Construindo a marca empregadora: como atrair talentos para sua empresa?

Propagar ações realizadas na companhia pode contribuir na hora de atrair talentos. Saiba mais!

Encontrar com facilidade candidatos com todas as competências que sua empresa precisa é o sonho de qualquer RH, não é mesmo? A atividade de recrutar colaboradores é um dos desafios da gestão de pessoas, já que influencia no andamento, produtividade e, consequentemente, nos resultados do negócio. Nesse sentido, é necessário estruturar a marca empregadora, planejar como atrair talentos que estejam alinhados ao que a organização necessita para alcançar seus objetivos.

O que o RH pode fazer para otimizar esse processo? Onde encontrar os melhores candidatos? De acordo com Anete Castro, Diretora de Recursos Humanos da LG lugar de gente, a área de gestão de pessoas deve encontrar meios de se aproximar dos jovens talentos e prepará-los. “Muitas vezes, ao buscar novos colaboradores, as empresas acabam não encontrando pessoas com competências que a vaga precisa. Nesse sentido, a criação de programas que promovam a marca empregadora e voltem o olhar para a atração e capacitação de talentos são necessárias para sustentabilidade do negócio”, afirma a diretora.

Segundo Anete, é importante propagar as ações que a empresa promove para seus colaboradores e a comunidade à sua volta. O estudo “The 2016 Deloitte Millennial Survey Winning over the next generation of leaders”, realizado pela Deloitte, em 2016, confirma o ponto de vista da diretora. De acordo com o levantamento, a geração Y, composta por jovens nascidos entre as décadas de 1980 e 1990, busca companhias que visem não apenas o seu lucro, mas se preocupem com o bem-estar dos seus colaboradores e a melhoria da sociedade como um todo, bem como promovam ações nesse sentido.

Atração de talentos para a LG

Para conseguir atrair e desenvolver talentos com as competências necessárias, a LG lugar de gente criou o Programa de Estágio. “O projeto visa trazer estudantes para dentro da empresa e capacitá-los para, posteriormente, efetivá-los. Estamos formando e qualificando nossos futuros colaboradores”, afirma Anete.

marca empregadora
Estudantes selecionados para o Programa de Estágio da LG lugar de gente, em 2016.

Outra iniciativa é a ação LG nas Universidades, que realiza visitas as principais faculdades próximas a sede da empresa, localizada em Goiânia, visando se aproximar da comunidade acadêmica. Anete explica: “O objetivo do programa é ir nas universidades levar conhecimento técnico para os estudantes e apresentar a LG lugar de gente. Acreditamos que estar presente no ambiente em que os talentos são formados é essencial para atração de novos colaboradores e para melhorar nossa marca empregadora”.

Durante o planejamento anual do departamento de Gente e Gestão, já são inclusas as ações nas universidades. “Temos agendadas as visitas para o início e final do ano, que são os períodos em que os estudantes estão chegando e saindo das faculdades. Além de apresentarmos a LG, levamos um de nossos especialistas para falar sobre algum tema que seja interessante para os alunos, algo que amplie seus conhecimentos”, comenta Anete.

Além das visitas, Anete destaca que a LG também recebe convites para participar de eventos nas faculdades. “No último dia 3 de agosto, estive em um fórum da Faculdade Sul Americana (Fasam), que reuniu as empresas goianas cases de sucesso por suas boas práticas em gestão de pessoas. Esse convite nos mostra que nossas ações para melhorar a marca empregadora da LG lugar de gente estão no caminho certo. Inclusive, após a palestra, alguns professores manifestaram interesse em trazer seus alunos para conhecer a companhia e agendamos um encontro”.

Retorno das ações

De acordo com Anete, desde quando o Programa de Estágio foi implantado, a marca empregadora da LG lugar de gente melhorou e o departamento de Gente e Gestão consegue contratar talentos com as competências necessárias com mais facilidade. “Desde 2015, tivemos 28 estagiários no Programa de Estágio da LG. Entre eles, 16 já foram efetivados. Segundo nosso levantamento, 40% deles conheceram a empresa por meio da ação LG nas Universidades”, destaca.

Quer melhorar a marca empregadora da sua empresa? Então, não deixe de ver 3 dicas para se destacar na atração de talentos que separamos para você. Clique aqui e confira!   

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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