CONARH 2018: confira as lições e tendências para gestão de pessoas

Maior evento de recursos humanos da América Latina discutiu temas como alinhamento de propósitos e impactos das novas tecnologias no RH

Sua empresa gosta de estar por dentro das novidades sobre gestão do capital humano? Busca se atualizar para conseguir potencializar os resultados das suas equipes? Para promover discussões sobre como o mundo digital está impactando a gestão de pessoas e como gerar propósito e engajamento nesse cenário, além de apresentar novas tecnologias e boas práticas do mercado de RH, aconteceu o 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH 2018), promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no São Paulo Expo. Durante os três dias, o evento, que foi patrocinado pela LG lugar de gente, reuniu aproximadamente 20 mil participantes.

Conarh 2018
Estande da LG lugar de gente no CONARH 2018

O congresso contou com a presença de importantes líderes e influenciadores de gestão de pessoas. Dentre os palestrantes, podemos destacar Janete Vaz, cofundadora e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin; Marta Pimentel, professora na área de Educação da Fundação Dom Cabral (FDC); Iara Xavier e Eduardo Xavier, Fundadores da Caçadores de Bons Exemplos; Normann Kestenbaum, professor de Comunicação Corporativa no MBA da FIA e sócio-diretor da Baumon; Guilherme Braga, fundador e CEO da Egalitê Recursos Humanos Especiais; Demetrio Teodorov, Superintendente de Inovação da Alelo Brasil; e Carlos Melo, cientista político e professor do Insper. Confira alguns dos temas debatidos por eles.

Propósitos que geram resultados

No painel “O Caminho para a transformação e geração de propósito”, Iara Xavier e Eduardo Xavier, Fundadores da Caçadores de Bons Exemplos, discutiram como as companhias podem colocar em prática o protagonismo e o voluntariado para promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários e gerar propósito nas organizações. No caminho para essa transformação, eles destacaram a necessidade de repensar a postura dos líderes. “O mundo está em constante reciclagem e as empresas não irão resistir se continuarem com condutas antigas, entre elas a manutenção de líderes autoritários, rudes, com a desculpa de que trazem resultados. O resultado, aliás, nunca deve figurar como foco principal. O foco principal deve estar nas pessoas, nos seres humanos. A consequência, essa sim, refletirá nos resultados”, apontam.

Também falando sobre propósitos, Janete Vaz, Cofundadora do Laboratório Sabin, apontou em sua palestra como as empresas podem transformar um sonho em ação e compartilhar dos sonhos de seus colaboradores. Ela mostrou como o Sabin se tornou referência em gestão de pessoas e prestação de serviços, deixando claro a importância de respeitar o ser humano, a diversidade e fazer dos desafios um plano de crescimento. “Nós acreditamos que a conquista de uma organização só é verdadeiramente adquirida quando, além da lucratividade, ela é capaz de promover diretamente o desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas no processo, desde o maior acionista ao executor da tarefa mais simples”, pontua a empresária.

Impactos da tecnologia

Diante de tantas transformações, os impactos trazidos pelas novas tecnologias não poderiam ficar de fora do CONARH 2018. Em seu painel, Ricardo Rubio, Secretário-geral Adjunto da Médicos Sem Fronteiras Internacional, falou sobre os desafios de liderar times virtuais. Para ele, esse novo cenário exige que as lideranças sejam cada vez mais acessíveis. “Os membros do time precisam entender que, mesmo à distância, o líder estará sempre com eles. É importante oferecer respostas rápidas aos questionamentos e estar disponível para dar suporte ao que for necessário”, destaca.

Outro tema muito debatido no evento foi a digitalização. Em sua apresentação, Marta Pimentel, Professora da FDC, abordou os desafios dos novos empregos. “Sempre que vivemos um contexto de disrupção tecnológica – e essa não é a primeira que o mundo vive – emerge uma reconfiguração do ambiente dos negócios, com ganhos de produtividade e oportunidades de desenvolvimento de novas competências. Ou seja, alguns postos de trabalho diminuem ou até desaparecem, ao passo que tantos outros nascem. Em tese, todas as áreas e postos são afetados em velocidades e timings diferentes. Por isso, dentro de nossas profissões, devemos focar na reconfiguração das nossas competências para nos prepararmos para o futuro que emerge”, ressalta a especialista.

CONARH 2018
Palestra de Rodrigo Naves, Gerente de Treinamento Comercial para América do Sul da Monsanto

Ainda sobre o impacto das novas tecnologias, também aconteceu a palestra patrocinada pela LG lugar de gente para os visitantes da feira. Com o tema “Transformação digital: experiências e desafios na implementação de plataformas e-learning”, Rodrigo Naves, Gerente de Treinamento Comercial para América do Sul da Monsanto, falou sobre como a empresa tem lidado com as novidades e inspirou muitas companhias a mudarem seus processos de capacitação e desenvolvimento.

LG marca presença

Em 2018, a LG lugar de gente completou sua 20ª participação no CONARH. Para Daniela Mendonça, Presidente da empresa, ano após ano, o congresso se mostra como uma vitrine de novidades, que reúne especialistas e importantes profissionais, de diferentes áreas, para trazer novos conceitos e provocar reflexões, que influenciam a gestão de pessoas e o desenvolvimento humano nas companhias.

Para a presidente, as empresas estão vivendo um momento desafiador. “O ingresso de novas gerações no mercado de trabalho e os novos modelos de negócio vêm exigindo agilidade nas decisões, cada vez mais respaldadas pela tecnologia”. Por isso, ela acredita que estar no CONARH é uma oportunidade de a LG lugar de gente compartilhar os rumos da chamada “Revolução do RH” com os principais gestores de pessoas de todo o país.

Daniela destaca ainda os principais pontos abordados no estande da LG no evento. “Apresentamos soluções que podem apoiar a digitalização da gestão de pessoas, como games, chatbots, aplicações em VR (realidade virtual), mobilidade e people analytics, tudo isso suportado pela tecnologia nuvem”, finaliza ela.

CONARH 2018
Visitantes do estande da LG podiam fazer tour virtual em 360º e conhecer a sede da LG lugar de gente, aplicação em VR utilizada em processos de onboarding

Quer saber mais sobre os temas ministrados no congresso? A LG lugar de gente entrevistou alguns dos palestrantes do evento e preparou o ebook “Lições e insights do CONARH 2018”. Clique aqui para fazer o download gratuito.

 

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.