Sua empresa celebra datas comemorativas com os colaboradores? Já parou para pensar sobre a importância de promover ações de endomarketing para o Dia dos Pais, por exemplo? Essa pode ser uma oportunidade de humanizar a relação com os funcionários e promover o sentimento de pertencimento e união na companhia.
Confira como as ações de endomarketing para o Dia dos Pais podem impactar a gestão de pessoas e saiba o que levar em consideração nesse momento de acordo com a realidade da sua empresa.
Conexão em datas comemorativas
Para Ana Paula Bernardo, Analista de Gente e Gestão na LG lugar de gente, esses são momentos para gerar interação, união entre as pessoas, diversão e compartilhamento de suas histórias e experiências pessoais.
“É mais uma oportunidade para humanizar o ambiente de trabalho. Todos nós vamos vivenciar o Dia dos Pais. Claro que cada um de acordo com a sua história, mas é uma data marcante que atravessa várias áreas da vida, como família, cultura, espiritualidade, o próprio mercado e trazer para o trabalho é reforçar que o espaço profissional não está à parte do que acontece lá fora”, destaca ela.
Ana Paula acredita que a ocasião se torna ainda mais importante durante o home office. “Os papais estão, mais do que nunca, tendo a chance de estar mais próximos de seus filhos, muitas vezes dividindo a rotina de trabalho com eles. Por isso, é uma grande oportunidade para reconhecermos esse papel que alguns de nossos colaboradores desempenham, para além do cargo que possuem na empresa”, diz.
Benefícios para empresa e colaborador
Por que as empresas devem se preocupar com ações de endomarketing para o Dia dos Pais? Para Ana Paula, há benefícios para ambas as partes. “Os colaboradores ficam felizes, se sentem reconhecidos pelo papel que desempenham na vida. Essa troca pode levar também a uma integração com as outras pessoas, seus colegas de trabalho”.
Para a organização, a evidência de ganhos fica na experiência vivenciada. “Para a empresa, o benefício é ter o seu colaborador bem, feliz, renovando sua energia. O clima que ações como essas promovem faz parte da construção de uma marca empregadora forte no mercado. Eles sabem que aqui esses dias também são especiais”, aponta a analista.
Nessa linha, os resultados colhidos nas ações de endomarketing no Dia dos Pais são muitos. “União, interação, diversão, integração, contribuição para o bom clima organizacional, visão humana da empresa e do colega de trabalho são algumas vantagens dessas iniciativas”, enumera ela.
Ações criativas
Ana Paula conta que, na LG, as principais datas sempre são muito comemoradas. “Temos Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Páscoa, Dia do Homem, a tão esperada festa junina, Dia dos Pais, Dia do Profissional de TI, Dia da Gentileza, Halloween e Natal”.
Nesse sentido, a melhor proposta seria entender o momento da sociedade e da própria empresa para aumentar o engajamento e interesse nos projetos. “A ideia é trazer a comemoração para dentro da organização, integrar com o trabalho e, nesse momento, passamos a nossa mensagem”, aconselha Ana Paula.
Humanizando o relacionamento com os colaboradores
Para os RHs que querem aproveitar o endomarketing para o Dia dos Pais com o objetivo de humanizar ainda mais o relacionamento com seus colaboradores, Ana Paula sugere que se parta da empatia e simplicidade. “O que vamos promover dentro da empresa não precisa ser diferente do que vivemos lá fora em uma data comemorativa”, completa.
No dia em que se comemora a paternidade não seria diferente. “O Dia dos Pais é uma data para celebrar e reconhecer o papel do pai. Então, como podemos valorizar os papais da nossa empresa dentro do nosso ambiente de trabalho? Isso é trazer a humanidade, ou seja, trazer diversão, emoção, sentimento para o espaço de trabalho e para as equipes”.
Nesse momento, a especialista defende que não se pode abrir mão de inspirar os sentimentos que tem tudo a ver com a comemoração. “Ser pai é um papel muito importante para ele e para os filhos. É muito legal, nessa data, trazer uma mensagem da família, uma foto. Com certeza garantimos um momento especial e emocionante”, afirma.
Respeito ao colaborador
Ana Paula lembra que pode haver pessoas que prefiram se abster das ações de endomarketing em datas comemorativas e isso não deve ser encarado como um problema. “Sempre respeitamos o desejo de nossos colaboradores de não participar das ações. Quando trazemos a mensagem da família, é uma surpresa, mas antes de fazermos isso pedimos autorização para eles. Antecipadamente, todos são consultados se têm vontade de participar, se sim, compartilham o contato dos seus familiares”.
A opção de não participar, inclusive, deve ser questionada de forma simples e sem constrangimento. “Quando solicitamos, deixamos o espaço para dizerem que não querem compartilhar ou participar da ação. Para estes pais, enviamos apenas a mensagem institucional e o brinde, quando oferecemos”, finaliza.
Quer ficar por dentro de outros temas importantes para a gestão de pessoas? Assine nossa newsletter e receba semanalmente as novidades da área em seu e-mail.