Compartilhe

Recrutamento e seleção por competências: como sair da teoria?

LG lugar de gente firma parceria com a IBM e oferece assessment em sua solução de recrutamento e seleção

Empresas precisam contratar por habilidades para ter colaboradores alinhados aos seus valores e engajados. Essa é uma frase comum, principalmente para os RHs, não é mesmo? Mas como conseguir isso? Investir no processo seletivo e ir além da análise curricular têm sido uma das estratégias adotadas pelas companhias. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Remuneração e Tendências 2018, realizada pela Deloitte com mais de 130 empresas brasileiras de diversos segmentos. De acordo com o estudo, a área de recrutamento e seleção por competência é a segunda mais citada pelas organizações para receber investimentos esse ano. Em 2017 o setor ocupava o 5º lugar.

Mas como otimizar essa atividade e mapear o perfil dos melhores talentos por suas habilidades? Para Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente, as companhias devem aproveitar todos os benefícios que a tecnologia traz para a área. “Já existem ferramentas de Analytics, por exemplo, capazes de responder se a empresa está atraindo a pessoa certa, se as competências cadastradas para a vaga são aderentes à necessidade do negócio e se o recém-contratado precisa ser desenvolvido em algum ponto”, argumenta.

Parceria com a IBM

Para oferecer uma ferramenta de recrutamento e seleção por competência cada vez mais completa, a LG lugar de gente firmou uma parceria com a IBM. A partir de agora, o módulo Gen.te Atrai — Recrutamento e Seleção da LG lugar de gente passa a contar com mais de 2 mil testes e avaliações para assessments desenvolvidos pela equipe de Talent Management Solutions da IBM.

recrutamento e seleção

Felipe comenta que, com a parceria, a solução realizará avaliações de personalidade, competências, capacidade de resoluções de problemas, adaptabilidade à cultura organizacional, testes de conhecimento em software, idioma e até habilidades específicas. Além disso, também será possível fazer o gerenciamento de envio, acompanhamento das avaliações e disponibilizar relatórios com resultados detalhados, indicando previsões de desempenho e de potencial para posições executivas, gerenciais e operacionais de um candidato. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes uma solução que os ajude a identificar os melhores e mais adequados talentos, tornando essa atividade mais objetiva, eficiente e inteligente”, afirma.

De acordo com Flavio Maia, Líder de Talent Management Solutions da IBM América Latina, a parceria é estratégica. “Há mais de 100 anos, a IBM trabalha no desenvolvimento de soluções que promovam a transformação das companhias e o progresso da sociedade. O mercado de trabalho passa hoje por um momento de disrupção, com funções surgindo devido à imersão de novas tecnologias, e é essencial que as empresas estejam preparadas, com processos de recrutamento que atendam às atuais demandas do mercado. Com essa parceria com a LG, podemos unir tecnologia inteligente e expertise em Recursos Humanos, para ajudar o mercado brasileiro a tornar a aquisição de talentos mais objetiva e eficiente”, destaca ele.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar a área de recrutamento e seleção da sua empresa? Assista ao webinar gravado “Games e IA para contratação em escala: agilidade e assertividade no processo seletivo”. Nele, Marcelo Lima, Consultor Comercial – HCM da LG lugar de gente, mostra todas as funcionalidades do módulo de recrutamento e seleção e como ele pode contribuir com a agilidade e a assertividade do processo seletivo. Clique aqui para assistir.

 

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.