Compartilhe

15 dicas para melhor delegar tarefas

Delegar tarefas adequadas às habilidades dos colaboradores é papel do líder nas empresas. Confira as dicas que podem ajudá-lo nesse momento!

Qual o papel do líder na sua empresa? Ele consegue identificar os pontos fortes dos colaboradores e orientar as atividades adequadas? Realiza o alinhamento entre as demandas do departamento e os objetivos do negócio? Preparar as lideranças para delegar tarefas da melhor maneira possível é um dos desafios do RH. Já que, segundo a pesquisa realizada pela Integração Escola de Negócios, em 2016, líderes gastam mais tempo com rotinas e urgências do que desenvolvendo pessoas e traçando estratégias da área em que atuam.

Mas como mudar isso? Capacitando os líderes da empresa para conhecer melhor seus liderados e fazer o planejamento da força de trabalho. Assim, a missão de delegar tarefas torna se mais fácil e assertiva. Para falar sobre o assunto, a LG lugar de gente conversou com Marco Fabossi, Sócio-diretor da Crescimentum e especialista em liderança.

 Clique aqui e saiba como aumentar a produtividade da sua empresa com a gestão de talentos!

Segundo o especialista, é papel do líder preparar e treinar seus liderados para que executem as atividades com excelência. “Quando a delegação é assertiva, é possível aumentar o nível de interação e senso de trabalho em equipe, fazendo com que cada pessoa se sinta participante do processo e dos resultados”, afirma Marco.

delegar tarefas

Indicando as atividades certas às pessoas mais capacitadas para realizá-las é possível aumentar a produtividade das equipes e melhorar os resultados do negócio. Confira as 15 dicas de Marco Fabossi, que podem ajudar os líderes na hora de delegar tarefas:

  1. Faça uma lista de suas atividades e escolha quais delas podem ser delegadas;
  2. Não delegue apenas tarefas que não quer fazer. Sua equipe certamente perceberá, e isso pode comprometer o processo;
  3. Considere o perfil e as habilidades necessárias de cada liderado para a execução do trabalho;
  4. Reflita sobre o grau de aceitação que a pessoa que receberá a tarefa possui entre os demais integrantes da equipe;
  5. Esteja certo de que a atividade pode ser realizada, para não correr o risco de desmotivar o liderado;
  6. Busque delegar tarefas de forma equilibrada;
  7. Defina claramente o objetivo, o serviço e os resultados esperados;
  8. Esclareça papéis, responsabilidades e limites;
  9. Estabeleça prazos e o padrão de qualidade esperado;
  10. Treine e prepare a pessoa antes de delegar;
  11. Conceda a autoridade necessária para a realização do trabalho;
  12. Crie todas as condições para que a pessoa realize a tarefa com sucesso;
  13. Acompanhe os processos e esclareça dúvidas;
  14. Permita e incentive as pessoas a descobrirem maneiras mais eficientes de executar a tarefa.
  15. Por fim, também é papel do líder reconhecer as pessoas e comemorar em equipe os resultados!

Quer saber mais sobre o papel do líder nas empresas? Confira aqui 7 artigos incríveis para aumentar seus conhecimentos sobre liderança!

 

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.