O que é HCM: a gestão do capital humano

Data 05/09/2017
gestão do capital humano

A tecnologia vem impactando fortemente as práticas de gestão de pessoas, gerando modelos disruptivos em substituição a processos tradicionais de RH. Um exemplo dessa situação foi citado na pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano 2017” da Deloitte, já que 70% das empresas afirmaram estar redesenhando sua estratégia de carreira. Nesse cenário, a Gestão do Capital Humano (HCM) tornou-se um grande diferencial para as companhias.

O que é HCM?

gestão do capital humano

Uma das definições para Human Capital Management (HCM) ou Gestão do Capital Humano, em Português, foi mencionada por Felipe Azevedo, Vice-presidente e Diretor de HCM da lugar de gente durante apresentação no webinar “A revolução na gestão do capital humano”: HCM é conjunto de práticas, processos e soluções que considera as pessoas como ativos (capital humano), cujo valor atual pode ser medido e o valor futuro pode ser potencializado através de investimentos nas diversas fases do ciclo de vida do profissional na empresa.

Sendo assim, o RH passa a ter forte atuação na estratégia organizacional e, portanto, se torna fundamental para os resultados da companhia. Felipe explica que as empresas perdiam muito tempo para definir um perfil de candidato, mas mesmo assim enfrentavam problemas com turnover, o que não era sustentável. “Isso acontecia porque o RH se traduzia apenas em processos e informações operacionais. As pessoas estavam desmotivadas e a alta gestão não tinha informações precisas para tomada de decisão”, completa o diretor.

Esses desafios estão sendo superados através da aplicação das práticas de HCM, em que todas as atividades e informações dos colaboradores são acompanhadas de perto pelos gestores, desde sua contratação até sua evolução na carreira, seja técnica ou gerencial. Com treinamentos específicos para cada gap que precisa realmente ser desenvolvido e avaliações periódicas, em que as metas são claras, o engajamento cresce e a produtividade também.

A demanda pela gestão do capital humano é um dos desafios das companhias que buscam maior competitividade. Contudo, da mesma forma, os próprios colaboradores querem usufruir de tecnologias como mobile, redes sociais, autoatendimento para acompanhar sua evolução e desempenho na empresa, assim como sua carreira e crescimento profissional. Portando, HCM (Gestão do Capital Humano) é um caminho concreto para tornar a companhia e os funcionários cada vez mais alinhados e ambos colherem os frutos de uma boa gestão.

Tem interesse no assunto e quer aprimorar seus conhecimentos sobre HCM? Leia também o ebook “Sucessão: como ir da teoria à prática?”, uma das etapas fundamentais da gestão do capital humano. Clique aqui e faça o download gratuitamente.

Compartilhe:

Comentários