10 ações para promover a saúde mental no trabalho

Aprenda a estimular o bem-estar psicológico no ambiente laboral. Leia agora!

Como o ditado diz, “trabalhar dignifica o homem”, contudo, o aumento da pressão nas organizações pode ameaçar o bem-estar psicológico dos funcionários. Exigências por desempenho, o temor ao desemprego e um ambiente corporativo hostil são fatores que podem induzir estados de fadiga, ansiedade, tensão e esgotamento entre os trabalhadores, impactando negativamente sua saúde mental trabalho.

No entanto, a relevância do cuidado com a saúde ainda é frequentemente subestimada e cercada de estigma. Se você é um profissional de RH interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre esta questão, siga com a leitura!

O que é saúde mental?

Saúde mental é definida como um estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com as pressões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade.

Este conceito, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatiza que a saúde mental vai além da mera ausência de distúrbios psicológicos ou deficiências. Ela abrange a capacidade de gerenciar efetivamente pensamentos, emoções, comportamentos e interações.

Nesse sentido, a saúde mental é um componente crítico do bem-estar geral, influenciando diretamente a forma como pensamos, sentimos e agimos. Ela afeta nossa capacidade de enfrentar o estresse, superar desafios, construir relacionamentos e recuperar de adversidades.

Afinal, não se trata apenas de uma preocupação com as doenças psiquiátricas, mas também a promoção de um ambiente que apoie o desenvolvimento psicológico saudável, resiliência e bem-estar emocional.

Vários fatores podem impactar a saúde mental de uma pessoa, incluindo a genética, experiências de vida, como trauma ou abuso, e fatores biológicos, como desequilíbrios químicos no cérebro. Além de também poder ser afetada por fatores socioeconômicos, como pobreza e isolamento social.

Por fim, é nítida a importância do cuidado com a saúde mental o que leva à promoção de estratégias de prevenção, intervenções precoces, tratamentos eficazes e programas de recuperação que apoiam a resiliência e o bem-estar das pessoas.

A conscientização e a desestigmatização das questões de saúde mental são vitais para encorajar indivíduos a buscar ajuda e apoio quando necessário.

Qual a importância da saúde mental no trabalho?

A importância da saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade, satisfação e bem-estar geral dos colaboradores, além de ter um impacto significativo no sucesso das organizações.

Um ambiente que promove a saúde mental e o bem-estar contribui para a redução do absenteísmo, diminuição da rotatividade de pessoal e melhoria da moral da equipe, o que, por sua vez, pode levar a um aumento da eficiência e da produtividade.

Do ponto de vista econômico, investir na saúde mental dos trabalhadores é vantajoso para as empresas. Todavia, de acordo com pesquisa da Capita, realizada em 2022, 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses.

Nesse sentido, fica clara a importância de as organizações implementarem programas de apoio à saúde mental e bem-estar, isso garante a redução dos custos associados a licenças médicas, perda de produtividade e custos de recrutamento para substituição de funcionários.

Além disso, um ambiente de trabalho que valoriza e cuida da saúde mental de seus empregados pode melhorar a criatividade, a inovação e a capacidade de resolução de problemas dentro da equipe.

Trabalhadores com boa saúde mental são mais capazes de enfrentar o estresse, adaptar-se a mudanças e trabalhar de forma colaborativa com colegas. Tudo isso contribui para um ambiente de trabalho positivo e inclusivo.

Do ponto de vista da saúde pública, promover a saúde mental no trabalho também pode reduzir a prevalência de transtornos mentais na população geral. Isso se alinha aos objetivos de desenvolvimento sustentável da OMS, que incluem a promoção da saúde mental e o bem-estar como componentes chave para alcançar uma sociedade saudável e produtiva.

Portanto, a importância da saúde mental no trabalho é evidenciada não apenas pelos benefícios individuais para os funcionários, mas também pelos impactos positivos na eficácia organizacional, na economia e na saúde pública.

Encorajar práticas de trabalho saudáveis, oferecer suporte aos colaboradores com problemas de saúde mental e promover uma cultura de abertura e inclusão são passos essenciais para alcançar esses benefícios.

