Como ter conexões mais humanas com a transformação digital no RH?

Case de sucesso do Iguatemi Shopping mostra como físico e digital devem caminhar cada vez mais juntos e instigar a criação de soluções para aproximar pessoas no pós- pandemia

A transformação digital no RH tem sido uma das alternativas encontradas para superar os desafio impostos pela pandemia. Com certeza, este ano foi marcado pela necessidade imediata de reestruturação de muitas frentes para manter firme o propósito das companhias com seus colaboradores. 

Felizmente, mesmo nesse momento de incertezas, surgiram diversos cases de sucesso, com resultados transformadores para funcionários e organizações. Como o exemplo do Iguatemi Shopping. 

Vivian Broge, Diretora de RH do Iguatemi Shopping

Em entrevista à Revista Huma, Vivian Broge, Diretora de RH da empresa, contou como o Iguatemi Shopping se tornou ágil durante a pandemia, enfrentando as consequências desse cenário no ambiente corporativo e conseguindo antecipar a transformação digital prevista somente para o futuro. 

Ela conta que foram muitas questões desafiadoras, principalmente no primeiro trimestre, quando todos os empreendimentos da companhia fecharam as portas. “Tivemos uma situação inédita, e imaginamos que muitas empresas passaram por isso, de ter que fazer gestão de pessoas em um momento tão delicado, e à distância”, relata. 

Confira as iniciativas tomadas pelo Iguatemi Shopping, apontadas por Vivian:

1 – Aprimoramento de capacitações on-line e programas de gestão

Segundo a Diretora, antes, conciliar agendas de colaboradores em várias partes do país era uma dificuldade. “Agora, acreditamos que podemos otimizar os investimentos da área e explorar ainda mais as plataformas digitais para realizar capacitações, por exemplo, e para que os projetos que desenvolvemos cheguem para todos”, afirma. 

Vivian também explicou que a empresa encontrou sua própria maneira de desenvolver times no ambiente virtual em reuniões de desempenho e lives de liderança, para deixar todos a par do que está sendo feito para enfrentar a crise e se preparar para o futuro. 

2 – Adaptação do programa de saúde 

Atividades do já existente Programa de Saúde Iguatemi, como a prática de meditação, rodas de conversa com Centro de Valorização da Vida (CVV), lives de saúde, parentalidade positiva, dentre outros temas, foram agilmente migradas para o ambiente digital, de acordo com Vivian Broge. Informações práticas com relação à prevenção da covid-19 também foram disseminadas virtualmente visando a saúde física e mental dos funcionários. 

3 – Engajamento no home office 

Outro ponto enfatizado por Vivian foi a prioridade de manter próximos os quase 3 mil colaboradores em um cenário de tantas incertezas. “Nossa comunicação passou a ser diária e muito mais ágil. O momento pediu que tivéssemos união e empatia”, salienta. 

Para ela, além de trabalhar no home office, foi preciso refletir sobre formas de desenvolver e engajar a própria área de RH e todo o grupo. Vivian contou que foi necessário equilibrar emoções para não prejudicar a produtividade e o convívio com os familiares. 

Nesse sentido, o RH adotou diversas medidas, como o aumento de relevância da intranet e canais corporativos como Microsoft Teams, WhatsApp e um grupo fechado no Facebook “para levar mensagens aos colaboradores que não têm notebook, por exemplo”, elencou a Diretora. 

De acordo com a profissional, “até lançamos uma nova academia Iguatemi de desenvolvimento, incluindo conteúdos como comunicação não violenta, diversidade e viés inconsciente, trilhas funcionais e conteúdos de negócios”, concluiu.  

Outro ponto importante para o engajamento dos times é a crença em uma comunicação transparente, aberta, empática e colaborativa. Ela aponta como tem sido importante convidar funcionários, parceiros e stakeholders para criar soluções conjuntas que beneficiem a todos nesse momento. “Competências como empatia, comunicação e mindset digital se tornaram ainda mais relevantes”, explica. 

Transformação digital no RH: lições que vieram para ficar

Segundo Vivian, a ideia é que, cada vez mais, a empresa caminhe para ações internas e externas que conectem os ambientes on e off-line.  

Nesse cenário de transformação digital, ela vê a importância de o RH estar conectado com o negócio e com a capacidade de criar soluções customizadas para lidar com as incertezas. Ao mesmo tempo, a área deve fomentar a confiança nas relações e oferecer um suporte aos líderes para que abracem um estilo de gestão colaborativa e preocupada com a segurança psicológica sem abrir mão de resultados.

Daqui para frente, a tecnologia e o investimento em soluções digitais podem ser a chave para a eficiência e o sucesso no desafio de construir relações mais próximas.  

Neste ano, pessoas e empresas vivenciaram e ainda vivenciam muitos desafios. Grande parte deles têm relação com a conexão humana. Mesmo assim, bons exemplos surgiram e trouxeram inspiração em um momento de grande instabilidade.

Neste mês, a LG fez o lançamento de seu vídeo especial de fim de ano. A mensagem principal busca uma reflexão sobre as conexões humanas e o uso da tecnologia que, mesmo assumindo a posição de ponte em quase todas as nossas relações, no fim, é apenas o meio para o amor que nos conecta.

Assista ao vídeo:

Em tempos em que as conexões não param de evoluir, o lado humano prova que a mais forte de todas continua sendo o amor.

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Rômulo Santos

Rômulo Santos

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