Você pensa em adquirir ferramentas para potencializar os resultados do seu RH? Automação de processos, people analytics, mapeamento de competências dos colaboradores, games no desenvolvimento de talentos e recrutamento digital, são alguns exemplos de como a tecnologia para RH vem ajudando a otimizar o trabalho de gestão de pessoas dentro das empresas.
Mas o que avaliar antes de adquirir uma nova ferramenta? Para falar sobre o assunto, conversamos com Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente. Segundo ele, as empresas devem analisar quatro aspectos antes de fazerem uma nova aquisição. São eles:
1- Nível de maturidade do RH
O Diretor afirma que deve ser feita uma análise do departamento de recursos humanos. “Precisamos montar a pirâmide de Maslow do RH e verificar como estão todas as etapas, da base ao topo. Por exemplo, a empresa consegue processar a folha de pagamento e recolher seus impostos corretamente? Se toda essa parte de compliance não estiver ok, não adianta investir em ferramentas de análise, desenvolvimento de talentos e avaliação de competências, que estão em um nível mais acima na pirâmide”, comenta.
2- Necessidade do negócio
Para Marcello, a estratégia da empresa também deve ser analisada antes de investir em tecnologia para RH. “Se a companhia estiver em expansão, por exemplo, seria interessante uma ferramenta de recrutamento e seleção que proporcione agilidade e maior assertividade no processo. Mas, se a conjuntura exige corte de gastos e demissão de funcionários, uma solução que avalie a performance e que permita ao RH identificar os talentos que devem ficar, seria a melhor opção”, afirma.
3- Opções de mercado
Segundo ele, após avaliar o nível de maturidade da empresa e a necessidade do negócio, é o momento de analisar as ferramentas ofertadas pelo mercado: “O que existe de tecnologia disponível que pode ajudar o seu RH a superar os desafios?”. Nessa etapa, o Diretor também acredita que é importante verificar se as novas soluções fazem ou não integração com os demais sistemas que a organização trabalha.
4- Referências
Marcello aponta que a busca pelo que o mercado fala sobre os fornecedores e ferramentas também é fundamental. “A área de tecnologia para RH é baseada em referências. É importante verificar com as empresas do mesmo segmento que já utilizam as soluções como é a experiência delas”, destaca.
Para auxiliar as companhias a escolherem um parceiro que ofereça as soluções e o apoio necessário para que o RH seja cada vez mais assertivo em suas ações, a Editora Segmento realiza, desde 2008, a premiação “Fornecedores de Confiança”. A pesquisa avalia o grau de confiabilidade e indicação de clientes em relação às empresas que fornecem produtos e serviços para a área de gestão de pessoas. Saiba mais clicando aqui!
Está fazendo sua análise? Então não deixe de conhecer a Suíte Gen.te nuvem da LG lugar de gente. Com ela você terá uma solução completa e integrada de tecnologia para RH que oferece redução de riscos, economia, mobilidade e muito mais. Clique aqui e confira!