Soluções para RH: como conseguir os melhores parceiros de negócios

Descubra como um fornecedor de sucesso pode alavancar e facilitar o dia a dia da gestão de pessoas nas empresas

Cada vez mais, a gestão de pessoas busca práticas, iniciativas e recursos para melhorar a experiência do colaborador e seus processos. Por isso, as soluções para RH seguidas por parcerias comerciais de confiança se tornaram excelentes aliadas para a gestão organizacional alcançar seus objetivos.

Essas associações não podem ser escolhidas antes de uma análise criteriosa. Isso porque elas serão responsáveis, junto ao setor de RH, pelo crescimento do negócio e envolvimento dos trabalhadores. Assim, devem ser avaliados o relacionamento, a tecnologia, os resultados, o tempo de resposta, entre outros pontos fundamentais para que a parceria seja de sucesso.

Foi esse o assunto abordado no 34º episódio do Podcast Pra Gente: “Como ampliar os serviços de RH com um único parceiro de tecnologia”. Nele, Leonardo Pimenta, Gerente de Inteligência Comercial na LG lugar de gente, e Fernando Nogueira, Diretor de Vendas da DocuSign, conversaram sobre a importância de cercar-se de fornecedores que alavancam o negócio e facilitam o cotidiano da gestão de pessoas.

Fernando comenta sobre as mudanças na relação de trabalho, entre pessoas e como tudo isso gerou algumas adversidades para todos.

Por que manter parceiros de negócios?

O parceiro de negócios é o agente que vai navegar dentro da companhia em todas as áreas, promovendo avanços operacionais e estratégicos. “É aquela entidade que não tem o objetivo fim. Ela deve ter uma responsabilidade, ser mais isenta no processo e trazer melhorias e sugestões para a empresa. Vai estar dentro, trazendo um olhar de fora”, conta Fernando.

Hoje, existem várias empresas que prestam esse serviço de forma especializada, como as soluções para RH, através de pessoas com conhecimento técnico, consultivo e processual. “O parceiro também traz a visão de mercado, para olhar problemas da empresa, identificar oportunidades e sugerir outras companhias com o objetivo de resolver esses desafios e gerar novas oportunidades para o negócio. Nesse processo, ambos têm que ganhar de algum lado”, explica o Diretor.

Parcerias de resultados

Para Fernando, dispor de plataformas integradas é crucial para colher resultados positivos. “Pela DocuSign, oferecemos mais de 300 integrações com sistemas diferentes, inclusive, com ferramentas concorrentes, porque a decisão deve sempre ser do cliente”, defende.

Os frutos trazidos pelas parcerias ficam claras quando temos em mente um processo específico de soluções para RH. “Por exemplo, na contratação de um colaborador, pode caber a uma empresa realizar o recrutamento, à outra coletar assinatura e a uma terceira realizar a parte de inteligência artificial. O ideal é que nesses três momentos tudo funcione de maneira harmônica. Esse modelo funciona muito bem, traz muita solução e economiza muito tempo”, pondera o gestor.

Nesse sentido, Fernando traz um exemplo para mostrar como isso funciona. “Imagine que hoje eu faço um processo de recrutamento apenas com uma empresa onde as pessoas entram, se cadastram, fazem uma análise de currículo e a plataforma filtra os candidatos. Isso representa de 60% a 70% daquele tempo”, explica.

“Agora, acrescente a essa mesma ferramenta uma solução de inteligência artificial, onde os candidatos são comparados com todo o banco de dados dos tops performers da empresa. Logo, já começa a indicar pessoas que têm comportamentos, geolocalização, cursos, história profissional parecidas. Dessa forma, eu consigo ter um sucesso gigantesco, em que vou reduzir custo operacional, de erro de recrutamento e melhorar muito a experiência do meu candidato”, argumenta.

Como escolher os melhores parceiros?

Grande parte dos departamentos de pessoal em crescimento procura soluções para RH que, de fato, impactem positivamente o negócio e tragam melhorias significativas para o setor e colaboradores.

No entanto, Fernando explica que, antes de tomar uma decisão, é preciso olhar a história desse parceiro e o desempenho dele no mercado. “Não só as pessoas vivem de histórias, mas as empresas também. Então verifique o que essas organizações já realizaram, transformaram, fizeram. Eu recebia muitos fornecedores que chegavam com a cartilha pronta, mostrando seus clientes, dizendo que reduziram o custo em 30%, mas não é isso que o cliente quer escutar! Quero saber como ele fez isso”, comenta.

Dessa forma, é fundamental que, ao procurar novas parcerias, o RH capte informações sobre como será o processo de implementação da tecnologia, o que a operação exigirá, o que a organização já realizou e o que prevê que irá funcionar na sua empresa.  “É o ‘como’ que te diferencia. Além disso, tem a questão tecnológica, ainda mais nos dias de hoje, com LGPD, é preciso tomar um cuidado infinito com a segurança que essa plataforma oferece”, declara.

Por que optar pelos parceiros LG?

Diante de demandas específicas, sua empresa precisará de parceiros especialistas nas suas necessidades. Além disso, é importante adquirir plataformas integradas que serão capazes de agregar novas ferramentas agora e no futuro, quando sua empresa crescer ainda mais.

Por isso, otimize seu processo e aumente seu resultado através da tecnologia LG, que está evoluindo e se conectando com diversos parceiros de negócio. “Estamos sempre próximos ao cliente, buscando ser um fornecedor de confiança para indicar as melhores soluções para ele, com plataformas que vão agregar e trazer benefícios, de forma completa e integrada”, diz Leonardo.

O LG Conecta, marketplace da LG lugar de gente, foi criado para personalizar e melhorar as entregas aos clientes. Através de ferramentas de gerenciamento de contrato; aplicativos de academias; plataformas de gestão de identidades; design organizacional; e muito mais, é possível ter resultados de forma fácil, rápida e segura.

Os parceiros que possuem o Selo LG são referência no mercado, entregam o melhor serviço e/ou produto para sua necessidade e já estão integrados aos sistemas da empresa.

Você busca soluções para RH que tornem seu departamento mais completo, inovador e focado na experiência humana? Conheça o LG Conecta, que dispõe de diversos parceiros que atenderão exatamente sua necessidade, com a credibilidade LG e sistemas que se integram à Suíte Gen.te nuvem. Clique aqui e saiba mais.

Gerciane de Almeida Borges Matos

Gerciane de Almeida Borges Matos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.