Imagine reduzir de 1500 chamados abertos com solicitações de colaboradores para 200? Foi justamente esse feito que a MV conseguiu ao adotar as soluções da LG lugar de gente. Isso permitiu reduzir a carga horária excessiva da equipe de RH para que ela pudesse atua de forma estratégica, garantindo assim mais um case de sucesso.
Nesse bate-papo, conversamos com Elaine Monteiro, Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na MV. Ela nos contou como as soluções da LG lugar de gente contribuíram para levar mais tecnologia e autonomia para os colaboradores. Confira a seguir!
Quem é a MV?
A MV é uma empresa de tecnologia voltada para a saúde. A companhia atua há 35 anos entregando software para hospitais, clínicas, operadoras de saúde e centros de diagnóstico em todo o Brasil e fora dele.
Qual era o cenário da MV?
Para definir as estratégias de negócio, a MV sempre considerou os levantamentos e processos geridos na empresa, mas a entrega desses dados ocorria com lentidão e de forma operacional. Até que, em 2019, a companhia priorizou o uso da tecnologia a favor das pessoas. Elaine conta que as expectativas iam muito além da automatização dos processos, o objetivo era oferecer uma experiência completa para os colaboradores. “Nós queríamos de fato entregar inovação, dados em tempo real para que a empresa pudesse encontrar os resultados
que ela queria nos negócios. Alinhado às pessoas desde o início, pensando em uma jornada completa”, comenta.
A escolha foi precedida por análise de mercado e pela definição de um critério: o parceiro deveria compartilhar o olhar estratégico da MV. O foco da LG em gestão de pessoas e a atenção à legislação foram os diferenciais que concretizaram essa sintonia.
Quer conferir essa história de sucesso completa? Veja abaixo:
Resultados alcançados com a LG lugar de gente
Confira a seguir o que a MV conquistou com a tecnologia da LG lugar de gente:
Autonomia para o colaborador
Entre os objetivos iniciais da MV, era prioridade a possibilidade de oferecer aos colaboradores e líderes um portal de autogestão, além da facilidade com processos que antes demandavam esforço manual e muito desgaste da área de Gente e Gestão.
Uma das soluções que tornou isso possível foi o Gen.te Monitora – Ponto. Com ele, os colaboradores da MV experimentaram maior autonomia sobre suas atividades de rotina. “Eles fazem lançamentos de atestados médicos, marcações de ponto e acompanhamento do seu banco de horas. Então, isso foi um ganho enorme, porque antes a gente fazia tudo de forma manual, em planilha de Excel”, conta Elaine.
Ao dar atenção para as ferramentas de autoatendimento, a MV desenvolveu um RH preparado para se concentrar nas pessoas. “Antes gastávamos 50% do nosso período do mês com processos manuais. A gente saiu de um RH praticamente operacional para um extremamente estratégico, em que temos tempo de nos atualizar, de focar na experiencia do colaborador e na estratégia da empresa”, comemora.
Tecnologia a serviço das pessoas
A decisão de usar a tecnologia como ferramenta de crescimento foi um acerto que pode ser visto por todos na MV. “Hoje, a gente observa uma evolução enorme dentro da nossa diretoria, dentro da nossa empresa, e todos os líderes e colaboradores já sentem isso no dia a dia”, enfatiza Elaine.
Mas a tecnologia não está apenas na automação e na integração dos sistemas usados na MV. A experiência impactou os colaboradores de forma direta. Um bom exemplo é a solução de inteligência artificial: a LiGia se tornou, na MV, a Mavi. Solicitações de férias e envios de recibos são realizados a partir da interação entre ela e os colaboradores.
Para Elaine, não existe dúvidas de que a tecnologia é um investimento. Esse olhar permitiu que a MV tenha uma área de Gente e Gestão capaz de trabalhar para a gestão eficiente de líderes e colaboradores, de forma que os resultados refletiram na produtividade de todos. “As empresas que pensam que o RH é apenas uma área de despesas estão realmente perdendo tempo, porque o RH pode não gerar uma receita direta, mas ele está ligado às pessoas. E quando pessoas e RH estão alinhados, o resultado vem”, finaliza.
Gestão baseada em dados
A tomada de decisão na MV sempre foi pautada por informações concretas, mas essa preocupação demandava levantamentos manuais e processos que muitas vezes geravam informações inexatas. A transformação digital foi o caminho escolhido para mudar esse cenário.
Além de automatizar os processos respeitando as particularidades da MV, as soluções da LG trouxeram uma visão ampla das informações da empresa, tudo através de produtos práticos e de fácil uso. “Toda a parte de desempenho, muito relacionada à avaliação de desenvolvimento e carreira do colaborador, é feita por módulos também interativos, de fácil acompanhamento”, comenta Elaine.
Para a gerente, a segurança das informações apresentadas despertou o interesse em outros produtos. “Iniciamos comprando uma mandala menor e, ao longo dos meses, a gente foi vendo que estava dando tão certo, que o sistema ele é tão redondo nas suas informações, que começamos a incluir mais módulos desde o início desta parceria”, compartilha.
Relacionamento com a LG lugar de gente
Para Elaine, a LG lugar de gente representa hoje inovação alinhada com o RH estratégico. É justamente essa identificação de valores que resulta em uma parceria de harmonia. “A gente tem perfis muito parecidos, eles pensam muito na experiencia do cliente. Até hoje, mesmo depois da implantação encerrada, a gente tem uma área de sucesso do cliente que nos acompanha mensalmente”, compartilha.
O profissionalismo e a humanização também são pontos chaves que solidificam a parceria entre LG lugar de gente e MV. Desde o início, quando buscavam um fornecedor, Elaine conta que além de boas práticas de mercado e da preocupação com a legislação de dados, era necessário um alinhamento de valores.
Todos esses requisitos foram atendidos e o foco em gestão de pessoas foi o diferencial decisivo. “Ter um viés apenas de RH mostra que o foco de fato é estratégia de pessoas, com sistemas alinhados com as melhores práticas de mercado. Com isso, a LG oferece inovação e dados muito seguros”, conclui.
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