Como o RH pode acelerar a transformação digital nas empresas?

Dydyo Refrigerantes conta como a tecnologia para gestão de pessoas em nuvem revolucionou o seu negócio. Confira.

Você sabia que a transformação digital nas empresas pode começar pelo RH? Agilidade, decisões baseadas em dados, maior assertividade, segurança das informações e mobilidade são apenas alguns benefícios que a tecnologia proporciona para a gestão de pessoas e impactam os resultados dos negócios.

Mas como ter um RH inovador e impulsionar a transformação digital nas empresas? Começar adotando soluções em nuvem pode ser uma opção. As ferramentas são executadas e gerenciadas de forma on-line, de qualquer lugar ou dispositivo, sendo necessário apenas a conexão com a internet. Ou seja, sua companhia não precisará mais instalar software em máquinas para realizar a gestão de pessoas.

Muitas empresas já estão atentas aos benefícios proporcionados pela nuvem. É o que indica o estudo publicado no último dia 14 de maio pela Denodo. A pesquisa analisou 150 organizações e apontou que elas estão recorrendo à nuvem com o objetivo de ter mais flexibilidade, controle de custos, rapidez e simplificação no gerenciamento de dados.

O levantamento apurou um aumento de 25% no percentual de empresas que estão movendo volumes de processamento avançado para a nuvem. Entre os motivos para a escolha, as companhias indicam a possibilidade de autoatendimento para minimizar a dependência de equipes de TI (25%) e simplicidade na aquisição (14%).

Nuvem no RH acelerando a transformação digital nas empresas

Para falar sobre como a adoção da nuvem no RH funciona na prática e pode impulsionar a transformação digital nas empresas, conversamos com Rodrigo Azevedo, Gerente de TI da Dydyo Refrigerantes, cliente da LG lugar de gente desde 2017. Conheça os benefícios obtidos:

1. Economia

A tecnologia em nuvem pode representar uma economia significativa para organizações de todos os tamanhos e segmentos, inclusive pequenas e médias empresas. Isso porque é capaz de reduzir erros de cálculo, abolir custos com servidores e diminuir o uso de energia.

Rodrigo revela que na Dydyo, que conta com 560 colaboradores, os ganhos são notáveis. “Como trabalhamos em qualquer lugar a partir desta tecnologia, não precisamos ter um servidor on-premises, que gera custos com energia e licenciamento. Além disso, nós ganhamos até mesmo por evitar retrabalho, já que, com a estrutura da LG lugar de gente, temos tudo na nuvem e economizamos com o não desperdício de tempo e em valores financeiros”, comenta.

2. Flexibilidade

Entre os benefícios listados pelo profissional, está a facilidade oferecida pela nuvem. “É ter acesso a uma tecnologia que abre novos horizontes para as demandas da empresa. Por fim, ainda tivemos ganho com flexibilidade, sobretudo na utilização da ferramenta em qualquer lugar”, reconhece.

Rodrigo conta que a Dydyo dispõe de equipes externas e, portanto, a flexibilidade é ainda mais bem-vinda. “Estamos providenciando a questão do ponto eletrônico fora do estabelecimento. A nuvem vai resolver também essa outra dor. É um pacote de soluções que agregam valor e diminuem o retrabalho”, completa.

3. Segurança

Produtos que funcionam em nuvem são mais seguros contra possíveis ataques e invasões. Além disso, são atualizados frequentemente e ainda permitem o rastreamento de tentativas de entradas não autorizadas. Rodrigo acredita que, com a nuvem, a empresa alcançou outro patamar de segurança.

“Hoje, nós dispomos de grande segurança nos cálculos da folha, confiança em gerar as obrigações e não perder nenhuma informação, coisa que, com o antigo modelo, encontrávamos muitos problemas ao fechar a folha de pagamento, relata.

O profissional lembra que antes, às vezes, o departamento não conseguia encontrar os dados no momento de gerar os holerites. “Com a LG, ganhamos segurança, flexibilidade e escalabilidade”, destaca.

4. Independência

Rodrigo revela que ao utilizar nuvem no RH, foi possível promover a independência da área. “Há maior autonomia devido à baixa complexidade de manutenção, já que não precisamos fazer esse esforço. A LG oferece periodicidade de atualização do sistema e, até hoje, nunca tivemos um problema sequer com atualizações da empresa”, relata.

Segundo ele, é uma situação diferente da vivenciada com o fornecedor anterior, na qual havia muitos problemas. “Quando atualizava uma situação, a folha de algum grupo de colaboradores era calculada de forma errada”, exemplifica.

E não é só a gestão de pessoas que ganha mais independência com o RH na nuvem. Os colaboradores de outros departamentos também se beneficiam de mais autonomia e produtividade.

“Estamos concluindo o portal de autoatendimento, tanto desktop quanto mobile, com soluções da LG lugar de gente. Dessa forma, o colaborador se torna mais independente, acessa suas informações, documentos e solicita férias sozinho. Sem a tecnologia nuvem, não estaríamos desfrutando dessa oportunidade”, se orgulha.

5. Agilidade

Rodrigo relembra que, em 2017, quando fechou a parceria com a LG, foi a primeira vez em que a organização lidava com um sistema nuvem. A experiência despertou a empresa para as facilidades desse tipo de tecnologia, levando a importância da digitalização também para outras áreas.

“A LG lugar de gente abriu horizontes para que pudéssemos vislumbrar o trabalho com servidores na nuvem. Se não tivéssemos acesso a um ambiente desse porte e estrutura, talvez teríamos demorado para entrar no universo cloud”, diz ele.

O gerente esclarece que as soluções impactaram até mesmo no cenário recente de incertezas. “Quando veio a pandemia, muita coisa foi solucionada de forma ágil para liberar o ambiente home office. Nosso impacto foi zero no que diz respeito a entregar a melhor tecnologia e desempenho para nossos colaboradores no trabalho remoto”, afirma.

Ele fala ainda sobre sua experiência com a LG lugar de gente: “Estou muito satisfeito com a LG e me surpreendi. A oportunidade da solução nuvem, o know-how da empresa e seu portfólio de clientes, tudo nos seduziu muito. Nós acertamos na escolha”, finaliza.

Quer impulsionar a transformação digital nas empresas através do RH? Faça como a Dydyo e conheça as soluções da LG lugar de gente. A Suíte Gen.te nuvem se adequa a companhias de qualquer tamanho e segmento, independentemente se elas possuem 100, 1 mil, 5 mil ou mais de 10 mil colaboradores. Clique aqui veja como a LG pode contribuir com seu negócio.

Publicada em 25 de maio de 2021 e atualizada em 17 de agosto de 2021.

Gerciane de Almeida Borges Matos

Gerciane de Almeida Borges Matos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.