No resumo da semana: busca por talentos, incentivo à produtividade e contratação de aposentados

O Blog Huma selecionou as principais notícias da semana para você. Confira!

Para manter nossos leitores bem informados, mais uma vez, o Blog Huma separou as informações mais relevantes da semana relacionadas a área de RH. Confira!

Foram divulgadas duas pesquisas: uma sobre a dificuldade das empresas de encontrar talentos e a outra sobre qual a melhor forma de motivar a produtividade dos colaboradores. Também foi notícia o novo projeto do governo para facilitar a contratação de idosos aposentados.

Nem o desemprego facilita a busca por talentos

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento executivo Korn Ferry, com mil gestores da área de “aquisição de talentos” de companhias em 68 países, incluindo o Brasil, apontou que 54% dos recrutadores têm dificuldades de encontrar candidatos qualificados. No Brasil, o percentual é de 48%.

Ainda de acordo com a pesquisa, houve uma mudança nos fatores mais relevantes para a atração de candidatos. Há cinco anos, o fator mais citado como decisivo era remuneração e benefícios, com média global de 39% e nacional de 33%. Hoje, o mais citado mundialmente é a cultura da empresa com 23% e, no Brasil, a progressão de carreira com 27%.

Saiba mais sobre a pesquisa no site Valor Econômico.

Reconhecimento em forma de pizza ou dinheiro: o que mais motiva os funcionários a serem produtivos?

De acordo com estudo da Universidade de Duke, realizado por Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na universidade e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nem sempre o bônus em dinheiro é a melhor estratégia para aumentar a produtividade dos trabalhadores de uma empresa.

Em seu experimento, os funcionários de uma fábrica de semicondutores foram divididos em quatro grupos, onde todos receberam uma meta. Um dos grupos não tinha nenhuma promessa de retorno sobre o alcance do que foi proposto e os outros três receberam as seguintes propostas de recompensa: bônus em dinheiro, voucher para uma pizza grátis ou uma mensagem de reconhecimento do chefe. A pizza foi a maior motivadora, aumentando a produtividade dos funcionários em 6,7% em relação ao restante dos participantes. O pior foi o bônus em dinheiro, 4,9%.

Confira mais detalhes sobre a pesquisa no site Infomoney.

Governo quer permitir contratação por hora de aposentado

Um projeto de lei que visa criar o Regime Especial para o Trabalhador Aposentado (Reta) e facilitar a contratação de idosos com mais de 60 anos está sendo finalizado pelo governo.

A proposta deve permitir que aposentados sejam contratados por hora, sem o custo de pagar a Previdência Social, o FGTS e outros encargos, ou seja, sem vínculo empregatício. A estimativa é que 1,8 milhão de idosos entrem no mercado de trabalho nos próximos dez anos.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.