5 benefícios do autoatendimento e experiência do colaborador

Confira as dicas compartilhadas pela especialista de RH da Titan Pneus do Brasil sobre as soluções de gestão de pessoas adotadas pela empresa

Autoatendimento e experiência do colaborador têm uma importância cada vez maior na área da gestão de pessoas das organizações. Com a implantação de soluções tecnológicas, é possível que o funcionário tenha acesso a informações de forma prática, agilizando processos e dando mais liberdade de atuação para o departamento pessoal.

Para falar sobre este assunto, a LG lugar de gente convidou Jaqueline Santos, Especialista de RH da Titan Pneus do Brasil, para o 22º episódio do podcast Pra Gente com apresentação de Marcello Porto, Vice-Presidente na LG lugar de gente.

A empresa faz parte da Titan Internacional, que possui mais de 100 anos de atuação no mercado norte americano. Atuando no Brasil desde 2011, a Titan Pneus é proprietária de uma unidade fabril que é considerada patrimônio histórico. Segundo Jaqueline: “a unidade conta com cerca de 1.600 funcionários, entre contratados e terceiros. Somos considerados referência em qualidade e atendimento ao cliente”.

Tecnologia, autoatendimento e experiência do colaborador

De acordo com Jaqueline, na Titan Pneus já era feito o uso de uma ferramenta digital para a gestão de pessoas. No entanto, na percepção da empresa, com a implementação das soluções da LG lugar de gente, houve uma modernização, além do aumento da adesão dos colaboradores pelo fato de ser intuitiva e amigável.

“Nós não tínhamos um aplicativo, então, acredito que o nosso principal ganho é a inserção na tecnologia mobile. E esse avanço considerável permitiu que nossos colaboradores conseguissem ter essas informações em tempo real e de maneira fácil e ágil”, ressalta.

A profissional salienta que a companhia tem recebido diversos feedbacks de funcionários que elogiam a ferramenta e falam que veio para facilitar, e que o fato de o acesso ser feito pelo celular permite que consigam fazer isso de qualquer lugar. “Anteriormente, nós tínhamos uma certa limitação tecnológica e percebemos esse avanço com a inserção da ferramenta da LG”, afirma.

Para ela, o melhor benefício está ligado ao autoatendimento e à experiência do colaborador. “Sabermos que o funcionário está satisfeito é um ganho muito grande”, destaca.

A especialista considera que outra vantagem do sistema de autoatendimento para a gestão de pessoas e para os funcionários é a autonomia nos processos de acesso aos dados, tirando essa demanda do RH.

“Aqui, temos a prática de estimular as pessoas a utilizarem a ferramenta e sempre nos propomos a perguntar para os colaboradores se eles sabem sobre as funcionalidades existentes no aplicativo de autoatendimento. Assim, ganhamos tempo para criar um RH ainda mais estratégico”, menciona ela.

Além disso, Jaqueline acredita que é fundamental que a ferramenta de autoatendimento forneça segurança e confiabilidade para as informações que estão inseridas no sistema. Assim, a organização não corre risco de infringir nenhuma norma, evitando qualquer sanção.

5 benefícios do autoatendimento para o colaborador

Confira quais são as cinco principais vantagens de contar com recursos digitais de autoatendimento para o colaborador, segundo a especialista.

1 – Autonomia do funcionário

Uma das vantagens que Jaqueline destaca é a autonomia do próprio colaborador em conseguir extrair suas informações de acordo com as suas necessidades. Então, “se precisar consultar o holerite, ele consegue isso sem precisar vir até o RH”, aponta.

2 – A facilidade de acesso

Outro benefício citado pela profissional é a facilidade de acesso ao autoatendimento pelo aplicativo. Segundo ela, “o funcionário consegue acessar de qualquer lugar e isso é ótimo”.

3 – Agilidade nas informações

O colaborador pode ter as informações na palma da mão e em tempo real. Além disso, o profissional que faz parte da gestão de pessoas consegue, de uma maneira prática e rápida, ter acesso a dados da sua equipe.

“Tudo isso, o funcionário consegue através do autoatendimento, usufruindo da autonomia de buscar as informações sem precisar do intermédio do RH”, destaca Jaqueline.

4 – Transformação digital

A Especialista de RH salienta que, no caso da Titan Pneus, não existia uma aplicação através do celular e nem a inserção dos colaboradores em plataformas virtuais, uma tendência mundial. Para ela, “isso, com certeza é um dos principais benefícios”.

5 – Gestão de ponto

“Aqui a gente tem o ponto via mobile para alguns funcionários que estão trabalhando no regime home office, com a mudança que tivemos, sendo uma funcionalidade que nos ajudou”, evidencia.

Para a profissional, essa aplicação facilita no controle dos registros de ponto dos colaboradores de forma mais efetiva, o que tem sido bem positivo.

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leticia.almeida

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