4 passos para criar times alinhados ao negócio

Marcos Nascimento, Sócio-Diretor da Manstrategy Consulting, destaca o que os líderes precisam fazer para extrair a melhor performance de suas equipes e gerar resultados

De acordo com estudo da consultoria internacional Conference Board, a produtividade do trabalhador brasileiro equivale a 25% da produtividade do americano. O Brasil ainda fica atrás do Japão e de países da Europa Ocidental, como Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Segundo a pesquisa, esse é um problema crônico do país. Mas como as companhias podem vencer esse desafio e desenvolver times alinhados ao negócio?

times alinhados ao negócio

Para o Sócio-diretor da ManStrategy Consulting, Marcos Nascimento, existem alguns passos que devem nortear os líderes na busca por um time de alta performance. Confira quais são:

1 – Definir o que é alta performance

Ele explica que existem muitos conceitos e teorias que foram divulgados ao longo do tempo. Por isso, a questão é alinhar as expectativas das organizações para o funcionamento de seus times e de sua liderança. “Os líderes em seu mais alto nível hierárquico precisam decidir de fato o que esperam do funcionamento do time e, posteriormente, repassar para os demais níveis da gestão. Ou seja, as empresas precisam alinhar a expectativa e a definição de alta performance”, comenta Marcos.

2 – Discutir as relações de poder

O sócio-diretor da ManStrategy pontua que, após essa definição, o segundo passo é ter coragem para discutir temas que afetam o relacionamento e ferem o ego. “O ‘abrir mão’ de algo requer generosidade: menos ‘eu’ e mais ‘nós’. Principalmente nas discussões sobre o que queremos fazer dentro do time”, destaca ele.

3 – Entender o que aumenta a produtividade

times alinhados ao negócio
Marcos Nascimento, Sócio-Diretor da Manstrategy Consulting

Para Marcos, existem sete características que, se forem aplicadas juntas, elevam o desempenho das equipes. São elas: objetivos comuns (clareza, relevância); papéis claros; liderança aceita e legítima; processos efetivos (governança interna); relacionamentos sólidos; comunicação fluida; e, por fim, foco em resultado.

“Todos esses itens impactam no resultado financeiro e econômico da empresa, pois se investe menos tempo gerencial para decisões críticas. Além disso, aloca-se pessoas certas nos locais certos, os investimentos são priorizados, a gestão de desempenho passa a ser coerente, trazendo retenção e atração dos melhores profissionais, e existe maior abertura para a inovação”, sustenta ele.

 

4 – Agregar valor ao negócio

Na opinião dele, há muito tempo o RH vive o desafio de mostrar que pode gerar resultados concretos para as empresas. Nesse sentido, ele destaca que desenvolver times alinhados ao negócio e de alta performance, bem como prover metodologias para isso, ainda são pontos críticos da área de gestão de pessoas. “Obviamente que uma boa dose de analytics, que é análise de dados em larga escala, precisa estar presente na área. Só assim é possível comprovar que times de alta performance impactam diretamente no aumento dos custos, com uma significativa melhoria também no clima das equipes”, completa Marcos.

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Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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