A utilização da Inteligência Artificial no RH ainda gera dúvidas nas companhias. É o que mostra a pesquisa global, realizada pelo MIT Sloan Management Review em 2017, em parceria com o The Boston Consulting Group, com mais de 3 mil executivos entre gerentes e analistas de todos os setores. Segundo o estudo, apenas uma em cada cinco empresas incorporou essa tecnologia em ofertas ou processos e menos de 39% de todas as organizações possuem uma estratégia de IA.
Para garantir a sustentabilidade do negócio e otimizar a gestão do capital humano, o Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, recomenda que a adoção da tecnologia esteja nos planos dos gestores para o próximo ano, já que a solução compõe um método de gestão completo.
LiGia: a Inteligência Artificial da LG
Visando potencializar o trabalho do RH, a LG lugar de gente apresentou ao mercado a LiGia: plataforma inovadora de IA que reúne tecnologias como chatbots, games e analytics para otimizar os processos na gestão de pessoas.
De acordo com Felipe, com a LiGia, todos ganham. Ele conta que a solução propicia uma experiência positiva para o colaborador, para o líder e para os candidatos. Além disso, a tecnologia permite redução de custos operacionais, aumento de produtividade e maior assertividade nas decisões sobre pessoas.
Entenda o que a LiGia é capaz de fazer por você
Trazer a LiGia para os processos de gestão da empresa significa contar com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial que se baseiam no comportamento humano para resolver problemas, explica o Vice-Presidente. “Com estes algoritmos, potencializaremos a capacidade dos usuários de nossas soluções para analisar dados, encontrar padrões ou tendências e tirar conclusões para tomar decisões mais assertivas”, comenta.
Ele esclarece que, quando visualizamos a jornada completa do colaborador dentro da organização, é necessário ter em mente que o primeiro passo não está no treinamento, mas na seleção. Por isso, a atuação da LiGia começa neste ponto.
Felipe acrescenta que “com o processo seletivo automatizado, é possível conhecer as habilidades do candidato e quais são as particularidades a serem desenvolvidas. Assim, no primeiro dia de trabalho, o gestor saberá exatamente qual será o plano de desenvolvimento do colaborador”.
Contratação rápida e inteligente: as vantagens para o gestor
A solução pode contribuir com o fim dos processos seletivos burocráticos e lentos. “A LiGia surgiu de um profundo entendimento das dores do gestor de RH e, portanto, oferece uma melhor experiência para ele desde a solicitação da vaga, passando por uma auditoria mais transparente, até um melhor aproveitamento na entrevista”, pontua Felipe.
Mas o software não para no recrutamento. Felipe afirma que a IA facilita a adaptação do colaborador as diversas rotinas que permeiam a relação entre ele e a área de Recursos Humanos.
Felipe explica ainda que, ao criar a descrição de uma vaga, esse texto é interpretado pelo algoritmo e, automaticamente, a informação é cruzada com o banco de currículos interno e externo. Desta forma será possível saber se aquela vaga terá maior chance de ser ocupada por alguém de dentro ou de fora da empresa.
A proposta de um match inteligente, que conecta automaticamente as habilidades de cada candidato às requisições da vaga, viabiliza um processo seletivo ainda mais focado na competência dos candidatos e capaz de encontrar talentos com alta aderência. “A formação não é mais o critério principal, o que eu olho é a capacidade de adaptação desse colaborador. Para vários processos, consigo pessoas de diferentes formações. Posso ter, por exemplo, um gerente de projetos que foi formado em história”, pontua o Vice-Presidente.
Como a LiGia pode ajudar seu RH?
Felipe explica que, com a Inteligência Artificial no RH, os ganhos operacionais, a produtividade e a experiência do usuário sofrerão aumentos significativos. Ele cita os principais benefícios que a LiGia possibilita para as empresas:
- Chatbots para agendamento de entrevistas com candidatos ou para solicitação de férias sem nenhuma interação humana por parte da empresa, com processo fim a fim através de workflows parametrizáveis.
- Mapeamento de perfil comportamental através de assessment games.
- Trilhas individuais e adaptativas baseadas em necessidades de cada colaborador.
- Cruzamentos inteligentes de informações sobre os profissionais e resultados de negócio em uma ferramenta de People Analytics.
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