Tecnologia para RH contribui com redução de custos da Oi

Digitalização da área de recursos humanos faz parte da estratégia de negócio da empresa

Automatização de processos, cruzamento de dados, relatórios confiáveis, mais autonomia para gestores e colaboradores. Esses são alguns exemplos dos benefícios que as ferramentas de tecnologia para RH trazem para a gestão de pessoas. A Oi, companhia de telecomunicações, cliente da LG lugar de gente desde 1999, tem investido constantemente na digitalização da área de recursos humanos e alcança bons resultados.

tecnologia para RH

Para atender aos seus 70 milhões de clientes no Brasil, a empresa conta com o ecossistema de aproximadamente 130 mil pessoas, sendo que cerca de 15 mil são colaboradores diretos da companhia. De acordo com Ricardo Guedes, então Gerente de Informações, Controles e Otimizações da Oi, a gestão de capital humano é um grande desafio. “Somos o resultado de muitas fusões e aquisições. Isso por si só já nos traz vários níveis de complexidade em relação à administração da folha de pagamento, bem como dos demais subsistemas da área de RH”, comenta.

Superando os desafios

As alterações constantes na estrutura da empresa não são um problema para a gestão de pessoas da Oi, que utiliza o Gen.te Recebe – Folha de pagamento para gerenciar mais de 34 mil colaboradores, conforme relata Ricardo. “Se olharmos, por exemplo, para a fusão com a Brasil Telecom, em pouco tempo nossos processos já estavam unificados. Isso aconteceu graças à flexibilidade da ferramenta que permite diversas parametrizações e garante robustez no processamento”, pontua o gerente.

Apesar do grande número de funcionários, a empresa consegue organizar e acompanhar os custos com pessoas, com apoio da solução Gen.te Planeja – Orçamento de Pessoal. “Já estamos no terceiro ano consecutivo de elaboração do orçamento de pessoal com essa ferramenta. E a evolução nos permitiu compartilhar com os principais diretores e gestores da Oi a responsabilidade pela definição de algumas regras de negócio, como percentual de horas extras em relação ao salário nominal, remuneração variável de vendas e taxa de ocupação das vagas. O resultado é um orçamento mais assertivo e mais adequado à realidade de cada diretoria. Outro ponto relevante da ferramenta é que, após o orçamento ser aprovado, podemos acompanhar as movimentações internas e comparar orçado versus realizado no menor nível de detalhe”, destaca.

Mais autonomia e economia

Além de facilitar os processos internos, a utilização de tecnologia para RH também proporciona mais autonomia para os colaboradores da Oi. Ricardo explica que a empresa criou o “Portal de Gente”, através da ferramenta de autoatendimento da LG lugar de gente. Segundo ele, o portal recebe em média 6 milhões de acessos por ano. “Todos os funcionários possuem contato com esse canal, que se tornou um dos principais meios de comunicação entre a área de Gente e Gestão e os nossos clientes internos. O software nos permite fazer uma série de segmentações, por isso alguns serviços são direcionados para 100% dos colaboradores e outros apenas para gestores”, relata.

Segundo o gerente, o portal proporcionou uma significativa redução de custos para a empresa. Um exemplo dado por ele se refere à solicitação de auxílio-creche, que se tornou mais rápida. “Anteriormente, os funcionários elegíveis ao benefício precisavam encaminhar os formulários preenchidos via Correios. Isso gerava um alto custo de envio, os documentos demoravam a chegar para o RH, que ainda fazia a análise manualmente e só depois enviava para a folha de pagamento. Com a solução de Gen.te Flui – Workflow, criamos um fluxo de trabalho para automatizar esse processo e, através do portal de autoatendimento, o colaborador elegível insere o documento digitalizado, cujos dados irão automaticamente para a folha de pagamento. A digitalização desse processo gerou economia de mais de R$ 300 mil por ano e ainda permitiu que os documentos, antes salvos em meio físico, fiquem arquivados digitalmente”, comemora Ricardo.

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*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Oi e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2016.

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Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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