Proteção de dados: o RH na nuvem é seguro?

Especialista fala sobre medidas adotadas pela Microsoft, parceira da LG lugar de gente, para garantir a segurança das informações

Muito mais do que tendência, ter o RH na nuvem já é uma realidade nas companhias de todo o mundo. Estudos do Gartner Group apontam que os investimentos das organizações brasileiras em nuvem devem chegar a US$ 20 bilhões ainda este ano.

Agora, em tempos de adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) no Brasil, ressurge a dúvida: as informações do meu RH estão realmente seguras na nuvem?

O que dizem os especialistas?

Antes de falarmos sobre a segurança dos dados na cloud, vamos entender o que tem levado as empresas a migrar o RH para nuvem. Para Klaus Schwab, autor do livro “The Fourth Industrial Revolution”, a cloud computing traz diversos benefícios, pois é um grande catalisador capaz de armazenar essa infinidade de dados.

Através de modelos de inteligência artificial aplicados às informações disponíveis na nuvem, é possível extrair insights para a gestão de pessoas e, consequentemente, para o negócio. “Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, afirma.

De acordo com Cezar Taurion, Diretor e Parceiro de Transformação Digital e Economia da KICK Ventures e Ex-evangelista de tecnologia da IBM, a adoção da nuvem deve ser uma das estratégias prioritárias para as empresas e para a gestão de pessoas nos próximos anos. “Da perspectiva econômica, a computação em nuvem é uma resposta à antiga demanda do mercado de não ter que fazer pesados investimentos prévios para obter recursos de TI. Por isso, a mudança para a nuvem é inexorável. Lutar contra não vai impedir que ela aconteça”, destaca.

O que as empresas ganham com o RH na nuvem?

Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, pontua que a gestão de pessoas fica muito mais rápida e estratégica com a cloud computing. “Com a nuvem, o RH não precisa se preocupar com manutenção e atualizações do sistema, pois isso passa a ser feito pelo próprio fornecedor.

Além disso, não tem necessidade de grandes gastos com infraestrutura, o que diminui a dependência da TI. Sem contar que a implantação é ágil e simples, proporcionando um retorno rápido sobre o investimento”.

Os dados estão seguros?

Uma das maiores dúvidas quanto a adoção da nuvem para o RH é sobre a segurança das informações. Afinal, as empresas deixam de arquivar seus dados em grandes data centers, cujo domínio é da própria organização, para armazená-los na cloud, geralmente pertencentes a um provedor.

Apesar de muitos acreditarem que a tecnologia em nuvem envolve riscos, na verdade, ela é considerada uma das mais seguras, como afirma a consultoria internacional Gartner. Isso porque os provedores de serviços precisam estar sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias do mercado, adotando padrões e normas internacionais de privacidade e segurança dos dados.

André Vital, Evangelista Técnico da Microsoft, que é a provedora de tecnologia nuvem da LG lugar de gente, fala sobre as medidas tomadas pela empresa para garantir a segurança dos dados. O especialista conta que a companhia gasta cerca de 1 bilhão de dólares por ano em Segurança e Proteção de Dados e é a provedora de nuvem que tem mais certificados de segurança aplicados de forma prática.

Como a segurança é garantida?

André explica que as informações dentro do data center são segregadas e controladas. “Os dados são totalmente isolados. Eles estão guardados em níveis completamente separados um do outro. Não existe a menor condição ou possibilidade de pessoas da Microsoft, outros clientes, provedores de dados ou de serviços usarem ou conseguirem visualizar dados que não são seus”, detalha.

Além disso, André explica que todas as tarefas que são feitas dentro do data center, por funcionários ou máquinas, são auditadas. “Após a auditoria, tudo é revisado através de algoritmos de Inteligência Artificial, que geram reports que também são revisados. Sempre levando em consideração políticas de proteção e segurança de dados dos clientes e parceiros”, explica.

Quer saber mais sobre os benefícios de ter o seu RH na nuvem? Conheça a Suíte Gen.te nuvem da LG lugar de gente. Confira nossas especificações técnicas, infraestrutura, tecnologia e saiba como funciona a operação dos nossos data centers, desde o monitoramento até os backups. Clique aqui para ver detalhes.

Publica em abril de 2019 e atualizada em novembro de 2020.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.