10 ações para promover a saúde mental no trabalho

Promover ações de saúde mental no ambiente de trabalho envolve a implementação de estratégias abrangentes que apoiam o bem-estar dos funcionários e criam uma cultura organizacional positiva. Aqui estão algumas abordagens eficazes:

1. Desenvolver políticas de saúde mental

Elas precisam ser claras e incluir a prevenção de assédio e discriminação, além de oferecer suporte a funcionários que enfrentam desafios de saúde mental.

2. Programas de conscientização e educação

Realizar sessões de treinamento e workshops para educar líderes e funcionários sobre a importância da saúde mental, reconhecimento dos sinais de alerta e formas de oferecer suporte.

3. Promover um ambiente de trabalho positivo

Fomentar um clima inclusivo e de suporte, que valorize a diversidade e promova a comunicação aberta. Também é importante encorajar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de reconhecer as conquistas dos funcionários.

4. Oferecer suporte psicológico

Disponibilizar acesso a serviços de apoio psicológico, como Programas de Assistência aos Empregados (PAE), terapia e aconselhamento, e garantir que os funcionários tenham conhecimento desses recursos.

5. Facilitar o acesso a treinamentos sobre gestão do estresse

Proporcionar treinamentos e recursos que ajudem os funcionários a desenvolverem habilidades de gestão do estresse e resiliência, como técnicas de mindfulness, gestão do tempo e habilidades de comunicação eficaz.

6. Promover práticas de trabalho flexíveis

Implementar ações como horários flexíveis, trabalho remoto e semana de trabalho comprimida, para ajudar os funcionários a gerenciar melhor o estresse e equilibrar as demandas da vida pessoal e profissional.

7. Encorajar a participação dos funcionários

Envolver os colaboradores na tomada de decisões e no desenvolvimento de iniciativas de saúde mental. Isso pode aumentar o engajamento e a sensação de pertencimento.

8. Monitoramento e avaliação

Realizar pesquisas e coletar feedback regularmente para avaliar o bem-estar dos funcionários e a eficácia das iniciativas de saúde mental implementadas, ajustando as estratégias conforme necessário.

9. Liderança engajada

Garantir que os líderes e gestores estejam comprometidos em promover a saúde mental, demonstrando empatia, oferecendo suporte ativo aos membros de sua equipe e liderando pelo exemplo.

10. Rede de suporte entre colegas:

Estimular a criação de redes de suporte entre os funcionários, onde possam compartilhar experiências e oferecer ajuda mútua, promovendo uma cultura de cuidado e apoio.

Implementar essas ações requer um compromisso contínuo por parte da liderança e dos funcionários para criar um ambiente de trabalho que valorize e promova a saúde mental como parte integrante da cultura organizacional.

Saiba mais sobre seu colaborador com as soluções da LG lugar de gente

É essencial desenvolver uma cultura organizacional que priorize os indivíduos. Onde a saúde mental e física, a realização profissional e a harmonia entre a vida pessoal e o trabalho sejam vistas como fundamentais.

Para cultivar tal ambiente de bem-estar, é crucial aprimorar e reforçar o setor de Recursos Humanos, visto que, apesar das variadas mudanças e tendências emergentes, a gestão de pessoas se concentra em maximizar seu potencial através do zelo e atenção.

Com o Termômetro das Emoções, disponível no Gen.te Agrega – Autoatendimento, solução da LG lugar de gente, é possível que os colaboradores, de forma anônima ou não, compartilhem suas experiências de maneira transparente, reduzindo ruídos e aumentando o senso de pertencimento.

Do outro lado, líderes e RH têm acesso a um painel intuitivo, em que as respostas são computadas e apresentadas em forma de insights poderosos.

Conheça mais sobre essa ferramenta aqui.

Thais Alves

Thais Alves

Jornalista pela UFG, pós-graduada em Marketing, Estratégias Digitais e Branding pela FacUnicamps e pós-graduanda em ESG pela BBI-Business Behavior Institute. Há mais de 10 anos pesquisando e estudando sobre questões raciais, diversidade, sustentabilidade e bem-estar da sociedade e do capital humano. Aprecio uma boa dose de café e conhecimento de qualidade.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.