Página de carreiras: por que investir na porta de entrada da sua empresa?

Ferramenta é o cartão de visita de qualquer companhia e também um dos primeiros pontos de contato com o candidato

Da atração à contratação de um talento existem quatro fases, também conhecidas como o funil do recrutamento: divulgação/captação, triagem, seleção e admissão. Para ter resultados satisfatórios em todas elas, é necessário que haja uma estratégia forte da marca como empregadora, sendo que esse trabalho começa pela página de carreiras.

Afinal, o que é e como deve ser uma página de carreiras conhecida ainda por “Trabalhe Conosco” ou “Portal do Candidato”? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da área de RH e de Marketing. Por isso, convidamos o Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto, para deixar algumas dicas sobre o tema. Confira:

1 – Deixe claro seu propósito

Marcello destaca que a página de carreiras é uma ferramenta que dá visibilidade para a companhia e torna a marca cobiçada pelos talentos do mercado. “O trabalhe conosco precisa estar dentro do site da empresa e vai além do cadastro de currículos, preenchimento de dados pessoais, formação e experiência profissional. É nesse espaço que o candidato vai ter seu primeiro contato com a cultura da organização e decidir se vai concorrer à vaga. Por isso, é uma etapa tão relevante do processo de seleção”, comenta o diretor.

Para Marcello, é fundamental que a empresa alinhe internamente a imagem que deseja passar ao mercado e estabeleça seu propósito como marca empregadora, mas faz um alerta: “Com uma página de carreiras, é possível mostrar que sua empresa cuida e se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. Entretanto, isso fará sentido se, de fato, existe uma valorização genuína dos funcionários. Ou seja, é preciso reconhecer quem está dentro para atrair os novos talentos”, reforça.

2 – Promova uma boa experiência

A marca empregadora está diretamente relacionada à reputação da empresa. Marcello destaca que se a experiência do candidato durante o processo seletivo não for positiva, isso impactará a sua percepção em relação à companhia e até sua rentabilidade e retenção na empresa, após a contratação. “Por isso, é imprescindível pensar no candidato como se fosse um cliente e garantir sua satisfação”, pontua.

página de carreiras

Marcello menciona ainda que é preciso garantir etapas mais rápidas e aderentes à transformação digital. “Os candidatos já não veem com bons olhos aqueles processos seletivos demasiadamente longos e com inúmeras fases presenciais. Hoje, já existem ferramentas de entrevista por vídeo, games, assessments e outras soluções que fazem essa primeira triagem de forma ágil e eficiente. Lembre-se de que as percepções, sejam elas positivas ou negativas, podem contaminar outros candidatos”, ressalta o diretor.

3 – Faça a integração da sua página de carreiras

Imagine se a cada nova etapa do processo seletivo, o candidato fosse obrigado a preencher seus dados pessoais novamente? Seria uma experiência frustrante, não é verdade? É por isso que Marcello reforça a importância de fazer a integração da página de carreiras com outras soluções como redes sociais, games corporativos e testes aplicados durante a triagem.

“Também é relevante fazer a integração do Portal do Candidato com a solução de folha de pagamento. Além de otimizar a atividade, essa ação garante, por exemplo, mais agilidade durante a admissão, assim como permite que a empresa entregue os eventos relacionados ao eSocial dentro do prazo de envio, ou seja, até o dia sete do mês subsequente”, reforça o diretor.

Marcello comenta ainda que a integração não traz apenas ganho de tempo ao RH: ela também permite acumular dados históricos que irão apoiar decisões futuras. “Com a tecnologia de People Analytics, é possível coletar informações da página de carreiras ao longo do tempo e mapear os candidatos com melhor performance. Dessa forma, eu consigo dados para apoiar a definição do escopo da vaga e também ajudar a empresa a traçar o perfil ideal de colaborador”, completa.

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Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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