Tecnologia no trabalho: como ela ajuda na atração de talentos?

Pesquisa mostra que um ambiente moderno influencia na hora de aceitar uma proposta de emprego

Segundo estudo encomendado pela Microsoft ao IBOPE Conecta, 90% dos profissionais entrevistados consideram que um ambiente corporativo moderno influenciaria a sua decisão ao analisar uma proposta de emprego. A pesquisa ainda indica que 41% dos profissionais acreditam que suas empresas poderiam melhorar o uso de tecnologia no trabalho para trazer mais flexibilidade à rotina e permitir a prática de home office.

tecnologia no trabalho

Dentre os benefícios apontados pelos participantes no que diz respeito ao impacto da tecnologia na rotina profissional está a maior facilidade na comunicação com colegas e gestores. Os entrevistados também citam o acesso e compartilhamento de informações importantes, que possibilitem a tomada de decisão de forma mais assertiva. O estudo ouviu 1.500 profissionais de diferentes níveis hierárquicos, mercados e profissões do Brasil durante os meses de maio e junho de 2018.

Para Loredane Feltrin, Diretora de Produtividade da Microsoft, assim como o modelo de negócio das empresas, a forma de trabalhar também passa por uma grande transformação. “Como podemos melhorar o ambiente de trabalho? Criando novas formas de interação entre pessoas e equipes, sobretudo considerando o convívio cada vez mais intenso entre diferentes gerações que preferem se comunicar de formas distintas, com recursos que vão desde um e-mail até o Teams (hub de colaboração entre times), por exemplo. Outro ponto fundamental é como a tecnologia permite que as pessoas tenham mais flexibilidade, podendo trabalhar remotamente”, explica Loredane.

Novos ambientes para interação

De acordo com a pesquisa, a flexibilidade de horário e a possibilidade de fazer home office ou trabalhar a partir de outros ambientes, que não necessariamente o escritório, figuram no topo da lista de elementos que mais caracterizam um ambiente moderno para os profissionais brasileiros. O primeiro item é mencionado por 68% dos entrevistados, enquanto o segundo aparece em 62% das respostas.

Além disso, o levantamento também mostrou que a sala de reunião ainda é o local onde mais ocorre trabalho em equipe, especialmente entre entrevistados de 25 a 34 anos (65%). No entanto, a pesquisa evidencia que novos espaços começam a ser utilizados pelos profissionais para essas interações: 16% dizem que o local onde o trabalho em equipe e a colaboração mais acontecem é na cozinha ou copa das empresas.

Loredane destaca que um ambiente de trabalho moderno é aquele que de fato permite que cada colaborador possa ter o melhor desempenho em seu trabalho, sendo mais produtivo e interagindo de forma mais rápida e eficiente no seu time e com outras equipes da empresa. “A transformação do ambiente de trabalho é uma jornada. Ficamos entusiasmados ao ver os espaços que ainda há para evolução e o quanto é possível impactar a inovação nas companhias ao fazer com que as informações circulem de maneira mais fluida entre todos os níveis”, completa a diretora.

Gostou do tema? De que forma sua empresa aplica a tecnologia no trabalho? Descubra como tornar o processo de atração e recrutamento ainda mais eficiente com o webinar “Recrutamento digital e colaborativo”. Clique aqui para assistir.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.