Os maiores desafios do recrutamento segundo o Índice de Confiança da Robert Half

Data 07/01/2020

A busca por profissionais que completem o time e alavanque os resultados da organização, vem carregada de desafios para a área de RH. Para avaliar os principais desafios do recrutamento, a visão dos recrutadores, dos profissionais empregados e dos desempregados, a Robert Half, realiza o estudo “Índice de Confiança” que revela as perspectivas de contratação e expectativas atuais do mercado de trabalho e para os próximos seis meses.

O resultado do último levantamento, realizado em 2019, apresenta que o mercado de trabalho de profissionais qualificados ficou mais pessimista no cenário atual e diminuiu sua confiança com relação ao futuro. Em comparação com os anos anteriores, a situação corrente piorou para todas as categorias. Segundo o estudo, esse é um reflexo da mudança das previsões de atividade econômica em 2019.

Quando olhamos para o RH, encontrar colaboradores preparados está entre os maiores desafios do recrutamento. A pesquisa, feita com mais de mil profissionais da área, também demonstra que a remuneração não está entre os principais obstáculos para atrair talentos.

Os maiores desafios do recrutamento segundo o Índice de Confiança da Robert Half

Vanessa Aguiar, Gerente de Recrutamento da Robert Half, comenta os resultados do estudo e destaca os três maiores desafios do recrutamento e seleção. Confira quais são eles:

1. Encontrar profissionais qualificados

De acordo com a pesquisa, 46% dos participantes revelaram ter problemas para encontrar profissionais qualificados. Vanessa explica que o primeiro passo para a empregabilidade é ter ensino superior. No entanto, quando o objetivo é crescimento profissional e avanço salarial, a qualificação não pode parar por aí: ela deve ser uma busca constante.

“O momento pede por profissionais que se mantenham atualizados quanto às tendências tecnológicas e os benefícios que elas podem agregar para o negócio. É essencial, também, assumir um perfil consultivo dentro da área e da empresa e, claro, não descuidar das habilidades comportamentais”, sugere a gestora.

Para identificar esses candidatos, Vanessa aconselha duas ações principais aos recrutadores: atuar durante o processo seletivo com ferramentas tecnológicas voltadas a uma primeira pesquisa técnica do perfil e buscar referências profissionais com os gestores anteriores.

2. Encontrar alguém que se encaixe na cultura e no clima da empresa

Com 31% das respostas, o segundo maior desafio apontado na pesquisa está relacionado à dificuldade de encontrar profissionais que tenham alta afinidade com os valores da empresa. Essa identificação com a cultura e com o clima da organização agiliza a adaptação do funcionário e, quando não ocorre, pode atuar na desmotivação de toda a equipe.

Para superar esse obstáculo, Vanessa Aguiar recomenda que a empresa reforce uma cultura baseada em valores que priorizam a felicidade e o bem-estar dos colaboradores. “Funcionários felizes demonstram ser mais comprometidos, leais, criativos e produtivos do que aqueles que estão menos satisfeitos, ajudando a empresa a permanecer competitiva, impactando diretamente nos seus resultados”, argumenta.

3. Criar pacotes de benefícios atrativos

Hoje os colaboradores estão em busca de pacotes mais interessantes de benefícios. Não por acaso, 8% dos recrutadores apontaram esse como um dos principais desafios. Vanessa considera que a solução para essa questão pode estar dentro da organização. “O ideal é que a empresa pesquise, principalmente com os profissionais atuais, quais são os benefícios mais atrativos. Desse modo, a companhia poderá reunir as sugestões e propor melhorias condizentes com as expectativas dos colaboradores”, finaliza.

Considerando o resultado do estudo, Vanessa reforça que o desafio mora nas duas pontas do processo. Por um lado, o candidato deve focar na aprendizagem contínua e manter-se atento às novidades da área. Por outro, o profissional de RH deve buscar mecanismos para reconhecer os candidatos que estão realmente alinhados ao perfil da empresa, além de estar preparado para oferecer o que, de fato, irá atrair os que têm melhor desempenho.


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