Desafios da inovação na gestão de pessoas

O evento, que contou com patrocínio da LG lugar de gente, discutiu sobre como a inovação e a tecnologia impulsionam a área de gente e gestão e quais os principais desafios gerados

As empresas estão investindo cada vez mais em inovação na gestão de pessoas. Ter uma equipe com funcionários satisfeitos, felizes e comprometidos pode promover inúmeros benefícios para as organizações e, ainda, impulsionar os resultados.

Porém, uma pesquisa realizada em 2020 pela Endeavor, com a participação de 1.000 profissionais, apontou que gerenciar pessoas é a principal dificuldade nas companhias. Principalmente, para a formação de novos líderes.

A área de gente e gestão está em constante mudança, exigindo uma rápida evolução nos processos. Por isso, os eventos para os profissionais desse setor são ótimas oportunidades de fortalecer os aprendizados e conhecer a forma com que mercado está progredindo.

É através desses encontros que os profissionais podem ter contato com as estratégias de outras empresas e ter insights capazes de ajudar a melhorar a rotina de trabalho atual. Além disso, é um momento para ter contato com as experiências e com os principais executivos de grandes corporações.

INOVATECRH – Inovação e Tecnologia Aliadas ao RH

Pensando nisso, no dia 8 de dezembro, o Grupo Gestão RH promoveu a 14ª edição do INOVATECRH – Inovação e Tecnologia Aliadas ao RH, espaço que tem como objetivo discutir como as soluções tecnológicas podem aumentar a atuação estratégica da área de gente e gestão nas organizações.

O evento, patrocinado pela LG lugar de gente, foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento e compreender as habilidades necessárias para o futuro das empresas em um cenário altamente competitivo e em constante desenvolvimento.

Nessa edição, que contou com profissionais de grandes empresas, foram abordados os temas:

  • Tecnologias para RH
  • Novas Competências e Talento Humano
  • Inovação
  • Mindset Ágil
  • Desafios da Transformação Digital

O INOVATECRH 2020 aconteceu em um momento que o mercado e a inteligência multifocal, junto com a criatividade e a comunicação estão impactando a rotina de trabalho. E, ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos facilitam a transferência de conhecimento.

Bloco Inovação

Durante o evento INOVATECRH, Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente, participou do Bloco Inovação junto com Paulo Mancio, Vice-Presidente Sênior da Accor, e Nayara Pita, Chefe de RH da Cisco. O debate foi mediado por Tania Moura, Vice-Presidente Executiva da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (ABPRH), e propôs uma discussão sobre como a inovação na gestão de pessoas é impulsionada pelas novas tecnologias.

Para Felipe, todo o processo de transformação é feita por meio da tentativa e do erro. “Temos que aprender a lidar com isso para que as inovações de fato aconteçam e o resultado seja eficiente”, aponta.

Em um momento de profundas mudanças ligadas às novas relações de trabalho, os especialistas que participaram do evento evidenciaram que a transformação digital atinge as empresas dos mais variados portes e segmentos.

O Vice-Presidente também compartilhou que o uso da Inteligência Artificial (IA) está em alta dentro de vários processos na gestão de pessoas. “Estamos acompanhando uma evolução, a Inteligência Artificial é a tecnologia mais poderosa que nos deparamos hoje”, revela.

3 desafios para a inovação na gestão de pessoas

Embora esta seja uma área estratégica na organização, muitos desafios fazem parte da rotina dos profissionais. Confira alguns pontos de atenção importantes e que foram destacados por Felipe Azevedo no evento.

1 – Identificar novos talentos

Contar com colaboradores qualificados e comprometidos com os objetivos da empresa sempre é um desafio. Por isso, é preciso identificar os talentos durante o processo de seleção.

O Vice-Presidente da LG lugar de gente destacou o uso da Inteligência Artificial (IA) na contratação, mas também na procura por um perfil dentro do quadro de funcionários. “Antes de abrir uma vaga externa, é possível fazer um mapeamento dos colaboradores já contratados, o que ajuda a tomar melhores decisões”, explica.

Quando se trata de recrutamento, Felipe destaca que alguns ajustes no processo podem auxiliar. Como a utilização de novas ferramentas de seleção, que combinem diversidade e tecnologias de Inteligência Artificial, matching de candidatos, chatbots e games.

2 – Manter a motivação da equipe

No contexto organizacional, a motivação é referida como o combustível para a produtividade. Diante disso, as empresas precisam prezar e investir em melhorias que beneficiem a saúde e bem-estar dos colaboradores.

Mesmo com as dificuldades vivenciadas com o isolamento social, Felipe acredita que as companhias precisam se dedicar e permitir uma boa experiência aos funcionários com apoio da tecnologia. Segundo ele, “a empresa de qualquer porte precisa entregar a melhor vivência para o seu colaborador, porque se não o nível de atração e engajamento será menor”, afirma.

3 – Desenvolvimento e treinamento dos colaboradores

Para finalizar, o último ponto destacado por Felipe é o desenvolvimento. Esse processo é de grande importância para o sucesso da empresa e também um desafio para a área de gestão de pessoas durante a pandemia da covid-19.

Por esse motivo, oferecer qualificação se tornou o suporte necessário para garantir produtividade e eficiência durante o trabalho remoto. E, nesse cenário, os treinamentos digitais estão sendo essenciais para o desenvolvimento contínuo das organizações.

De acordo com o Vice-Presidente, novas formas de aprendizado estão se apresentando com a transformação digital e “não dá mais para pensar em um modelo de aprendizagem tradicional, porque as pessoas têm necessidades diferentes. E a Inteligência Artificial ajudou muito na parte de capacitação”, finaliza.

Quer saber como o uso de soluções tecnológicas pode impulsionar a inovação na gestão de pessoas da sua empresa? Clique aqui e faça o download do e-book “Como tornar a gestão de pessoas mais digital?” da LG lugar de gente.

leticia.almeida

leticia.almeida

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.