Vantagens do eSocial: 4 dicas para utilizar o sistema como impulsionador de negócios

Deseja aproveitar ao máximo o potencial do eSocial? Explore estratégias inteligentes para simplificar sua adaptação e alcançar o sucesso. Saiba mais agora!

Imagine uma realidade onde as complexidades da gestão de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas se transformam em oportunidades de crescimento e eficiência para sua empresa? O eSocial, pode ser a chave para essa transformação. Neste artigo, você vai descobrir as vantagens do eSocial e desvendar estratégias inteligentes para simplificar sua adaptação ao sistema e alavanca o seu negócio.

Simplificando o eSocial

O eSocial representou uma revolução nas práticas empresariais ao digitalizar e centralizar informações cruciais relacionadas a empregados, folha de pagamento, tributos e obrigações fiscais. Segundo Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, o sistema estabeleceu um novo paradigma de conformidade e eficiência.e

“Nota-se que houve uma preparação do terreno para futuras inovações no campo da administração empresarial e regulamentações governamentais”, afirma Sátilla.

Embora tenha proporcionado benefícios, o sistema também trouxe complexidades que podem deixar muitos gestores e profissionais de Recursos Humanos com dor de cabeça. No entanto, com a devida compreensão e planejamento, a adaptação às novidades do eSocial pode ser realizada de maneira eficaz e até mesmo simplificada.

Para José Maia, Coordenador do GT – Confederativo do eSocial pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o primeiro passo para simplificar a adequação às novidades programa é entender as mudanças específicas que foram implementadas. “Conhecer as novas diretrizes é essencial para evitar equívocos e garantir que todas as informações necessárias sejam reportadas de maneira precisa”.

Embora as novidades do eSocial possam parecer desafiadoras, a simplificação do processo de adaptação é uma abordagem viável.

“Com um entendimento claro das mudanças, um planejamento estratégico sólido, capacitação adequada, utilização de tecnologia e parcerias estratégicas, é possível abraçar as transformações do eSocial de maneira eficaz, reduzindo a complexidade e garantindo conformidade, transparência e eficiência nas práticas empresariais”, reforça Sáttila.

4 dicas para aproveitar as vantagens do eSocial

Confira as dicas deixadas pelos especialistas que participaram da Imersão Folha de Pagamento e eSocial, realizada pela LG lugar de gente, para aproveitar os benefícios que a digitalização proporciona:

1- Utilize os dados

A escrituração digital traz uma gestão inteligente. José Maia, Coordenador do GT – Confederativo do eSocial pelo Ministério do Trabalho e Previdência, destaca que o cruzamento de dados, por exemplo, permite prever erros e corrigi-los. “É fundamental que possamos usufruir de tudo aquilo que o sistema assegura: simplificação dos processos, aumento da segurança jurídica, maior lealdade de concorrência e qualidade da informação”.

2- Priorize a segurança jurídica 

A legislação brasileira prevê exigências específicas para cada organização. Esse cenário pede atenção aos prazos e integralidade das informações. Luciana Gouvêa, Especialista em Direito do Trabalho e Sócia do Melo Campos Advogados, comenta sobre a fiscalização: “O eSocial aumentou a transparência. Se antes as empresas guardavam as informações no livro de registro, hoje, isso está à disposição do governo e as inconsistências levarão a multas. O auto de infração chega, inclusive por meio eletrônico”, alerta.

3- Estabeleça fluxos de trabalho

Definir responsáveis pelas informações e como será a comunicação entre a área jurídica e o departamento pessoal é essencial para garantir a exatidão dos dados. Para José Maia, tornar isso possível depende de dois pontos: a escolha do sistema e a capacitação de pessoas. “Esse processo de integração entre times, que por muito tempo eram desassociados, gerando realidades paralelas, agora é essencial. Não apenas para revisão dos processos, mas para que as coisas funcionem corretamente”.

4 – Tenha uma cultura digital

João Paulo Machado, Auditor-Fiscal do Trabalho e Coordenador-Geral de Governo Digital Trabalhista, acredita que um dos principais desafios das organizações com o eSocial é a cultura da digitalização.

“Encontramos muita gente que tem medo de se adaptar, não só empresários e empregadores, mas também prestadores de serviços, porque eles sabem que vão precisar se mexer. Isso exige estudo, dedicação e investimento. É necessária uma mudança de posicionamento e aceitação da nova forma de fazer as coisas e, então, utilizar o benefício disso”, aponta João Paulo.

Por fim, fica claro que o sistema é mais do que uma ferramenta de conformidade; é uma oportunidade estratégica para impulsionar seu negócio. Ao aproveitar as vantagens do eSocial, você pode transformar a maneira como gerencia sua equipe, toma decisões e conduz seus processos.

Clique aqui e veja como a solução da LG lugar de gente, que é totalmente adequada ao eSocial pode facilitar a sua rotina.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.