5 principais competências para liderança

Confira as características que os grandes líderes de organizações globais apontaram como indispensáveis

Sua empresa está preocupada com o desenvolvimento de suas lideranças? Essa apreensão tem fundamento, afinal, os líderes são os responsáveis pelo relacionamento direto com os colaboradores. Cabe a eles delegar atividades, orientar e acompanhar o desempenho. Tudo isso, reflete nas entregas de cada funcionário e, consequentemente, na produtividade da companhia.

Mas quais as características de um bom líder? De acordo com o estudo “The Most Important Leadership Competencies, According to Leaders Around the World”, realizado pela Harvard Business Review, em 2016, com 195 líderes de 30 organizações globais, as competências necessárias para liderança podem ser divididas entre cinco categorias. Confira quais são elas!

1. Ética e segurança no que fala e faz

Segundo o estudo, 67% dos respondentes apontaram que ter “alto padrão de ética” é essencial para conquistar a confiança dos liderados. A segurança de “comunicar as expectativas com clareza” também foi considerado um aspecto relevante, com 56%.  Esses atributos refletem na criação de um ambiente seguro e confiante para os colaboradores.

competências para liderança

2. Saber delegar

A pesquisa apresentou que para 59% dos respondentes bons líderes devem saber identificar os pontos fortes de cada colaborador. Assim, poderão indicar as atividades mais adequadas para cada talento e fornecer uma direção clara. Os entrevistados também levantaram a importância de possibilitar que os funcionários organizem seu próprio tempo.

3. Promover sensação de pertencimento

Nessa categoria entraram as competências “se comunicar com frequência e abertamente” (42%) e “criar um sentimento de sucesso e fracasso juntos” (38%). Segundo os respondentes, elas são essenciais para que um líder consiga construir uma base sólida para o pertencimento e, consequentemente, aumentar a produtividade das equipes.

4. Mostrar abertura para novas ideias e promover o aprendizado organizacional

De acordo com a pesquisa, os líderes de sucesso devem demonstrar flexibilidade (52%), estar abertos a novas ideias (39%) e fornecer segurança para tentativa e erro (37%). Com base nessas características, é possível criar um ambiente no qual os colaboradores se sintam à vontade para participar ativamente com novas ideias e compartilhar seus conhecimentos com a equipe.

5. Promover o crescimento individual

Os líderes devem se comprometer com o desenvolvimento de cada colaborador em todos os níveis. Nessa categoria, se encontram as características “estar comprometido com treinamento contínuo” (43%) e “me ajudar a crescer como um líder para a próxima geração” (38%). Quando se investe no crescimento das pessoas é possível aumentar os índices de desempenho e lealdade à empresa.

Para conseguir desenvolver e engajar seus líderes é preciso muito estudo. Confira aqui 7 artigos incríveis para aumentar seus conhecimentos sobre liderança que separamos para você!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.