Menos burocracia e mais resultado: alinhando gestão de pessoas e tecnologia

Confira o case do Grupo Itavema que, em parceria com a LG lugar de gente, conseguiu transformar o ritmo de trabalho do departamento pessoal e sua relação com os colaboradores

A gestão de pessoas e a tecnologia andam de mãos dadas, especialmente com a transformação digital acelerada pela pandemia. Em meio a essa crise, as organizações estão em busca de soluções que estejam alinhadas com as metas e as estratégias traçadas, gerando melhores resultados.

Um exemplo disso é o Grupo Itavema, com 2 mil colaboradores e uma história de 50 anos no segmento automotivo, composto por concessionárias e locadora de veículos, corretora de seguros, indústrias de embalagens plásticas e de motos. Atuando nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, representando 12 grandes montadoras como Renault, Nissan, Toyota, Volvo, Hyundai e Fiat.

O Grupo tem como parceiro a LG lugar de gente que com suas soluções apoiam nas questões legais e trabalhistas, além da gestão estratégica de pessoas. Diante disso, João Carlos, Gerente de Recursos Humanos do Grupo Itavema, conta como essa parceria transformou a relação da empresa com seus colaboradores.

Gestão de pessoas e tecnologia

De acordo com João, é primordial contar com um sistema que garanta segurança para as obrigações solicitadas pela legislação e que também apoie a gestão de pessoas.

“É um diferencial que a empresa trabalhe com banco de dados de talentos para reposição de vagas, BI para desenvolvimento, acompanhamento de desempenho, produtividade e competências pessoais dos colaboradores e líderes”, ressalta o gestor.

Para ele, as soluções da LG lugar de gente têm feito a diferença na gestão de pessoas da organização, pois tem garantido que a área agregue valor ao negócio no alcance das metas e resultados e sustente as competências críticas da empresa.

“Quando assumi a gerência do Grupo Itavema, me deparei com o sistema FPw (Gen.te Recebe – Folha de Pagamento), plataforma de fácil aprendizado, com aplicação prática muito adequada e aderente aos processos de controle. Com o tempo, acompanhei o desenvolvimento de um sistema oferecendo mais serviços, não só de controle de processos, mas dispondo da preocupação com a área de gestão de pessoas. Ficou mais completo com a Suíte Gen.te, que integra todos os subsistemas de RH”, explica.

Atualmente, o Grupo Itavema inicia, em parceria com a LG lugar de gente, o projeto “RH na Palma da Mão”. João Carlos fala que suas expectativas giram em torno de permitir aos colaboradores interação via web, com acesso a serviços que antes eram solicitados por e-mail ou telefone.

Além disso, a gestão de pessoas da companhia terá informações de custo, de produtividade, desempenho de avaliação, atração e retenção em tempo real. Assim, os gestores poderão tomar decisões com base em dados em torno de estratégias envolvendo os colaboradores.

Segundo João utilizar soluções em cloud auxilia a gestão de pessoas a se tornar mais autônoma. “A Suíte Gen.te nuvem está no centro de um RH Itavema mais estratégico, concentrado em cuidar mais da nossa gente e focado no que é mais importante para o sucesso dos negócios”, afirma.

RH menos burocrático e gerando resultados

Sem dúvidas, a gestão de pessoas e tecnologia assumem um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas, tirando o foco dos processos burocráticos. No entanto, os desafios ainda estão presentes na rotina dos profissionais.

Desafios da gestão de pessoas

João Carlos compartilha que lidavam com muito papel e gastavam mais tempo compondo matrizes e planilhas do que analisando propriamente os dados. No entanto, utilizar as competências de análises é o que gera ação de RH no negócio.

Além da burocracia, a lentidão dos processos também é um grande desafio para esse departamento, principalmente na hora de produzir informação-base para a tomada de decisão.

O especialista compartilha que o Grupo Itavema era refém da consequência. “Não enxergávamos e não podíamos nos antecipar e nem propor soluções que agregassem valor ao negócio. Hoje, esse cenário mudou”, garante.

União de sucesso: gestão de pessoas e tecnologia

Sobre a parceria, João acredita que através das ferramentas, muitos resultados positivos foram observados, permitindo que eles enxergassem os indicadores de negócio.

“Essas plataformas, atreladas ao desempenho de pessoas, alimentam a recompensa e mantém gestores e colaboradores focados nos resultados, com controle na gestão da remuneração estratégica e no desenvolvimento de profissionais por meio do Gen.te Recompensa – Cargos e Salários”, declara.

Ainda segundo o Gerente de Recursos Humanos, outras soluções da LG lugar de gente também ajudaram a otimizar ações internas da rotina da organização, como o Gen.te Atrai – Recrutamento e Seleção.

“É uma mão na roda. O recrutamento e seleção de profissionais se transformou, tornando mais rápida a reposição de talentos. Os relatórios para controle do headcount e custo de pessoal possibilitam essa visão da presidência e da controladoria. A tecnologia tem sido vital para chegar na rentabilidade e lucro esperado”, garante.

Apoio estratégico para a empresa

João Carlos compartilha os benefícios da parceria com a LG lugar de gente. “Você se conecta com os colaboradores e gestores da sua empresa, reduz custos significativos como os indiretos, turnover, recrutamento e seleção, promoções e investimento em desenvolvimento, e alcança uma maior produtividade e satisfação dos colaboradores, inclusive os do RH. A sua gestão de pessoas fica menos falível”, assegura.

O gerente considera que a tecnologia apoia em todos os processos e por isso a empresa está sempre à frente, trazendo também a inovação. “A LG nos impulsiona. A transformação digital, de que tanto se fala e que tem tantos benefícios, fica mais fácil com um parceiro como esse”, aponta.

Segundo o profissional, a maior dica é investir em soluções para a gestão de pessoas e tecnologia. “Para que seu RH fique tranquilo na gestão dos processos legais e trabalhistas e focado na gestão de pessoas, recomendo a Suíte Gen.te nuvem. O suporte ocorre na medida certa, com um custo-benefício que realmente agrega valor”, finaliza João.

Quer saber mais sobre o uso de tecnologia na gestão de pessoas e os benefícios disso para sua empresa? Clique aqui e conheça todas as soluções da LG lugar de gente que podem tornar seu RH ainda mais estratégico.

leticia.almeida

leticia.almeida

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.