Definir metas, orientar o desenvolvimento e dar feedback são exemplos de processos que exigem o alinhamento entre gestores e colaboradores. Boa parte do sucesso dessas atividades se deve à capacidade de negociação dos líderes. Para Carlos Pessoa, autor do livro “Negociação: Teoria e Prática”, essa habilidade precisa ser desenvolvida, já que é considerada valiosa para solucionar conflitos.
Segundo Carlos, diante dos desafios do ambiente organizacional, a sobrevivência das empresas depende da habilidade de adaptação às mudanças e as pessoas são essenciais nesse processo, fazendo com que o alinhamento de objetivos seja fundamental. “A capacidade de negociação é um importante instrumento que pode ser utilizado para alcançar uma solução permanente de conflitos expressivos, porque proporciona o alcance dos resultados esperados através do relacionamento cooperativo entre a companhia e colaboradores”, destaca.
O especialista acredita que a negociação é o aspecto central do processo de tomada de decisão coletiva, entretanto, ele considera que ainda é uma competência que recebe pouca atenção. “E este é o nosso grande paradoxo: é uma das tarefas que mais realizamos e a qual nós menos nos preocupamos em aprender”, afirma Carlos.
Como desenvolver essa habilidade?
Para ele, buscar entender o tema e seus conceitos é importante, mas colocar em prática é fundamental. Por isso, Carlos lista sete pontos que devem ser analisados após cada negociação, com o objetivo de melhorar o desempenho durante o processo. São eles:
- O que aconteceu?
- O que deu certo?
- O que deu errado?
- O que me surpreendeu?
- O que posso fazer para melhorar?
- Como aconteceu?
- Por que?
Carlos finaliza reforçando os aspectos para uma boa negociação. “O sucesso de um negociador depende principalmente de seus conhecimentos, (adquiridos em livros, textos, troca de ideias) e da sua habilidade (aprendizado no dia a dia). Para colocá-los em prática, é necessário atitude, ‘querer fazer’, e consciência de que o outro lado tem que perceber que também ganhou com o resultado da negociação que acabou de ser concluída”, explica o especialista.
Gostou do tema? Então não deixe de conferir “4 dicas para aliar comunicação e liderança” que a Diretora de Serviços da LG lugar de gente, Renata Martins, nos deixou. Clique aqui para ler.