
Transformação digital, atração e engajamento das novas gerações, alinhamento com a estratégia, estímulo às novas competências e aumento de performance. Esses são alguns temas que preocupam a gestão de pessoas e estão sempre presentes na pauta dos CEOs. O que eles têm em comum? A necessidade de contar com um RH mobile para que, de fato, saiam do papel.
Para Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, o sucesso na implementação dessas estratégias dependerá cada vez mais da tecnologia mobile aplicada ao RH. “A afirmação pode parecer forte a princípio, mas os dispositivos móveis mudaram a forma como nos conectamos com o mundo e, claro, transformaram o modo como as empresas devem fazer a gestão de seus colaboradores”, reforça o diretor.
Segundo ele, o RH caminha cada vez mais para plataformas de autoatendimento, muito por conta do perfil das novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho. Marcello reforça que a tendência é que a gestão de pessoas siga o exemplo dos bancos. “O setor bancário, por exemplo, saiu na frente e tem se consolidado como referência em uso de soluções mobile”, destaca.
O que já dá para fazer através dos aplicativos?

Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente
De acordo com Marcello Porto, muitas atividades já contam com aplicativos móveis. “Eu acredito que o futuro do RH é ser cada dia mais mobile, a começar pela atração de talentos. Hoje, as empresas já têm à sua disposição aplicativos que contam com games, entrevistas por vídeo e recrutamento via redes sociais, facilitando a busca e o cadastro de vagas e, muitas vezes, possibilitando a participação em processos seletivos, que não precisam mais ser conduzidos presencialmente”, explica o diretor.
Mas não para por aí. Marcello reforça que há ainda as tarefas diárias como marcação de ponto, consulta de holerite, solicitação e aprovação de férias, e as atividades relacionadas ao desenvolvimento, como treinamentos, aplicação e formalização de feedbacks recebidos no dia a dia. “A regularização dos feedbacks, algo que sempre foi desejável pelas empresas, mas encontrava barreiras nas ferramentas para se concretizar, tornou-se realidade no mobile, ambiente propício para esse tipo de ação”, pontua ele.
Por onde começar uma estratégia mobile?
Diante dessa necessidade, Marcello comenta que é importante buscar no mercado ferramentas que suportem o crescimento do negócio em longo prazo. “Além disso, priorize aplicativos que estejam em constante atualização e que façam a integração com outros subsistemas da gestão de pessoas, como a folha de pagamento. Por fim, valorize parceiros que estejam atentos às necessidades do seu capital humano. Afinal, são as pessoas que geram valor para as companhias e a tecnologia deve estar sempre a serviço delas e não o contrário”, completa Marcello.
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