Pesquisa aponta os maiores desafios do RH e como superá-los

O estudo contou com a participação de líderes e profissionais da área em empresas nacionais e multinacionais

Quais os maiores desafios do RH? Quais as fortalezas da área atualmente? Como estão os campos de desenvolvimento da área e a visão do departamento sobre tudo isso? Esses são alguns dos questionamentos abordados pela pesquisa “Raio-X do RH”, promovida pela Futuro S/A, que levantou a percepção de centenas de líderes e profissionais de diferentes áreas sobre a atuação na gestão de pessoas.

O levantamento, realizado em dezembro de 2020, contou com a participação de 487 executivos, líderes e profissionais de empresas nacionais e multinacionais com filiais no Brasil.

Diante de tantos achados relevantes na pesquisa e considerando as rápidas transformações da área, no próximo dia 7 de julho, a LG lugar de gente promoverá o webinar “Reinvente o seu RH: Prepare-se para a nova era da gestão de pessoas”. O evento contará com a participação de Felipe Azevedo, Presidente da LG, e André Souza, CEO da Futuro S/A, que irão discutir as tendências que estão transformando a atuação do RH.

RH Estratégico

Frente aos maiores desafios de gestão de pessoas, André explica que o setor deve ser cada vez mais estratégico na prática. “Ainda quando atuava como Executivo de RH, um dos feedbacks mais bacanas que recebíamos das demais áreas da empresa era a nossa atuação estratégica e de alto impacto no negócio”, relembra.

“Mas, ao mesmo tempo, o RH Estratégico é um tema que sempre aparece como algo que a área ainda almeja. É algo que muitos RHs têm no discurso, mas que nem todos conseguem ainda colocar em prática”, continua o executivo.

André explica que, a partir dessa perspectiva, a pesquisa foi fomentada: “Transformar essa realidade foi um dos grandes motivadores. O legal é ver que os resultados da pesquisa trazem dados super relevantes para o RH conseguir realizar essa transformação que tanto deseja e precisa para gerar ainda mais impacto nas organizações”.

Novos insights para a área

A pesquisa contou com a participação de centenas de colaboradores que atuam em gestão de pessoas e também de trabalhadores de outras áreas. André acredita que esse se mostrou um grande diferencial nos resultados. “Isso gerou uma riqueza enorme de insights quando cruzamos os dados de profissionais de diferentes áreas. Conseguimos mapear claramente as fortalezas do RH, as suas fraquezas e, em especial, os pontos cegos”.

[optin-monster slug=”g9dk3k2qsdzg4m8ilfnd”]

Maiores desafios do RH

Segundo a pesquisa, entre os maiores desafios do RH estão a filosofia de remuneração, a relação da empresa com os talentos externos e as decisões baseadas em dados e People Analytics. O relatório mostra que apenas 18% dos entrevistados concordaram que o RH possui uma filosofia de remuneração muito conectada com as necessidades e anseios dos talentos nessa era digital.

Enquanto isso, somente 25% entendem que a área desenvolve estratégias e ações concretas para se relacionar com os talentos que deixam a empresa e com os candidatos que não são aprovados para as vagas abertas. Além disso, apenas 26% acreditam que o RH define suas estratégias e ações baseadas em People Analytics e dados da empresa, dos negócios e do mercado.

Os números são expressivos e demonstram que o departamento precisa atentar a essas demandas. “Quem participar do webinar terá a chance de conhecer todos esses elementos e explorar ações para superar esses desafios”, antecipa André.

Alerta para os pontos cegos

O estudo também apurou a existência de pontos cegos na área, que consistem nos aspectos em que o departamento se autoavalia positivamente, mas que são vistos de forma diferente por outras áreas.

André pontua que esse assunto dá abertura a uma ampla discussão, fundamental aos profissionais atuantes na gestão de pessoas. “Durante o webinar, vamos apresentar os principais pontos cegos que descobrimos na pesquisa. E o mais importante: o porquê desses pontos cegos estarem ocorrendo nos RHs de diferentes empresas”, promete.

Para conhecer mais a fundo os maiores desafios, pontos cegos e fortalezas da gestão de pessoas, participe do webinar “Reinvente o seu RH: Prepare-se para a nova era da gestão de pessoas”. Clique aqui e faça a sua inscrição gratuita.

Gerciane de Almeida Borges Matos

Gerciane de Almeida Borges Matos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.