O tema desenvolvimento de líderes sempre está na pauta das companhias. E não é para menos, a velocidade de transformações trazidas pela era digital e a mudança na relação cliente-empresa demandam cada vez mais esforços das organizações para se manterem competitivas. Mas nem sempre a capacitação de lideranças sai do papel, ocasionando a falta de alinhamento entre as equipes e o pouco ou nenhum feedback para os colaboradores, afetando diretamente os resultados do negócio.
Para Fabricio Ferreira, Diretor de RH do Grupo Martins, maior rede atacadista do Brasil, estar preparado para prosperar em um ambiente de transformação digital passa pelo desenvolvimento contínuo do time de gestores, apontado por ele como o principal desafio enfrentado hoje.
Como superar esse obstáculo? Fabricio acredita que o atual processo de capacitação de lideranças deve envolver a mudança de mentalidade, mediação de conflitos geracionais, engajamento de pessoas, busca de produtividade e gestão de resultados e custos.
Capacitação contínua
De fato, o desafio listado por Fabricio está alinhado com a pesquisa da Consultoria Mercer, que ouviu mais de 7 mil executivos, responsáveis de RH e colaboradores em 16 países para compor o relatório Global Talent Trends 2019.
Na pesquisa, 43% dos entrevistados se mostraram preocupados com o baixo nível de engajamento dos funcionários, 38% com a escassez de um pipeline de liderança e 31% com a produtividade defasada, dentre outros.
No ebook Gestão de Pessoas e Varejo: 4 desafios dos principais líderes de RH do setor, o Diretor de RH do Grupo Martins frisa a necessidade de contar com funcionários que busquem evolução constante, especialmente em posições de liderança. “Ter profissionais preparados e conscientes das mudanças que precisam ser feitas na empresa é fundamental para a perenidade da organização”.
No entanto, cultivar esses talentos, cruciais tanto para o setor de varejo como para os demais, exige um trabalho permanente de capacitação de lideranças. “Não existe um dia útil sequer em que não haja um treinamento sendo executado na empresa”, afirma Fabricio sobre a experiência do Grupo Martins.
Fabricio argumenta que os profissionais de gestão de pessoas não nascem prontos, para superar todos os desafios, mas podem adquirir as habilidades necessárias à liderança e aprofundar o conhecimento do ramo em que atuam com a abordagem adequada. Para ele, os gestores de RH devem buscar desenvolver competências como proatividade, disciplina, controle emocional, capacidade de analisar dados e informações, tomada de decisões, agilidade e lateralidade.
Como ser assertivo?
Para alcançar a assertividade nas ações tomadas e mitigar os desafios impostos às novas lideranças, é preciso conhecer os funcionários, suas competências e deficiências. “Outra prática importante da área de RH é o processo de avaliação de objetivos, competências e potencial que nos leva a mapear e preparar melhor os profissionais da empresa para que não haja ruptura em posições-chave”, explica Fabricio.
Essas análises estão se tornando mais fáceis com o avanço tecnológico, como avalia o Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo. “Inteligência artificial, analytics, mobilidade, games, dentre outras soluções inovadoras e focadas em produtividade, já ajudam companhias a superar os desafios de gestão do capital humano”.
Suporte tecnológico
Diante de tantos desafios, as empresas devem se aproveitar dos benefícios trazidos pela tecnologia. Fabricio comenta como ela pode contribuir com o segmento de varejo. “No Grupo Martins buscamos ferramentas que auxiliem na capacitação de um quadro tão dinâmico quanto as transformações com as quais deve lidar. São mais de 4.500 funcionários e mais 3.200 representantes comerciais autônomos que trabalham para a organização. Temos muito trabalho a ser feito diariamente. Fazemos treinamentos presenciais, a distância por videoconferência ou plataforma de ensino a distância”, salienta o Diretor de RH.
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