fbpx

7 artigos incríveis para aumentar seus conhecimentos sobre liderança

Data 24/04/2017
treinamento de liderança

treinamento de liderança

Como capacitar as lideranças da empresa? Muitos gestores se fazem essa pergunta. Além de confiar o papel de líder a um colaborador, é importante estar a atento a sua capacidade e, se necessário, prepará-lo para assumir a nova função. Afinal, comandar equipes não é uma tarefa fácil. É preciso delegar, motivar, engajar, avaliar e dar feedbacks para os liderados, além de outras atividades referentes ao cargo. Para que o líder chegue ao sucesso e alcance os objetivos esperados pela companhia, é preciso que a empresa, por meio do RH, invista em capacitação.

As empresas estão começando a se atentar para a importância do investimento em suas lideranças. É o que aponta a pesquisa “O panorama do treinamento no Brasil 2016: Fatos, Indicadores, Tendências e Análises” realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), com 502 companhias brasileiras. O estudo constatou que 40% das ações de capacitação dessas organizações são para qualificação de líderes.

Existem muitas discussões sobre o que deve e o que não deve ser feito e como o RH pode investir em suas lideranças. Pensando nisso, o blog Huma separou 7 artigos incríveis para ajudar você a aumentar seu conhecimento e potencializar a capacidade de seus líderes. Confira!

Por que um profissional nota 10 tornou-se um líder nota 1?

Muitas vezes, ótimos colaboradores não conseguem se adaptar aos cargos de liderança. Nesse artigo, Silvio Celestino, sócio sênior da Alliance Coaching, fala sobre a importância do treinamento para assumir o posto de líder e a diferença que isso pode fazer nos resultados da sua performance.

Ele também aborda que, quando a empresa não oferece essa capacitação, cabe ao profissional buscar e dá dicas do que pode ser feito para aprimorar sua competência como líder.

Confira aqui!

Delegar e “Delargar”: conheça as diferenças

Jonas Duarte, sócio-diretor e CFO na Crescimentum, aborda o dilema de muitos gestores: “o que fazer quando se assume um cargo de liderança? ”. O autor debate dúvidas comuns como: por onde começar, como proceder e como delegar. Além de apresentar as diferenças entre delegar e delargar e a importância de conhecer os liderados para confiar as atividades adequadas a ele.

Saiba mais aqui.

Como motivar equipes em tempos de crise?

A crise econômica atingiu muitas empresas nos últimos anos. Gerenciar as equipes dessas companhias pode ser um desafio para muitos líderes. Em seu artigo, João Brandão, professor e coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aborda o que o gestor pode fazer para manter os colaboradores engajados neste período.

Confira o artigo!

Liderança x desempenho

Neste artigo, Sigmar Malvezzi, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e consultor da Fundação Dom Cabral (FDC), aborda a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho e como elas afetam diretamente a produtividade das equipes. O autor fala também como os líderes influenciam os princípios que movem o desempenho dos colaboradores.

Saiba mais.

Seja um bom líder com ajuda da neurociência

Você sabia que a liderança pode ser desenvolvida através de treinamentos com técnicas da neurociência? É o que Arthur Diniz, Sócio Diretor da Crescimentum, aborda em seu artigo. Ele apresenta a parte do cérebro que é responsável pela capacidade de liderar e gerir uma equipe e o que pode ser feito para potencializá-las.

Confira!

10 lições de liderança que aprendi com grandes CEOs e empresários de sucesso

Para compartilhar o que tem aprendido durante sua carreira Silvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching, separou 10 relevantes aspectos relacionados a liderança como, por exemplo, os problemas que os líderes enfrentam, como lidar com eles e as regras para o sucesso.

Veja aqui todas as lições!

A técnica da pergunta no feedback

Você entende a importância de dar um retorno sobre o desempenho dos colaboradores da sua equipe? Fazer o feedback é um desafio para muitos líderes. Para falar sobre o assunto, Bernardo Leite, Sócio-Diretor da “Bernardo Leite – Consultoria Empresarial” e da “RH Estratégia – Recrutamento e Seleção”, apresenta a técnica da pergunta. Segundo ele, por meio dela é possível administrar o ambiente de trabalho e conduzir o processo de feedback de forma que alcance os resultados previstos.

Saiba mais sobre essa técnica aqui!

Para ser um líder de sucesso você precisa estar por dentro das tendências da área de gestão de pessoas. Confira o webinar A revolução na Gestão do Capital Humano: ciclo de vida integrado e People Analytics e conheça métodos para extrair o máximo do potencial dos colaboradores e das equipes.

Compartilhe:
Comentários