5 argumentos para comprovar os benefícios do investimento em nuvem

Data 26/10/2020
investimento em nuvem

Haverá aumento significativo no investimento em nuvem até 2020, devido ao crescente uso de aplicações nativas da cloud computing, conforme aponta pesquisa da Capgemini, multinacional especializada em consultoria e terceirização.

O estudo conduzido com mais de 900 profissionais seniores de TI e negócios em 11 países da Europa, Américas e Austrália, atribui essa mudança na adoção da computação em nuvem ao objetivo de aumentar a agilidade dos negócios (74%), contribuir para a colaboração com parceiros externos (70%) e oferecer melhores experiências aos consumidores (67%).

 

Apesar desse crescimento proeminente, muitas empresas ainda ficam receosas de investir nessa tecnologia. Afinal, como posso colocar minha empresa sobre algo em que não confio e que ainda é novidade?

Pensando nisso, listamos 5 dicas para ajudar sua TI a ter argumentos para o investimento em nuvem. Confira!

1 – Escalabilidade

Enquanto na tecnologia cliente/servidor o cliente deve cuidar de sua própria infraestrutura, com a adoção da nuvem, essa responsabilidade passa a ser do fornecedor de software.

Dessa forma, o desenvolvedor do aplicativo é quem deve cuidar para que o funcionamento esteja de acordo com os parâmetros acordados, ampliando ou reduzindo os recursos necessários, inclusive de maneira transparente ao cliente.

É possível perceber muitos benefícios, como a transformação de gastos fixos em variáveis, elasticidade imediata de oferta de acordo com a demanda, redução de custos em função de inexistência de ociosidade ou mal dimensionamento, bem como economia com a gestão de infraestrutura. Além de um melhor atendimento ao usuário, em função da disponibilidade adequada de recursos.

2 – Disponibilidade

Os aplicativos fornecidos no modelo de computação em nuvem estão disponíveis, em princípio, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e podem ser acessados via internet, ou seja, de qualquer lugar em que seja possível acessá-la e a partir de múltiplos aparelhos.

Essas opções tornam a disponibilidade algo real e útil, ao contrário de uma disponibilidade teórica, no caso de o acesso só ser possível através de um computador, conectado a uma rede, local ou mesmo remota.

3 – Segurança

De todas as dúvidas que as pessoas possuem em relação à tecnologia de nuvem, talvez a mais recorrente seja sobre segurança no acesso às informações, ou, dito de outra maneira, sobre o que é feito pelo fornecedor para evitar que estranhos, pessoas não autorizadas, tenham acesso aos dados de sua empresa. É, sem dúvida, uma questão da mais alta importância. Afinal, ninguém quer ter informações sigilosas em mãos erradas.

Sabendo disso, a indústria de TI desenvolveu técnicas avançadas de controle de acesso e de verificação de identidade de usuários. Algumas dessas características de segurança são autenticação exclusivamente através da internet, regras específicas para senhas, permissões e visibilidade distintas de acordo com o perfil do usuário, criptografia de dados e testes nos ambientes de produção e homologação.

4 – Integração

Sabemos o quanto uma visão integrada e abrangente de todos os dados e informações disponíveis nos sistemas das empresas é importante. Os benefícios da integração vão desde maior capacidade de análise até aumento de produtividade e diminuição de erros. No entanto, a integração de aplicativos na tecnologia cliente/servidor requer um investimento pesado e ainda gera manutenção constante.

No modelo nuvem, os sistemas oferecem uma forma simplificada e eficiente de se fazer isso: o uso de integrações empacotadas e APIs disponíveis, que tornam o processo mais fácil, rápido e padronizado.

5 – Redução dos esforços de TI

A adoção da tecnologia de nuvem possibilita que a equipe de TI das empresas se dedique a outras atividades mais relevantes ao negócio do que manutenções e atualizações de sistemas e banco de dados. Isso porque, como já mencionamos, nesse modelo, essas atividades são de responsabilidade do fornecedor.

A usabilidade da aplicação também contribui para uma certa independência da área usuária. Com uma aplicação mais simples de ser usada, ela tende a acionar a TI para apoio no uso da ferramenta menos vezes, ou não acionar. Qualquer dificuldade será tratada diretamente com a equipe do suporte do fornecedor.

Quer fazer um investimento em nuvem para a gestão de pessoas da sua companhia? Conheça a Suite Gen.te nuvem da LG lugar de gente e garanta esses benefícios para a sua empresa. 

Publicada em fevereiro de 2018 e atualizada em outubro de 2020

Comentários