Por que o RH deve investir em ações de endomarketing para o Dia dos Pais?

Datas comemorativas podem ser oportunidade para humanizar as companhias. Confira inspirações para celebrar a data na sua empresa.

Sua empresa celebra datas comemorativas com os colaboradores? Já parou para pensar sobre a importância de promover ações de endomarketing para o Dia dos Pais, por exemplo? Essa pode ser uma oportunidade de humanizar a relação com os funcionários e promover o sentimento de pertencimento e união na companhia.

Confira como as ações de endomarketing para o Dia dos Pais podem impactar a gestão de pessoas e saiba o que levar em consideração nesse momento de acordo com a realidade da sua empresa.

Conexão em datas comemorativas

Para Ana Paula Bernardo, Analista de Gente e Gestão na LG lugar de gente, esses são momentos para gerar interação, união entre as pessoas, diversão e compartilhamento de suas histórias e experiências pessoais.

“É mais uma oportunidade para humanizar o ambiente de trabalho. Todos nós vamos vivenciar o Dia dos Pais. Claro que cada um de acordo com a sua história, mas é uma data marcante que atravessa várias áreas da vida, como família, cultura, espiritualidade, o próprio mercado e trazer para o trabalho é reforçar que o espaço profissional não está à parte do que acontece lá fora”, destaca ela.

Ana Paula acredita que a ocasião se torna ainda mais importante durante o home office. “Os papais estão, mais do que nunca, tendo a chance de estar mais próximos de seus filhos, muitas vezes dividindo a rotina de trabalho com eles. Por isso, é uma grande oportunidade para reconhecermos esse papel que alguns de nossos colaboradores desempenham, para além do cargo que possuem na empresa”, diz.

Benefícios para empresa e colaborador

Por que as empresas devem se preocupar com ações de endomarketing para o Dia dos Pais? Para Ana Paula, há benefícios para ambas as partes. “Os colaboradores ficam felizes, se sentem reconhecidos pelo papel que desempenham na vida. Essa troca pode levar também a uma integração com as outras pessoas, seus colegas de trabalho”.

Para a organização, a evidência de ganhos fica na experiência vivenciada. “Para a empresa, o benefício é ter o seu colaborador bem, feliz, renovando sua energia. O clima que ações como essas promovem faz parte da construção de uma marca empregadora forte no mercado. Eles sabem que aqui esses dias também são especiais”, aponta a analista.

Nessa linha, os resultados colhidos nas ações de endomarketing no Dia dos Pais são muitos. “União, interação, diversão, integração, contribuição para o bom clima organizacional, visão humana da empresa e do colega de trabalho são algumas vantagens dessas iniciativas”, enumera ela.

[optin-monster slug=”rbutszr1eny9cfukdhwm”]

Ações criativas

Ana Paula conta que, na LG, as principais datas sempre são muito comemoradas. “Temos Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Páscoa, Dia do Homem, a tão esperada festa junina, Dia dos Pais, Dia do Profissional de TI, Dia da Gentileza, Halloween e Natal”.

Nesse sentido, a melhor proposta seria entender o momento da sociedade e da própria empresa para aumentar o engajamento e interesse nos projetos. “A ideia é trazer a comemoração para dentro da organização, integrar com o trabalho e, nesse momento, passamos a nossa mensagem”, aconselha Ana Paula.

Humanizando o relacionamento com os colaboradores

Para os RHs que querem aproveitar o endomarketing para o Dia dos Pais com o objetivo de humanizar ainda mais o relacionamento com seus colaboradores, Ana Paula sugere que se parta da empatia e simplicidade. “O que vamos promover dentro da empresa não precisa ser diferente do que vivemos lá fora em uma data comemorativa”, completa.

No dia em que se comemora a paternidade não seria diferente. “O Dia dos Pais é uma data para celebrar e reconhecer o papel do pai. Então, como podemos valorizar os papais da nossa empresa dentro do nosso ambiente de trabalho? Isso é trazer a humanidade, ou seja, trazer diversão, emoção, sentimento para o espaço de trabalho e para as equipes”.

Nesse momento, a especialista defende que não se pode abrir mão de inspirar os sentimentos que tem tudo a ver com a comemoração. “Ser pai é um papel muito importante para ele e para os filhos. É muito legal, nessa data, trazer uma mensagem da família, uma foto. Com certeza garantimos um momento especial e emocionante”, afirma.

Respeito ao colaborador

Ana Paula lembra que pode haver pessoas que prefiram se abster das ações de endomarketing em datas comemorativas e isso não deve ser encarado como um problema. “Sempre respeitamos o desejo de nossos colaboradores de não participar das ações. Quando trazemos a mensagem da família, é uma surpresa, mas antes de fazermos isso pedimos autorização para eles. Antecipadamente, todos são consultados se têm vontade de participar, se sim, compartilham o contato dos seus familiares”.

A opção de não participar, inclusive, deve ser questionada de forma simples e sem constrangimento. “Quando solicitamos, deixamos o espaço para dizerem que não querem compartilhar ou participar da ação. Para estes pais, enviamos apenas a mensagem institucional e o brinde, quando oferecemos”, finaliza.

Quer ficar por dentro de outros temas importantes para a gestão de pessoas? Assine nossa newsletter e receba semanalmente as novidades da área em seu e-mail.

Gerciane de Almeida Borges Matos

Gerciane de Almeida Borges Matos

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.