5 artigos imperdíveis sobre gestão do capital humano

Data 30/03/2017

Capital humano, gestão de talentos e Human Capital Management (HCM). Aos poucos, esses termos estão cada vez mais presentes no vocabulário do RH. Mas, afinal, o que é a gestão do capital humano? Esse termo que foi popularizado por Gary Becker, Economista e Professor da Universidade de Chicago, se refere ao potencial da empresa que está diretamente ligado aos conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários.

Na gestão do capital humano, acredita-se que para conseguir melhores resultados financeiros, as companhias precisam desenvolver alguns pontos estratégicos da gestão de pessoas. Alguns deles são: melhorar os processos seletivos, contratando pessoas alinhadas à cultura da empresa; conhecer bem seus colaboradores, através de avaliações constantes; desenvolver competências, gerenciando o conhecimento existente na organização; engajar e reter os talentos, através de ações de reconhecimento e de planos de carreiras; dentre outras iniciativas.

Pensando nisso, separamos cinco artigos indispensáveis para quem ainda não está familiarizado com o assunto ou gostaria de entender mais sobre o tema!

People Plan – Planejamento Estratégico de Pessoas

Todos os anos as empresas fazem diversos planejamentos de negócios, marketing, vendas, mas e o planejamento de pessoas? Será que as companhias estão criando estratégias de longo prazo para gerenciar seus recursos humanos? Como fazer isso se a área está sobrecarregada de atividades? Neste artigo, o Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto, explica de que forma a gestão de pessoas pode se livrar de atividades burocráticas para conseguir dar mais a atenção às estratégias do negócio.

Leia aqui!

Gestão de Talentos como estratégia de negócio

Neste artigo, a Gerente Comercial da LG lugar de gente, Célia Baldini, comenta o que o RH pode fazer para tornar sua empresa mais atrativa aos talentos. Ela reforça ainda cinco elementos-chave para ajudar a gerenciar bem as múltiplas gerações que hoje compõem o mercado de trabalho.

Confira aqui!

5 ações motivadoras na Gestão de Talentos

Erik Penna, Palestrante Motivacional e autor do livro “21 soluções para potencializar seu negócio”, acredita que um profissional feliz e satisfeito estará sempre focado em alcançar suas metas e disposto a aceitar novos desafios. Pensando nisso, ele listou cinco ações que fazem a diferença na gestão de talentos.

Veja quais são elas!

Alinhando metas individuais aos objetivos estratégicos do negócio

As empresas definem suas estratégias, mas nem sempre conseguem alcançá-las. Para a Diretora de Recursos Humanos da LG lugar de gente, Anete Castro, isso acontece porque as companhias falham na implementação e não alinham seus colaboradores aos objetivos do negócio, bem como não recompensam e não reconhecem suas equipes de forma apropriada. Como resolver isso?

Confira no artigo!

Falar de Gestão de Talentos é falar de gestão de resultados

Leonardo Avelar, Consultor Especialista na w3, uma empresa LG lugar de gente, explica porque gestão de talentos está relacionada a rentabilidade financeira e a eficiência. No artigo, ele reforça que os indicadores mais importantes para gerenciar qualquer negócio são baseados no capital humano. Ele destaca cinco perguntas que toda empresa deve responder para saber se está gerenciando bem seu potencial humano.

Clique aqui e saiba quais são essas questões!

 

Comentários