*Fernanda Medei
Fazer parte da vida profissional de alguém significa estar presente em diferentes momentos e proporcionar emoções diversas. Seja no início da jornada, com um onboarding bem estruturado, seja no final, por meio de uma demissão humanizada.
Afinal, com a entrada de um colaborador na empresa, tradicionalmente celebramos, convidamos o novo integrante a vestir a camisa e completar um time. Depois, para promover o desenvolvimento, as lideranças são verdadeiros guias de aprendizagem e evolução. Mas o que fazemos no momento do desligamento?
Ser desligado de um emprego é o terceiro maior luto à qual uma pessoa pode ser submetida ao longo da vida. Ficando atrás do falecimento de familiares e do fim de relacionamentos pessoais.
Como qualquer outro momento de dor, a demissão engloba dificuldades e requer o apoio daqueles que nos cercam. Infelizmente, nem sempre as empresas se comprometem com essa etapa. Mas se queremos evoluir em experiência do colaborador e valorização às pessoas, o desligamento é um assunto que precisa estar em pauta.
Como garantir uma demissão humanizada?
A demissão humanizada requer respeito, empatia e muita transparência. Mas essa postura não se limita ao profissional que fará a comunicação ao colaborador. A companhia, em especial o RH, precisa se preparar para tornar o momento o menos traumático possível.
Eu posso dizer que quando isso não acontece, a organização e o ex-colaborador podem enfrentar uma árdua jornada. Foi a partir de uma demissão má conduzida, que em 2013 fundei a Medei, hoje uma empresa LG lugar de gente.
Em menos de 1 minuto eu fui comunicada que seria desligada de uma das companhias que prestei serviço. Já minha homologação de desligamento durou aproximadamente 120 dias, com informações desencontradas e pouco esclarecimento.
Imagine ser pego de surpresa com uma notícia de demissão, não receber nenhuma comunicação do RH e se deparar com valores incorretos? Precisei procurar o sindicato e a Delegacia Regional do Trabalho para a abertura de um processo trabalhista.
Agora pense se isso acontece em grande escala. Notícias de layoff têm se tornando comum nos últimos meses, mas a verdade é que por trás dos “cortes em massa” estão indivíduos que precisam de respeito e apoio para recolocação no mercado.
O primeiro passo para tornar isso possível, é oferecer um desligamento respeitoso e sem dores de cabeça, seja em maior ou em menor número, estamos sempre falando de pessoas.
A tecnologia como aliada no processo de demissão humanizada
Repensar a homologação para que ela seja uma etapa transparente traz vantagens para quem está saindo e para a organização.
Hoje, a tecnologia permite que esse processo seja assertivo, detalhado e humanizado, proporcionando o envio facilitado de documentos, redução de passivos trabalhistas e melhoria da marca empregadora.
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Fernanda Medei é CEO da Medei, uma empresa LG lugar de gente, que tem como propósito ajudar pessoas em seus términos de relacionamento com organizações, com transparência, rapidez e de forma justa. É formada em Direito e possui especialização em Direito Tributário pela PUC COGEAE.