4 soluções para inovar na gestão de pessoas e melhorar a experiência dos colaboradores

Veja como a tecnologia pode ajudar sua empresa a inovar na gestão de pessoas e garantir melhores resultados

Como inovar na gestão de pessoas, tornando-a ágil e fazendo com que contribua efetivamente com a estratégia da empresa? Essa é uma dúvida comum para muitos gestores da área. Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, a resposta está no modelo de gestão: “quando o RH busca proporcionar uma boa experiência aos colaboradores, com o apoio da tecnologia, é possível revolucionar a atuação da área”.

Segundo ele, a necessidade de evoluir o modelo de gestão de pessoas se torna cada vez mais urgente e importante, principalmente no momento de pandemia pelo qual estamos passando. “Da mesma forma que outras áreas estão sendo transformadas pela presença cada vez maior da tecnologia, é crucial que a organização encare a necessidade de inovar também no RH”, aponta Felipe.

Dados do estudo The Future of HR 2020: Which path are you taking?, feito pela KPMG, com mais de 1.300 executivos no mundo, mostram que a gestão de pessoas precisa de abordagens modernas para atender as necessidades da força de trabalho. Três em cada cinco líderes da área acreditam que ela vai se tornar irrelevante rapidamente, caso não se adapte. O estudo também mostra que a experiência do funcionário é apontada como prioridade para 95% dos respondentes.

Diante desse cenário, Felipe recomenda que os gestores façam uma reflexão: “Se no dia a dia utilizamos aplicativos que facilitam nossas vidas, tudo digital e por dispositivos móveis, por que não oferecer uma experiência semelhante nas empresas? Não é necessário e talvez nem faça sentido mais usar impressos em qualquer processo de RH. E lembre-se: quanto mais feliz o colaborador, mais engajado e motivado ele fica”, destaca.

Ele lembra que já existem diversas ferramentas de tecnologia que otimizam a interação entre as empresas e colaboradores. Confira quatro soluções para inovar na gestão de pessoas:

1- Games

Trazer a gamificação para dentro da organização é uma estratégia que está alinhada ao momento atual e ao que virá adiante. De acordo com a pesquisa The Mobile Game, dois terços dos brasileiros utilizam algum tipo de jogo eletrônico. Realizado em 2019 pela AdColony em parceria com a OnDevice, o estudo apontou ainda que 72% dos entrevistados jogam em seus celulares todos os dias.

Para Felipe, diante dos números, vemos que incluir games na cultura organizacional significa envolver os colaboradores e candidatos. “É possível criar jogos que transmitam os valores da companhia, permitindo que os funcionários desenvolvam seus talentos de forma lúdica e imersiva, proporcionando uma experiência mobile e interativa, além de extrair indicadores assertivos para o seu desenvolvimento. Além disso, podemos usar machine learning para indicar treinamentos para cada pessoa, de acordo com os gaps mapeados nos games”, garante ele.

2- Chatbots

Em meio às rotinas da gestão de pessoas, surgem demandas dos funcionários relacionadas a demonstrativos de pagamento, inclusões em planos de saúde e outros benefícios, marcação de férias e várias outras.

No fluxo exponencial de interações, é comum que o tempo de resposta aumente e as relações entre empresa e colaboradores se desgastem. Mas, afinal, como inovar na gestão de pessoas nesse cenário? Segundo Felipe, o uso do chatbot no RH tem sido fundamental para automatizar, otimizar e personalizar o atendimento.

“Os chatbots que utilizam Inteligência Artificial, por exemplo, podem propiciar uma experiência fluída e ágil ao colaborador. A ferramenta permite automatizar tarefas corriqueiras, como solicitação de férias, que podem ser feitas via WhatsApp diretamente com um robô. Ele responde de forma instantânea e já executa os procedimentos necessários diretamente na folha de pagamento, respeitando as políticas da empresa”, explica Felipe.

3- Autoatendimento mobile e wearables

Oferecer soluções que permitem o autoatendimento também é uma forma de inovar na gestão de pessoas. De acordo com o Presidente da LG lugar de gente, todos ganham com as ferramentas que levam as funcionalidades de RH para smartphones, tablets e smartwatches.

“Assim, algumas atividades passam a ser executadas pelos próprios funcionários e gestores, a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar acionar a área de gestão de pessoas. Dentre os principais benefícios do autoatendimento mobile, destaco: o fácil acesso às informações de cada profissional da empresa, a agilidade nos processos de RH e a flexibilidade na marcação de ponto através de geolocalização. A ferramenta permite, hoje, na pandemia, que as pessoas façam o registro de frequência de suas casas, além de terem fácil acesso a recibo de pagamento, informe de rendimentos, entre outros”, ressalta.

4- Aplicativo de feedback orgânico

Outra solução que contribui com a experiência dos colaboradores é o aplicativo para dar e receber feedbacks individuais e coletivos, em tempo real. Felipe conta que por meio desse app, funcionários e líderes avaliam projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho.

“O aplicativo disponibiliza histórico de feedbacks na timeline, interação através de ‘aplausos’, ‘curtidas’ e ‘comentários’, envio de feedbacks de forma individual e coletiva. A solução foi desenvolvida para instrumentalizar e apoiar a implantação de uma cultura de feedback orgânico e contínuo”, garante.

O Presidente da LG lugar de gente lembra que essas são apenas algumas das soluções disponíveis. “Reforço que investir para inovar na gestão de pessoas e melhorar a experiência dos colaboradores é investir na otimização do negócio, afinal, quando falamos de uma boa relação com os funcionários, falamos de qualidade de vida, trabalho simplificado e com significado, satisfação pessoal e profissional, melhores entregas e resultados”, afirma.

No entanto, mais do que ter essas soluções, ele ressalta que é importante que elas sejam integradas. “Assim, é possível inovar e revolucionar a área de gestão de pessoas, ganhando produtividade e maior assertividade na tomada de decisão, que passará a ser feita com base em dados”, conclui Felipe.

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leticia.almeida

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