Tecnologia no trabalho: como ela ajuda na atração de talentos?

Data 09/10/2018
tecnologia no trabalho

Segundo estudo encomendado pela Microsoft ao IBOPE Conecta, 90% dos profissionais entrevistados consideram que um ambiente corporativo moderno influenciaria a sua decisão ao analisar uma proposta de emprego. A pesquisa ainda indica que 41% dos profissionais acreditam que suas empresas poderiam melhorar o uso de tecnologia no trabalho para trazer mais flexibilidade à rotina e permitir a prática de home office.

tecnologia no trabalho

Dentre os benefícios apontados pelos participantes no que diz respeito ao impacto da tecnologia na rotina profissional está a maior facilidade na comunicação com colegas e gestores. Os entrevistados também citam o acesso e compartilhamento de informações importantes, que possibilitem a tomada de decisão de forma mais assertiva. O estudo ouviu 1.500 profissionais de diferentes níveis hierárquicos, mercados e profissões do Brasil durante os meses de maio e junho de 2018.

Para Loredane Feltrin, Diretora de Produtividade da Microsoft, assim como o modelo de negócio das empresas, a forma de trabalhar também passa por uma grande transformação. “Como podemos melhorar o ambiente de trabalho? Criando novas formas de interação entre pessoas e equipes, sobretudo considerando o convívio cada vez mais intenso entre diferentes gerações que preferem se comunicar de formas distintas, com recursos que vão desde um e-mail até o Teams (hub de colaboração entre times), por exemplo. Outro ponto fundamental é como a tecnologia permite que as pessoas tenham mais flexibilidade, podendo trabalhar remotamente”, explica Loredane.

Novos ambientes para interação

De acordo com a pesquisa, a flexibilidade de horário e a possibilidade de fazer home office ou trabalhar a partir de outros ambientes, que não necessariamente o escritório, figuram no topo da lista de elementos que mais caracterizam um ambiente moderno para os profissionais brasileiros. O primeiro item é mencionado por 68% dos entrevistados, enquanto o segundo aparece em 62% das respostas.

Além disso, o levantamento também mostrou que a sala de reunião ainda é o local onde mais ocorre trabalho em equipe, especialmente entre entrevistados de 25 a 34 anos (65%). No entanto, a pesquisa evidencia que novos espaços começam a ser utilizados pelos profissionais para essas interações: 16% dizem que o local onde o trabalho em equipe e a colaboração mais acontecem é na cozinha ou copa das empresas.

Loredane destaca que um ambiente de trabalho moderno é aquele que de fato permite que cada colaborador possa ter o melhor desempenho em seu trabalho, sendo mais produtivo e interagindo de forma mais rápida e eficiente no seu time e com outras equipes da empresa. “A transformação do ambiente de trabalho é uma jornada. Ficamos entusiasmados ao ver os espaços que ainda há para evolução e o quanto é possível impactar a inovação nas companhias ao fazer com que as informações circulem de maneira mais fluida entre todos os níveis”, completa a diretora.

Gostou do tema? De que forma sua empresa aplica a tecnologia no trabalho? Descubra como tornar o processo de atração e recrutamento ainda mais eficiente com o webinar “Recrutamento digital e colaborativo”. Clique aqui para assistir.