gerar talentos” para as companhias

Sua empresa possui um programa de estágio? Abrir as portas das organizações para estudantes pode trazer benefícios para as companhias. É o que defende Wilson Risolia, Diretor Presidente da Falconi. Segundo ele, quando as organizações oferecem oportunidades para jovens talentos, é possível melhorar a marca empregadora, otimizar as contratações e reduzir custos.

De acordo com o diretor da Falconi, investir em novos talentos deve ser um assunto em pauta no RH, pois pode significar redução de custos no futuro. “Caso as companhias não se aproximem da formação desses estudantes, lá na frente, os gastos com recrutamento, seleção e capacitação desses colaboradores será muito maior”, completa Wilson.

programa de estágio

Uma das formas de se fazer isso é através de um programa de estágio. Mais do que uma porta de entrada para o mundo corporativo, para muitos estudantes, esse é o primeiro contato com a realidade da profissão escolhida. De acordo com a pesquisa “O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2018”, realizada pela Companhia de Estágios, que ouviu mais de 5 mil estudantes de todas as regiões do país, jovens que trabalham na área durante o período de formação demonstram maior preocupação em melhorar o currículo do que aqueles que ainda estão em busca de uma vaga, revelando que a experiência proporciona uma conscientização maior sobre o nível de exigência do mercado de trabalho.

Programa de Estágio da LG lugar de gente

Sempre atenta ao desenvolvimento de pessoas, a LG lugar de gente também investe na formação de novos talentos. No Programa de Estágio da empresa, além da oportunidade de ampliarem seus conhecimentos em sua área de formação, os jovens profissionais aprendem sobre o negócio da LG. São 30 horas semanais sendo que, nos primeiros três meses, os estagiários dedicam quatro horas ao treinamento em sala de aula, com especialistas da LG lugar de gente, e as demais duas horas aos seus respectivos departamentos de atuação. O programa tem um ano duração.

Após o programa de estágio, os estudantes que se destacam são contratados pela companhia. Karla Casagrande, Analista de Requisitos na LG lugar de gente, passou por essa experiência. “Quando fui aprovada no Programa de Estágio, em 2011, fiquei muito feliz em saber que iria fazer parte de uma empresa que valoriza os estagiários e que teria oportunidades de desenvolvimento profissional”, conta ela.

Gilmar Xavier, que foi aluno do Programa de Estágio da LG em 2016 e hoje atua como Analista de Negócios na empresa, relata sua experiência. “Ao entrar na LG pelo Programa de Estágio, minha expectativa era justamente conseguir conciliar meu conhecimento teórico, adquirido na universidade, com o prático, que eu viria a aprender. Trabalhar na LG é estar sempre evoluindo, seja com o apoio de seus colegas de equipe no dia a dia ou individualmente, afim de entregar soluções completas e modernas aos nossos clientes. A empresa entende a importância do desenvolvimento de seus profissionais”, destaca.

A LG lugar de gente está com as inscrições abertas para o Programa de Estágio 2019. Podem se candidatar estudantes a partir do 3º período de cursos de graduação em TI e áreas relacionadas. Confira detalhes clicando aqui.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.